Teresa Verzeri – Wikipédia, a enciclopédia livre

Filha primogênita de Antônio Verzeri e da condessa Helena Pedrocca Grumelli, duas famílias nobres do norte da Itália, irmã de Catarina, Jerônimo, Maria, Antônia e Judite.

Teresa Verzeri
Teresa Verzeri
Nascimento 31 de julho de 1801
Itália Bérgamo
Morte 3 de março de 1852 (50 anos)
Itália Brescia
Veneração por Igreja Católica
Beatificação 27 de outubro de 1946
Vaticano
por Papa Pio XII
Canonização 10 de junho de 2001
Vaticano
por Papa João Paulo II
Festa litúrgica 27 de outubro
Portal dos Santos

Teresa Eustochio Verzeri (Bérgamo, 31 de julho de 1801Brescia, 3 de março de 1852) foi uma religiosa italiana e fundadora de ordem religiosa católica. Era uma senhora de origem nobre de Bergamo que, em 1820, fundou a Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Foi canonizada pela Igreja Católica.

Foi uma das mais fervorosas defensoras da autonomia econômica e organizativa das congregações femininas de então, foi a primeira fundadora a pedir expressamente e a obter a administração direta dos bens da instituição que fundou e autorização para que a congregação tivesse uma superiora-geral de característica não monástica, ou seja, de vida ativa, o que no seu tempo era proibido pela Santa Sé. É considerada uma pioneira das religiosas de vida ativa.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • La bataglia per l'approvazione dell'Instituto Figlie del Sacro Cuore di Gesú, Bergamo, Velar, 2008.
  • Santa Teresa Verzeri, Vida e Obra, Brasil, Paulinas, 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) santo(a) ou um(a) beato(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.