Teoria da firma – Wikipédia, a enciclopédia livre

A teoria da firma consiste em várias teorias econômicas que explicam e predizem a natureza da firma, empresa ou corporação, incluindo sua existência, comportamento, estrutura e relacionamento com o mercado.[1] As empresas são os principais impulsionadores da economia, fornecendo bens e serviços em troca de pagamentos e recompensas monetárias. Estrutura organizacional, incentivos, produtividade dos funcionários e informações influenciam a operação bem-sucedida de uma empresa na economia e dentro dela mesma.[2] Assim como as principais teorias econômicas, como a teoria dos custos de transação, economia gerencial e a teoria comportamental da empresa permitirá uma análise aprofundada sobre vários tipos de empresa e gestão.

Teoria da Produção[editar | editar código-fonte]

A Teoria da Produção abrange os conceitos de produção e produtividade. Em conjunto com as teorias dos custos e dos rendimentos, ela permite a uma firma determinar qual a quantidade ideal a ser produzida.[3]

Na teoria da produção no Estagio I o produto total cresce a taxas crescentes e descrescentes até o ponto onde a produtividade marginal do fator variável iguala a produtividade média deste fator em seu máximo, no estágio II o produto total cresce a taxas decrescentes até o seu máximo, sendo a produtividade marginal do fator variável sempre decrescente até o ponto onde ela iguala-se a zero, no estágio III o produto total é decrescente sendo a produtividade marginal do fator variável decrescente e negativa.

Função de Produção[editar | editar código-fonte]

A função de produção representa as possibilidades técnicas de produção eficiente - ou seja, sem desperdício - de uma empresa. Essa função é dada por[4]

,

onde é a quantidade produzida e é a quantidade utilizada do fator de produção i.

Fatores fixos e variáveis[editar | editar código-fonte]

Os fatores podem ser classificados em fixos e variáveis:[5]

  • Fatores fixos: independem da quantidade produzida (ex.: aluguel do espaço utilizado)
  • Fatores variáveis: variam conforme o volume produzido (ex.: mão de obra utilizada, energia, matéria-prima etc.)

É fácil notar que qualquer fator fixo, no longo prazo, também varia. O aluguel do espaço utilizado pode ser constante por alguns meses, e sua variação anual pode até ser desconsiderada. Entretanto, não é correto considerar que esse fator seja fixo em um prazo de dez anos. Portanto, a definição de fatores fixos e variáveis está ligado ao conceito de curto e longo prazos.

Na Teoria da Firma, o curto prazo é definido como o espaço de tempo em que há pelo menos um fator fixo envolvido na produção de uma firma.

Produtividade média e marginal[editar | editar código-fonte]

A produtividade média de um fator (PMe) é calculada como o quociente entre a quantidade produzida (q) e a quantidade utilizada do fator em questão (x). Algebricamente:

A produtividade média de mede a quantidade de unidades produzidas que são devidas ao fator i.

A produtividade marginal de um fator (PMg) é calculada como o quociente entre a variação na quantidade produzida (q) e a variação na quantidade utilizada do fator em questão (x). Alternativamente, podemos pensar na produtividade marginal de um fator i como sendo a derivada da função em relação a , ou seja:

A produtividade marginal de mede a quantidade de unidades produzidas (q) que se aumenta com o acréscimo de uma unidade de .

Formato típico das curvas da função de produção, de produtividade média e de produtividade marginal

A imagem ao lado mostra o formato normalmente apresentado pelas funções de produção, de produtividade média e de produtividade marginal no curto prazo. A sua característica parabólica é resultado da aplicação da Lei dos rendimentos decrescentes. No longo prazo, o formato dessas curvas dependerá do tipo de economia de escala da firma, conforme veremos no item seguinte.

Rendimentos de Escala[editar | editar código-fonte]

Tipos de retornos de escala

O conceito de rendimentos de escala define a forma com que a quantidade produzida aumenta conforme vão se agregando mais fatores de produção. Os rendimentos (ou retornos) de escala podem assumir três formas diferentes:

  • Retornos constantes de escala: ao se aumentar vezes os fatores de produção, a quantidade produzida também aumenta vezes. Em outras palavras, se , então ;
  • Retornos crescentes de escala: quando multiplicamos os fatores de produção por , a quantidade produzida aumenta mais do que vezes, ou seja: se , então ;
  • Retornos decrescentes de escala: ao multiplicarmos os fatores de produção por , a quantidade produzida aumentará menos do que vezes. Em outras palavras: dado , então .

As três funções apresentadas acima também podem ser interpretadas como funções homogêneas de grau 1, maior do que 1 e menor do que 1, respectivamente.

Teoria dos Custos[editar | editar código-fonte]

A teoria dos custos aborda conceitos como Custo econômico, Custo total, Custo Marginal e Custo médio. Naturalmente, o objetivo de uma firma é produzir a quantidade desejada com o mínimo de custos.

Custo econômico[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Custo económico

Ao contrário do que se possa imaginar a princípio, o custo econômico não envolve apenas o valor despendido para a aquisição de um bem ou serviço. Esse custo denomina-se custo contábil. O custo econômico é um conceito mais abrangente, que pode ser definido da seguinte forma:

Ou seja, o custo econômico é igual à soma do custo contábil (também denominado explícito) e o custo de oportunidade (também denominado implícito).

Custo total[editar | editar código-fonte]

O custo total (CT) de uma produção é dado pela soma dos produtos entre os preços de cada um dos fatores de produção e a quantidade utilizada. Ele mede, naturalmente, o custo total em unidades monetárias para se produzir q. Algebricamente:

Podemos, ainda, observar o custo total como sendo uma soma dos custos fixos e variáveis, isto é: .

Custo médio[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Custo médio

O custo médio (CM) corresponde ao quociente entre o custo total e a quantidade produzida:

Custo marginal[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Custo marginal

De forma semelhante à explanação sobre produtividade média e marginal, dizemos que o custo marginal mostra o quanto se aumenta no custo total da produção ao se produzir mais uma unidade. Podemos, ainda, dizer que o custo marginal é igual à derivada parcial da função de custo total em relação à quantidade produzida.

Minimização dos custos[editar | editar código-fonte]

Como foi dito anteriormente, o objetivo de uma firma é, dado um nível de produção , minimizar os custos. Mais especificamente, o objetivo da empresa é minimizar o custo médio (CM) no longo prazo.

Seja um vetor de fatores de produção, ou seja: . Seja, ainda, um vetor de custos associados aos fatores de produção supramencionados, ou seja: . Uma empresa estará minimizando seus custos se

Uma firma minimiza seu custo total médio ao produzir uma quantidade de bens que iguala seu custo total médio e seu custo marginal.

Teoria dos Rendimentos[editar | editar código-fonte]

Em vez de focar uma minimização dos custos a um dado nível de produção, uma firma pode também procurar a maximização de seus lucros. A verdade é que, ao se minimizar os custos, automaticamente estar-se-á maximizando os lucros de uma empresa. A Teoria dos Rendimentos abrange conceitos como a Receita total, a Receita média e a Receita marginal.[6]

Receita total[editar | editar código-fonte]

A receita de uma empresa () é igual ao produto entre a quantidade produzida () e o seu preço de venda () ou igual ao produto entre a quantidade de produtos (um ou varios tipos de produtos, que uma empresa pode comercializar) vendida () e o seu preço de venda () - lembre-se de não confundir os conceitos de preço de venda () e custo (w).[7]

;
portanto, receita pode ser receita parcial quando soma-se um conjunto de produtos fabricado e vendido ou comprado e revendido, sendo esta empresa, tem um universo de produtos, que engloba o conjunto já mencionado e soma-se a esta, outros conjuntos de produtos fabricados e vendidos ou comprados e revendidos pela mesma empresa. Quando somamos as receitas do universo de produtos que uma empresa comercializa (produtos fabricados e vendidos ou comprados e revendidos), esta receita é chamada de Receita Total.[8]

Receita média[editar | editar código-fonte]

A receita média (RMe) é o quociente entre a receita total e a quantidade produzida.

Como era de se imaginar, a receita média é dada pelo preço unitário de venda do produto. Então RMe é igual ao preço

Receita marginal[editar | editar código-fonte]

A receita marginal (RMg) é um conceito tão importante quanto o do Custo Marginal. Ela mede o ganho na receita da empresa obtido pela produção de uma unidade a mais do bem/serviço a ser comercializado. Algebricamente:[9]

Lucro[editar | editar código-fonte]

O lucro de uma empresa é dado pela diferença entre receitas e despesas. Logo, o lucro total (LT ou ) de uma firma é dado por:

Essa função será máxima em um ponto de máximo na função , onde sua primeira derivada é nula. Isso corresponde a um ponto de inflexão em q na função lucro marginal, ou seja:



Isso mostra que, para maximizar os lucros, a empresa precisa encontrar o ponto de cruzamento das retas de custo e receita marginais. Em outras palavras, ela deve procurar o nível de produção tal que, ao se produzir ou unidades, o custo marginal será maior do que a receita marginal, de forma que produzir ou unidades se torna menos lucrativo do que produzir apenas .

Taxa Marginal de Substituição Técnica e Elasticidade da Substituição[editar | editar código-fonte]

A taxa marginal de substituição técnica (TMST) entre os fatores de produção i e j mede a quantidade de unidades de i que se teria de aumentar ao se diminuir em uma unidade a produção de j, tudo isso sem alterar a produção. Ela pode ser expressada, também, como sendo a reta tangente à isoquanta (ou seja, sua derivada). É uma função monotônica e convexa.Algebricamente:[10][11]

A elasticidade da substituição entre os mesmos fatores i e j mencionados anteriormente é dado por e mede a facilidade com que se pode substituir esses bens. Esse valor varia entre zero e o infinito, sendo que, quanto mais próximo de zero, mais difícil será a substituição entre os fatores.

Três formatos típicos da curva de elasticidade da substituição

Referências Bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • SOUZA, Nali de Jesus de. "Introdução à Economia", 2ª ed.. São Paulo: Atlas, 1997.
  • JEHLE, Geoffrey A. "Advanced Microeconomic Theory".
  • VARIAN, Hal R. "Microeconomic Analysis", 3ª ed.. Nova Iorque, EUA: Norton & Company, 1992.

Referências

  1. Kantarelis, Demetri (2007). Theories of the Firm. Geneve: Inderscience. ISBN 978-0-907776-34-5  Description & review.
      • Spulber, Daniel F. (2009). The Theory of the Firm, Cambridge. Description, front matter, and "Introduction" excerpt.
  2. Cohen, Lloyd R. (1979). «The Firm: A Revised Definition». Southern Economic Journal. 46 (2): 580–590. JSTOR 1057429. doi:10.2307/1057429 
  3. Conceito de producao
  4. Conceito de Função Produção
  5. Conceito de Factor de Produção
  6. Conceito de Rendimento
  7. RECEITA
  8. Economia e Mercados
  9. Conceito de Receita Marginal
  10. Conceito de Taxa Marginal de Substituição Técnica
  11. Conceito de Taxa Marginal de Substituição
Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.