Terry Bozzio – Wikipédia, a enciclopédia livre

Terry Bozzio
Terry Bozzio
Terry com o Fantômas, em 2005
Informação geral
Nome completo Terry John Bozzio
Nascimento 27 de dezembro de 1950 (73 anos)
Local de nascimento San Francisco, Califórnia
Estados Unidos
Gênero(s) rock progressivo, jazz fusion, synthpop
Ocupação(ões) músico, compositor
Instrumento(s) Bateria, percussão
Período em atividade 1972 - hoje
Afiliação(ões) Frank Zappa
UK
Missing Persons
Fantômas
Página oficial www.terrybozzio.com

Terry John Bozzio (San Francisco, 27 de Dezembro de 1950) é um baterista americano mais conhecido por seu trabalho com Frank Zappa.

Em 2015, Terry apareceu na 38a posição da lista 60 Pesos Pesados da Bateria elaborada pela revista Roadie Crew.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Bozzio nasceu na California de pais italianos americanos. Estudou em Sir Francis Drake High School em San Anselmo, California, onde teve escolaridade musical em 1969. Fez sucesso gravando e fazendo shows com Frank Zappa (e aparecendo no musical Baby Snakes), e na banda UK. Após seu teste com Zappa, todos os bateristas ficaram atrás dele, e ele foi aceito. Ficou famoso por executar "The Black Page", uma composição feita para ser o "pesadelo do músico" cheia de notas tornando-se quase obscura. Atualmente mora em Austin, Texas com sua esposa Ev e seu filho Raanen Bozzio.

Bozzio formou o Missing Persons com sua então esposa e vocalista Dale Bozzio, o ex-guitarrista e ex-baixista de Zappa Warren Cuccurullo e Patrick O'Hearn e o tecladista Chuck Wild.

Após sair do Missing Persons em 1986 depois do lançamento do álbum Color In Your Life, Terry entrou na banda solo do ex-guitarrista do Duran Duran Andy Taylor. Pode ser visto em vários videos desse período. Participou na reuinião oficial "founding members" do Missing Persons em julho de 2000 e gravou um álbum com influencia de Zappa, porém ainda não lançado, Playing in Tongues, [carece de fontes?] com Warren Cuccurullo.

No verão de 2005, Bozzio substituiu Dave Lombardo na banda de Mike Patton: Fantômas na turnê européia e também na América do Sul (incluindo o Brasil).[carece de fontes?] Bozzio foi colocado em Guitar Center's RockWalk em Hollywood em 17 de janeiro de 2007 [carece de fontes?] junto com ícones do rock Ronnie James Dio e Slash.

Recentemente Bozzio trabalhou com a banda Korn no oitavo álbum de estúdio após a saída do baterista David Silveria. Foi contratado também para tocar com a banda na turnê Family Values Tour, mas deixou o grupo e foi substituído pelo baterista do Slipknot Joey Jordison e Ray Luzier.

Inovação musical[editar | editar código-fonte]

Assim como o baterista da Calçada da Fama Gary Chester, Bozzio é notado por criar o ostinato melódico para bateria.[carece de fontes?] Em grande parte dos seus trabalhos, o ostinato é tocado usando várias permutações de bumbo e chimbal enquanto sola contra essas bases usando as mãos. As vezes (quase sempre na mesma composição) o oposto acontece, onde ele segura um ostinato com as mãos e sola com os pés. Assim como Chester, Bozzio desenvolveu a aplicação para o ostinato melódico para bateria quando ele notou como um pianista faria um solo ou tocaria ritmos contra o ostinato ou o ponto pedal. Então ele aplicou esse conceito para bateria.[carece de fontes?]

Referências

  1. «roadiecrew.com/». Consultado em 22 de junho de 2017. Arquivado do original em 18 de março de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um baterista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.