Tatame – Wikipédia, a enciclopédia livre

Sala de seis tatames.

Tatame ou Tatami[1] (em japonês: 畳; transl. tatami), é um tipo de tecido retangular feita de palha entrelaçada, usado como tapete ou revestimento no piso tradicional japonês. O tatame tradicional é feito de palha de arroz prensada revestida com esteira de junco e faixa lateral, geralmente na cor preta. O seu formato e tamanho são padronizados. É o piso das áreas secas de uma residência e serve de medida para os cômodos. Os tatames eram utilizados desde o Período Muromachi, na época o piso era considerado até mesmo um artigo de luxo. Esse piso pode ser encontrado em diversos quartos tradicionais chamados de washitsu (和室).

Tatames eram originalmente um item de luxo quando a maioria das pessoas viviam em locais de chão batido. Inicialmente utilizado como alternativa de assento para alta nobreza, o uso do tatame foi ganhando cada vez mais popularidade até ser adotado como piso para cobrir inteiramente o chão.

Padrão e tamanho[editar | editar código-fonte]

No Japão, o tamanho de um quarto é geralmente medido pelo número de tatames. O tamanho tradicional de um tatame é 90 cm por 180 cm (1,62 metros quadrados) por 5 centímetros.[carece de fontes?]

Uso[editar | editar código-fonte]

O tatame está associado a rituais religiosos japoneses e com a cerimônia do chá. As casas tradicionais utilizam tatames em vários ambientes. Muitas das casas modernas japonesas têm pelo menos um quarto de tatame.

Atualmente é utilizado como piso destinado à prática de algumas artes marciais, sendo em alguns casos um tatame sintético com propriedades de amortecimento.

Tatame em artes marciais[editar | editar código-fonte]

Tatami (ou shiai-jô) é usado como designação para o local revestido com o piso homônimo, onde se praticam artes marciais como o judô, o karatê, o jiu-jitsu, o aikido, o hapkido, o taekwondo e outras.

Ele possui dimensões e rigidez específicas para cada arte marcial e limites que não devem ser ultrapassados no decorrer da luta, sob ameaça de punição.

O tatame é capaz de absorver impactos "ukemi" protegendo os praticantes durante as quedas, sendo firme à pisada de modo a não prejudicar a movimentação.

Também é indicado para a correção da coluna, por massagistas e médicos em geral; na decoração em estilo oriental; na prática de ioga, meditação, relaxamento e tratamentos anti-stress.

Para maior praticidade, nas academias são usados tatame sintéticos de E.V.A. (etil vinil acetato).[carece de fontes?]

Os praticantes de combates marciais deste género combatem descalços e os moradores da residência e os seus visitantes devem-se descalçar, por questões de respeito e higiene.

Ícone de esboço Este artigo sobre desporto/esporte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. tatâmi in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-27 19:59:01]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/tatâmi