Terra do Fogo – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Terra do Fogo (desambiguação).
A Terra do Fogo
Imagem tirada por um satélite da NASA em 28 de março de 2003
Ushuaia

A Terra do Fogo (em castelhano Tierra del Fuego) é um arquipélago situado na extremidade sul da América do Sul, formado por uma ilha principal (a Ilha Grande da Terra do Fogo, muitas vezes chamada igualmente Tierra del Fuego) e um grupo de ilhas menores. Sua superfície total é de 73 653 km² (semelhante ao território da Irlanda), sendo o arquipélago separado do continente sul-americano pelo estreito de Magalhães. A ponta mais a sul do arquipélago é o Cabo Horn.[1] Politicamente, o arquipélago está dividido entre o Chile a Argentina.

História[editar | editar código-fonte]

No século XVI, um grupo de exploradores da Espanha, aos comandos do navegador/explorador português Fernão de Magalhães à procura de uma nova rota ao oeste para as Índias, avistou as costas de uma terra desconhecida. Fogos dispersos e colunas de fumaça das fogueiras dos nativos pareciam boiar sobre as águas, no nevoeiro do amanhecer. Possivelmente foi esse entorno místico o que deu seu nome ao lugar: Terra do Fogo. Em 1881 o território foi dividido entre a Argentina (província da Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul) e o Chile (província da Terra do Fogo).

Geologia[editar | editar código-fonte]

As ilhas têm formação a partir do choque de placas tectônicas marinhas, formando um arco de ilhas, que no caso, são voltadas para sudeste. Essa formação indica a presença de rochas metamorfizadas, como por exemplo rochas magmáticas. Somando a isto, a região possui grande instabilidade tectônica, portanto há relatos e estudos sobre atividade de vulcanismo e terremotos.

Cidades importantes[editar | editar código-fonte]

Do lado argentino, na costa sul da ilha e banhada pelo Canal Beagle é Ushuaia, com 56 956 habitantes, na costa atlântica a cidade do Rio Grande com 67 038 habitantes e entre ambas cidades está Tolhuin, uma comuna de 3 004 habitantes.

Do lado chileno, a localidade mais populosa é Porvenir, em Isla Grande, banhada pelo estreito de Magalhães, habitada por 5 400 pessoas. Puerto Williams, na ilha Navarino, tem cerca de 1 600 habitantes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Instituto Hidrográfico, Armada de Chile (1958). Derrotero de la Costa de Chile Volumen V (4 edición). Instituto Hidrográfico de la Armada.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Bollen, Patrick. 2000. "Tierra del Fuego" B/W Photobook. Lannoo Publishers, Tielt, Bélgica. ISBN 90-209-4040-6

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Terra do Fogo
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.