Talarurus – Wikipédia, a enciclopédia livre

Talarurus
Intervalo temporal: Cretáceo Superior
~96–89 Ma
Classificação científica e
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Clado: Ornithischia
Clado: Thyreophora
Subordem: Ankylosauria
Família: Ankylosauridae
Subfamília: Ankylosaurinae
Tribo: Ankylosaurini
Gênero: Talarurus
Maleev, 1952
Espécie-tipo
Talarurus plicatospineus
Maleev, 1952

Talarurus (pronunciado: / tæləruərəs / tal-uh-roor-us) é um género extinto pertencente à família dos Ankylosauridae de porte igual a um hipopótamo moderno, e que possuía uma armadura e uma grande cauda. Foi nomeado por Evgeny Maleev em 1952.

Idade e localização[editar | editar código-fonte]

O gênero foi descoberto em 1950 por uma expedição soviética e atualmente são conhecidas pelo menos cinco amostras individuais. Os restos foram descobertos na parte sudeste do Deserto de Gobi, na Mongólia. De acordo com os cientistas, os Talarurus viviam em planícies aluviais de várzeas há 70 milhões de anos, no Cretáceo Superior da era Mesozoica do éon Fanerozoico.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Pesava cerca de 3,6 toneladas e teria 6 metros de comprimento. Eram herbívoros.[1] O seu corpo era formado por uma blindagem de placas rugosas e unidas para sua proteção. A cauda era a sua grande arma, sendo longa e baixa, e poderia ser capaz de atacar um poderoso tarbossauro numa batalha. A força e a potência de sua cauda era devido aos tendões entrelaçados e fixados na parte final da cauda. Seu próprio nome era uma referência à sua própria cauda.[2] O crânio do Talarurus media aproximadamente 24 cm de comprimento por 22 cm de largura. Este anquilossaurídeo possuía cinco dedos na parte dianteira do pé e quatro dedos no pé traseiro. Características complementares do diagnóstico incluem vértebras dorsais transversalmente com ampla osteoderms com ornamentação franzida.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Enciclopédia AVPH
  2. Arqueologia e Paleontologia UOL
  3. DinoData

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.