Teatro do Campo Alegre – Wikipédia, a enciclopédia livre

Teatro do Campo Alegre

O Teatro Municipal do Campo Alegre, pertença da Câmara Municipal do Porto, é um dos dois polos do chamado Teatro Municipal do Porto, sendo o outro o também Municipal Teatro Rivoli. Após a sua construção, finalizada em 2000, foi gerido pela Fundação Ciência e Desenvolvimento. O projeto de arquitectura do edifício é da autoria do arquitecto Rogério Cavaca. No edifício do Teatro do Campo Alegre existem quatro salas: Auditório, Café-Teatro, Cine-Estúdio e Sala-Estúdio.

Em outubro de 2012, a Assembleia Municipal do Porto aprovou a extinção da Fundação Ciência e Desenvolvimento (FCD) e o Teatro do Campo Alegre foi integrado na Câmara Municipal do Porto - um dos elementos fundadores da extinta FCD (com a Universidade do Porto) financiador do equipamento ao longo dos anos.

A companhia residente do TCA foi, de 2000 a 2013, a Seiva Trupe - Teatro Vivo, CRL. A programação própria do TCA, que arrancou em 2001, ganhou visibilidade ao longo dos anos, nomeadamente o ciclo poético Quintas de Leitura e as iniciativas do Serviço Educativo. A sala de cinema (Cine-Estúdio) propõe uma programação alternativa ao circuíto comercial, única na cidade do Porto (Medeia Filmes). No primeiro andar do edifício desenvolvem-se diariamente atividades relacionadas com a Dança Contemporânea (Lugar Instável), cujas estreias acontecem nas salas do teatro.

Rua das Estrelas s/n - 4150-762 Porto - Portugal - Contatos: 226063000 (bilheira - a partir das 14h30 ) / 226063000 (geral)/ [email protected].