Suwon – Wikipédia, a enciclopédia livre

Suwon
Nome oficiais
(ko) 수원특례시
(ko) 水原特例市
Nomes locais
(ko) 수원
(ko) 水原
Geografia
País
Província
Capital de
Área
121,1 km2
Departamentos
Gwonseon-gu (en)
Yeongtong-gu (en)
Jangan-gu (en)
Paldal-gu (en)
Altitude
66 m
Coordenadas
Demografia
População
1 234 300 hab. ()
Densidade
10 192,4 hab./km2 ()
Funcionamento
Estatuto
city of South Korea (d)
special-status city (d)
Geminações
Identificadores
Website
Mapa

Suwon (em coreano: 수원시; 水原市; (Suwon-si) é uma cidade da Coreia do Sul, capital da província de Gyeonggi (경기도; 京畿道; Gyeonggi-do). Na anterior forma de transliteração (sistema de McCune-Reischauer): Suwŏn-shi.

A cidade tem uma área de 121,1 km² e uma população de 1 105 953 habitantes (2005). Fica 30 km a sul da capital Seul (서울특별시; Seoul Teukbyeolsi), à qual se encontra ligada por caminho-de-ferro e pelo Metro de Seul.

É conhecida tradicionalmente como "Cidade da piedade filial".

História[editar | editar código-fonte]

Em tempos antigos, Suwon era conhecida como Mosu-guk (모수국), mas durante a época dos Três Reinos da Coreia, a área que compreende as cidades modernas de Suwon e Hwaseong era conhecida como Maehol-gun (매홀군).

Em 757, sob o reino de Gyeongdeok da Cadeira Unificada o nome foi alterado para Suseong-gun (수성군). Em 940, durante a Dinastia Goryeo, o nome foi mudado para Suju (수주). Em 1413, o terceiro rei da Dinastia Joseon, Taejong, alterou o nome da localidade para Suwon.

Em 1592, durante a invasão japonesa da Coreia, o Comandante Yi Gwang (이광) tentou provar o progresso do Japão com o lançamento do seu exército para a capital, Seul (nesse momento chamada Hanseong). Porém, após a noticia de que a cidade já tinha sido saqueada, o ataque foi suspenso. À medida que o exército crescia até 50000 homens com a acumulação de várias forças voluntárias, Yi Gwang e os comandantes irregulares reconsideraram o seu objetivo de recuperar a capital, e levaram as forças para norte de Suwon.[1]

Economia[editar | editar código-fonte]

A principal fonte de emprego industrial em Suwon é a Samsung. De facto, a Samsung começou em Seul em 1938, mas no início da Guerra da Coreia os inventários foram danificados, pelo que o fundador, Lee Byeongcheol (이병철) se viu obrigado a reiniciar atividade em 1951. A "Samsung Electronics" foi fundada em Suwon em 1969, e hoje tem sede aí, num grande complexo industrial no centro de Suwon.


Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Coreia do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.