Tatiana Lysenko – Wikipédia, a enciclopédia livre

Tatiana Lisenko
Татьяна Лисенко
Informações pessoais
Nome completo Tatiana Feliksovna Lisenko
Modalidade Ginástica artística feminina
Representante União Soviética (1989 - 1990)
CEI (1991 - 1992)
Equipe Unificada (1992)
Nascimento 23 de junho de 1975 (48 anos)
Kherson, Kherson Oblast - União Soviética
Nacionalidade Ucrânia ucraniana
Nível sênior
Período em atividade 19891994

Tatiana Feliksovna Lisenko, em russo: Татьяна Феликсовна Лисенко, (Kherson, 23 de junho de 1975) é uma ex-ginasta ucraniana, que defendeu a União Soviética e a Equipe Unificada.

Entre seus maiores êxitos na carreira estão duas medalhas olímpicas, conquistadas nos Jogos de Barcelona, em 1992, entre elas uma vitória: trave de equilíbrio, e três medalhas em três edições do Campeonato Mundial: bronze no individual geral e no solo, e outro por equipes, este conquistado na primeira edição que participou, o Campeonato de Indianápolis, em 1991, nos Estados Unidos.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Sua carreira profissional iniciou-se em 1989, ao quatorze anos de idade, disputando o Campeonato Internacional Júnior. Na ocasião, conquistou quatro medalhas em cinco disputadas: venceu as provas da trave de equilíbrio e do salto sobre a mesa, foi segunda colocada no concurso geral e no solo, e quarta ranqueada nas barras assimétricas. No ano seguinte, entre as competições de que participou, algumas destacaram-se em particular. Na Copa Chunichi, uma disputa internacional, conquistou cinco medalhas em cinco eventos individuais. Na primeira, o individual geral, subiu ao pódio na segunda colocação; nos aparelhos, venceu a prova das barras assimétricas, conquistou a medalha de prata nos exercícios de solo e as de bronze na trave e no salto.[1] Na Copa do Mundo de Bruxelas, saiu-se vitoriosa do geral individual, ao superar Svetlana Boginskaya e Henrietta Onodi, na última edição em que este evento apareceria.[2] Nacionalmente, conquistou uma medalha de bronze no salto, na Copa Soviética, e um quarto lugar no Campeonato Soviético.

Em 1991, disputou seu primeiro mundial, o Campeonato de Indianápolis, no qual conquistou o ouro por equipes e esteve presente nas finais do concurso geral (13ª) e das paralelas assimétricas (8ª). No ano posterior, no Campeonato CEI, conquistou o ouro. Já na Copa CEI, foi medalhista de prata na trave. No campeonato continental, o Europeu de Budapeste, classificou-se para quatro finais individuais, das cinco provas disputadas na ocasião, conquistando a prata das paralelas assimétricas. No Campeonato Mundial de Paris, disputou três finais e saiu medalhista de bronze no solo, ao ser superada pela estadunidense Kim Zmeskal e pela húngara Henrietta Onodi.[1] Adiante, na estreia em Jogos Olímpicos, na edição espanhola de Barcelona, conquistou três medalhas: o ouro por equipes e na trave, ao superar a chinesa Lu Li e a estadunidense Shannon Miller, e o bronze do salto, após não ultrapassar as notas de Lavinia Miloşovici e Onodi.[3] Em 1993, na Universíada de Buffalo, a primeira edição deste evento de que participou, saiu-se vitoriosa nas três provas das quais atingiu o pódio - equipe, individual geral e trave. Na terceira edição mundial, o Campeonato de Birminghan, foi a terceira colocaca no concurso geral, em prova vencida por Miller. No ano seguinte, o último como profissional, não subiu ao pódio do Mundial de Brisbane.[1]

Aposentada das competições, graduou-se em 1996, em Educação Física e migrou para os Estados Unidos, onde passou a trabalhar como treinadora na Pensilvânia. Também contribuiu com o Woodward Gymnastics Camp and Berks Gymnastics in Reading e produziu a quarta edição de um vídeo revista de ginástica, chamado Flip Gymnastics Vídeo Magazine. Em 2002, fora introduzida no International Jewish Sports Hall of Fame.[4]

Principais resultados[editar | editar código-fonte]

Ano Evento AA Equipe Salto sobre o cavalo Trave Barras assimétricas Solo
1989 Campeonato Internacional Júnior Medalha de prata Medalha de ouro Medalha de ouro Medalha de prata
1990 Copa do Mundo Medalha de ouro Medalha de ouro Medalha de bronze
1991 Campeonato Mundial de Ginástica Artística Medalha de bronze Medalha de ouro
1992 Campeonato Europeu Medalha de prata
Campeonato Mundial de Ginástica Artística Medalha de bronze
Jogos Olímpicos Medalha de ouro Medalha de bronze Medalha de ouro
1993 Universíada Medalha de ouro Medalha de ouro Medalha de ouro
Campeonato Mundial de Ginástica Artística Medalha de bronze
1994 Campeonato Mundial de Ginástica Artística

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «Tatiana Lysenko» (em inglês). Gymn-forum. Consultado em 16 de janeiro de 2010 
  2. «World Cup > Women: All-Around» (em inglês). Sports 123. Consultado em 16 de janeiro de 2010 
  3. «Tatyana Lysenko» (em inglês). Sports Reference. Consultado em 16 de janeiro de 2010 
  4. «Tatiana Lysenko» (em inglês). International Jewish Sports Hall of Fame. Consultado em 16 de janeiro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) ginasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.