Tentáculo – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para pelo personagem da Marvel Comics, veja Tentáculo (Marvel Comics). Para o filme com Famke Janssen, veja Deep Rising.
Tentáculo
Parte do corpo

Tentáculos de um polvo
Flexível Sim
Possui ossos Não
Prejudicial a saúde Em alguns casos, como da água-viva, o tentáculo é prejudicial à saúde humana, pela presença de cnidoblastos.
Comestível De alguns animais, como a lula e polvo, sim. De outros, como a anêmona e a água-viva, não.
Exemplos de animais que possuem tentáculos Água-viva, polvo, anêmona, lula.

Em biologia, chama-se tentáculo a um apêndice não segmentado, geralmente flexível, do corpo de um animal, usado como órgão tátil, para a locomoção, ou para a alimentação.

Função[editar | editar código-fonte]

Em animais como o polvo, os tentáculos servem para a locomoção, para defesa e para a captura de presas para a sua alimentação. Estudos em Israel indicam que o modo como o polvo usa o tentáculo para recolher o alimento segue uma estratégia semelhante à de uma pessoa usar o seu braço para movimentar o alimento.[1]

Nas águas-vivas, o tentáculo também serve como defesa, pois eles possuem cnidoblastos, células que injetam uma toxina que pode imobilizar outros seres vivos; e desse modo, podem também ser usados para a alimentação. O tentáculo também é composto por pequenas cavidades em toda sua extensão que seguram, através da pressão(como utilizamos no desentupidor de vaso), na captura da caça.

Moluscos[editar | editar código-fonte]

As lulas possuem um par de tentáculos com função reprodutiva, assim como as sépias ou chocos. Os outros quatro pares de tentáculos também podem ser chamados de braço.

Já os polvos têm quatro pares de tentáculos (também chamados braços).[2]

No caso dos moluscos acima, os tentáculos são providos de ventosas que se aderem ao corpo das presas por sucção.

Outros animais[editar | editar código-fonte]

As medusas possuem vários tentáculos

Nas medusas, os tentáculos são geralmente providos de cnidoblastos, células urticantes que são liberadas sobre o corpo das presas, paralisando-as. As anêmonas da classe Anthozoa possuem células semelhantes. Os Ctenophora (pentes-do-mar) possuem coloblastos, não urticantes, mas que mantêm as presas firmemente aderidas aos seus tentáculos, com os quais as conduzem à boca.

Animais marinhos e aquáticos de pequeno porte, como os Entoprocta, Ectoprocta e os Rotifera, também apresentam pequenos tentáculos que se agitam para criar uma corrente de água em direção à boca.

Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete tentáculo.
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Tentáculo

Costuma-se referir aos diminutos e ramificados braços das Holotúrias como tentáculos, porém são estruturas homólogas aos braços das estrelas-do-mar.

Referências

  1. «Apesar de flexível, tentáculo de polvo "funciona"» (notícia). Folha Online. 10 de Fevereiro de 2005 
  2. S.A, Priberam Informática. «polvo». Dicionário Priberam. Consultado em 1 de março de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.