Supergirl (5.ª temporada) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Supergirl
5.ª temporada
Supergirl (5.ª temporada)
Pôster promocional
Informações
Elenco
País de origem Estados Unidos
N.º de episódios 19
Transmissão
Emissora
original
The CW
Exibição
original
6 de outubro de 2019 (2019-10-06) – 17 de maio de 2020 (2020-05-17)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
4ª temporada 6ª temporada
Lista de episódios de Supergirl

A quinta temporada da série de televisão estadunidense Supergirl, que é baseada na personagem da DC Comics Supergirl / Kara Zor-El, estreou na The CW em 6 de outubro de 2019 e consistiu em 19 episódios. É ambientado no Universo Arrow, compartilhando continuidade com as outras séries de televisão do Universo Arrow. A temporada é produzida pela Berlanti Productions, Warner Bros. Television e DC Entertainment.

A temporada foi encomendada em janeiro de 2019 e estava originalmente planejada para ter 22 episódios, posteriormente reduzidos para 20. As filmagens começaram naquele junho e a produção foi encerrada em março de 2020 devido à pandemia de COVID-19, deixando a temporada com apenas 19 episódios.

Melissa Benoist estrela como Kara, com os principais membros do elenco Mehcad Brooks, Chyler Leigh, Katie McGrath, Jesse Rath, Nicole Maines e David Harewood também retornando de temporadas anteriores. Eles se juntam a Azie Tesfai e Andrea Brooks, que foram promovidos ao elenco principal do status recorrente na quarta temporada, LaMonica Garrett, que anteriormente apareceu como ator convidado no quinto crossover anual do Universo Arrow e na quinta temporada, e novos membros do elenco Julie Gonzalo e Staz Nair.

Episódios[editar | editar código-fonte]

N.º na
série
N.º na
temp.
TítuloDirigido porEscrito porExibição originalAudiência
(milhões)
881 "Event Horizon"
"(Horizonte de Eventos)" (BR)
Jesse WarnDerek Simon & Nicki Holcomb6 de outubro de 2019 (2019-10-06)1.26[1]
Depois de descobrir a identidade secreta de Kara Danvers de seu irmão Lex Luthor antes de matá-lo, Lena luta com Kara em uma simulação virtual e constrói um A.I. chamada Hope para conversar, já que ela não confia mais em ninguém. Enquanto isso, Andrea Rojas adquire a CatCo, substituindo James Olson como editor-chefe, e emprega o jornalismo tablóide para aumentar o número de assinaturas. Alex Danvers convence Kara a contar a Lena que ela é a Supergirl, então ela diz a ela em uma festa para comemorar seu Prêmio Pulitzer. De repente, o grupo é atacado por Midnight, um prisioneiro da Zona Fantasma que J'onn J'onzz derrotou anos antes. Kara se reconcilia com Lena e revela sua identidade antes de usar um novo traje que Brainy criou para ela para impedir um buraco negro aberto pela meia-noite e enviá-la de volta para a Zona Fantasma. Enquanto Kara mostra mais abertura para Lena sobre seu segredo, Lena entra novamente na simulação para desabafar; prometendo usar a confiança de Kara para "consertar a humanidade". James sai da CatCo, recusando-se a apoiar os planos sensacionalistas de Andrea. Em outro lugar, o irmão de J'onn, Malefic, jura se vingar após o fracasso de Midnight, apesar de J'onn não se lembrar de ter um irmão enquanto Eve Teschmacher retorna para National City sob as ordens de Leviatã, mas é atacado. 
892 "Stranger Beside Me"
"(Estranho ao Meu Lado)" (BR)
David McWhirterDana Horgan & Katie Rose Rogers13 de outubro de 2019 (2019-10-13)0.97[2]
Com a ajuda de Kelly Olsen, J'onn descobre que suas memórias da Guerra Civil Marciana foram alteradas, mas que Maléfic foi seu irmão que traiu os Marcianos Verdes para ajudar os Marcianos Brancos. J'onn e Malefic recebem uma dor imensa sempre que se atacam devido a uma maldição, da qual J'onn ainda sofre, então ele pede a Kelly para aliviar sua dor usando ondas Q, mas Malefic secretamente vê isso e percebe que as ondas Q podem ajude ainda mais sua vingança contra seu irmão. Enquanto isso, Lena revela a Eve seu plano de usar a tecnologia de Andrea para melhorar a humanidade, dando a eles o altruísmo e a lealdade de Hope antes de Hope assumir o controle do corpo de Eve. Em outro lugar, Kara se irrita com suas novas atribuições de trabalho, e o repórter rival William Dey parece estar no rastro de sua identidade secreta. 
903 "Blurred Lines"
"(Linhas Borradas)" (BR)
Eric Dean SeatonLindsay Struman & J. Holtham20 de outubro de 2019 (2019-10-20)0.92[3]
J'onn pede a ajuda de Nia Nal para mergulhar mais fundo em seu passado, descobrindo que ele usou sua telepatia para apagar Malefic da memória de seu pai, já que este se culpou pelo isolamento de Malefic devido ao seu poder instável. Malefic ataca Kelly, que ele enganou para revitalizar seus poderes de controle mental suprimidos, mas escapa após um confronto com J'onn. Kelly é revelada por ter desenvolvido uma ligação psíquica com Malefic quando ela devolveu seus poderes e o identificou em uma forma transformada. Enquanto isso, Kara, Alex e James rastreiam um alienígena com a habilidade de atirar em teias de aranha. Eles encontram o culpado na ex-comandante de operações especiais Caroline O'Connor, que está possuída pelos simbiontes Aurafacianos semelhantes a aranhas. Alex usa um dispositivo para remover os Aurafacians do corpo de Caroline. No entanto, ela é mais tarde misteriosamente morta por uma pessoa desconhecida antes de ser levada para o D.E.O. custódia. Lena pede a Kara para roubar o diário da infância de Lex e descobre sua pesquisa sobre controle da mente. Nia confronta Brainy sobre seu relacionamento. 
914 "In Plain Sight"
"(À Vista de Todos)" (BR)
David McWhirterJay Faerber & Jess Kardo27 de outubro de 2019 (2019-10-27)0.95[4]
Com a ajuda de Nia, Kara descobre que William é um repórter disfarçado que suspeita que Andrea seja uma criminosa. Ela evita que um novo supervilão chamado Breathtaker assassine Elena Torres e a manda para o DEO. Enquanto isso, James e Kelly voltam para sua cidade natal, que eles encontram corrompida pela presença de uma nova prisão, onde as pessoas recebem sentenças de prisão injustamente longas por crimes menores. Eles conhecem um adolescente chamado Simon, que James ajuda no caso de sua mãe. Em outro lugar, Malefic assume o controle de Alex, mas ela é salva por Kara e J'onn e aparentemente o envia para a Zona Fantasma. Brainy e Nia reconciliam seu relacionamento e James deixa National City para assumir o jornal de sua cidade natal. Sem o conhecimento de Kara e seus aliados, Malefic foi teletransportado para o escritório de Lena, onde Lena forjou uma aliança com ele. 
925 "Dangerous Liaisons"
"(Ligações Perigosas)" (BR)
Alysse Leite-RogersRob Wright & Daniel Beaty3 de novembro de 2019 (2019-11-03)0.78[5]
Lena promete ajudar Malefic a superar sua inibição de matar J'onn em troca de fazer experiências com ele para duplicar seu poder de iniciação mental. No entanto, ela renega e usa o poder para mantê-lo em cativeiro. Kara e William buscam pistas envolvendo um assassino chamado Rip Roar, que William acredita ter matado seu amigo, Russel Rogers, e está trabalhando para a família Rojas. Rip Roar rouba uma arma laser de uma base do Exército e a usa para causar uma inundação devastadora, embora Supergirl, J'onn e Dreamer sejam capazes de prevenir baixas em massa e capturar o assassino. Mais tarde é revelado que Rip Roar é Rogers, conhece Andrea e está sob o controle de Leviatã. Enquanto isso, Andrea lança com sucesso seu novo produto de RV, onde Dey enfrenta uma simulação de Andrea que ele fez. Andrea é visitada por uma idosa representante do Leviatã, Margot, que a informa sobre o que aconteceu com Rip Roar. 
936 "Confidence Woman"
"(Mulher de Confiança)" (BR)
Shannon KohliDana Horgan & Nicki Holcomb10 de novembro de 2019 (2019-11-10)0.84[6]
Flashbacks mostram como Andrea e Lena se conheceram e como sua amizade se tornou tensa. Enquanto procurava pelo medalhão acrata, Andrea teve seu primeiro encontro com Leviatã, que a colocou para matar o governador Harper e Caroline O'Connor, dizendo a ela como o medalhão funciona. Para promover seus objetivos, Leviatã faz lavagem cerebral em Rogers para se tornar Rip Roar para agir em seu nome. No presente, Andrea é designada para eliminar Rogers capturado, mas sua primeira tentativa de invadir o D.E.O. falha. Depois de pedir ajuda a Lena, Andrea configura uma invasão falsa para que Supergirl investigue enquanto ela invade o D.E.O. sede mais uma vez com tecnologia psíquica como a mascarada Acrata; fugindo com Rip Roar, mesmo apesar da intervenção de Supergirl. Durante a invasão, Supergirl descobre a conexão do assassino com Leviatã. Andrea dá o medalhão a Lena e tenta fugir com Rogers, mas um agente Leviatã o mata antes que outro de seus representantes se encontre com ela. Embora ela diga que não tem mais o medalhão, ela é informada que ele apenas ativou seus poderes, que na verdade vieram da escuridão dentro dela. Em outro lugar, Alex e Lena continuam a aprender mais sobre o Leviatã de forma independente. 
947 "Tremors"
"(Tremores)" (BR)
Andi ArmaganianJ. Holtham & Katie Rose Rogers17 de novembro de 2019 (2019-11-17)0.79[7]
Margot não consegue recuperar o medalhão de Lena, forçando Leviatã a agir. Enquanto isso, J'onn começa a ter visões de Malefic. Quando ele pede ajuda ao espírito de seu pai, ele sugere que J'onn deve tentar se relacionar com seu irmão, não importa o resultado. O vínculo é bem-sucedido e Malefic perdoa J'onn. De volta ao D.E.O., Brainy descobre a localização de Leviatã e viaja para lá com Alex enquanto Lena e Kara procuram por uma arma na Fortaleza da Solidão para derrotar a organização. De repente, eles são atacados por Rama Khan, um alienígena com séculos de idade e agente do Leviatã que pode manipular a Terra. Enquanto luta contra ele, Kara consegue suprimir os poderes de Khan, forçando-o a recuar. Depois, Lena admite para Kara que ela matou Lex, sabia seu segredo antes que ela contasse a ela, e discursa sobre como ela quebrou sua confiança e merece sentir sua dor. Lena ignora as tentativas de Kara de raciocinar com ela e a deixa presa no gás criptonita. 
958 "The Wrath of Rama Khan"
"(A Ira de Rama Khan)" (BR)
Marcus StokesLindsay Struman & Jessica Kardos1 de dezembro de 2019 (2019-12-01)0.87[8]
Alex e Brainy salvam Kara da armadilha da Fortaleza. Alex diz a Kara que Lena está além da redenção, mas Kara discorda. Enquanto isso, Andrea se junta a Kara e J'onn na luta contra Khan enquanto Lena se prepara para controlar a mente de toda a Terra com ondas Q. Em resposta, o D.E.O. faz Malefic usar suas próprias ondas Q para repeli-los. Kara subjuga Khan antes que Andrea o sele em um poço de piche antes que eles ataquem o esconderijo de Leviatã. Depois de interromper a luta, Andrea foge no momento em que o operativo de Leviatã Gamemnae alivia Khan de suas funções. Quando Lena e Hope são descobertas, esta última assume o papel de Eva e é presa. Mais tarde, Malefic decide retornar a Marte, e o Monitor revela a J'onn que ele trouxe Malefic para a Terra para testá-lo para a crise iminente, que ele passou ao se reconciliar com seu irmão. Sem o conhecimento de ninguém, o Monitor ressuscitou Lex e também o está preparando para a crise; cumprindo o desejo do último de se tornar um herói em troca de ajudá-lo com um favor envolvendo Lena. 
969 "Crisis on Infinite Earths, Part 1"
"(Crise nas Infinitas Terras, Parte 1)" (BR)
Jesse WarnHistória por : Robert Rovner e Marc Guggenheim
Roteiro por : Derek Simon e Jay Faerber
8 de dezembro de 2019 (2019-12-08)1.67[9]

Quando a crise começa, Brainy detecta uma onda de anti-matéria se aproximando de Argo City, então Kara avisa sua mãe Alura Zor-El, seu primo Clark Kent e sua esposa Lois Lane. Os Kents por pouco enviam seu filho Jonathan para fora do mundo assim que a onda atinge Argo. Enquanto isso, na Terra-1, Harbinger traz Barry Allen, Kate Kane, Oliver Queen, Mia Smoak, Sara Lance e Ray Palmer para a Terra-38 e resgata os Kents. Enquanto Harbinger informa os heróis no Anti-Monitor, o Monitor levanta uma torre quântica para impedir a onda de anti-matéria enquanto o DEO e Lena trabalham para evacuar a Terra-38. Depois de saber que Jonathan acabou na Terra-16, Lois, Sara e Brainy saem para buscá-lo. Em preparação, Oliver passa o manto de Arqueiro Verde para Mia, mas quando descobre que Barry está fadado a morrer, ele discute com o Monitor sobre o acordo que eles fizeram no ano passado.[a]Os heróis afastam um exército de demônios das sombras até o Monitore violações fora do mundo. No entanto, Oliver fica para trás; sacrificando-se para garantir o sucesso do êxodo. Na Terra-1, a equipe de Lois retorna com Jonathan antes que o Monitor traga Oliver moribundo para compartilhar suas despedidas. Nash Wells, agora um "pária" por lançar o Anti-Monitor, aparece, anunciando que tudo está condenado.


Este episódio começa o evento crossover que continua no episódio 9 da 1ª temporada de Batwoman, no episódio 9 da 6ª temporada de The Flash, no episódio 8 da 8ª temporada de Arrow e termina no episódio especial de Legends of Tomorrow
9710 "The Bottle Episode"
"(O Episódio da Garrafa)" (BR)
Tawnia McKiernanHistória por : Derek Simon
Roteiro por : Nicki Holcomb & Jen Troy
19 de janeiro de 2020 (2020-01-19)0.84[10]
Após a crise e sua Terra sendo fundida com a Terra-1,[b] Kara se ajusta à sua nova vida na Terra-Prime quando ela descobre que está trabalhando para Lex, que agora é o fundador do D.E.O. e Leviatã não é mais uma ameaça pública enquanto J'onn restaura as memórias pré-crise de seus aliados. Quatro Brainiac-5 alternativos, que sobreviveram à crise, aparecem de repente no Earth-Prime. Eles não têm certeza de como isso aconteceu, embora saibam que estão sendo visados ​​pela Equação Anti-Vida. Nia descobre que um deles planeja trazer de volta sua Terra, que ele prendeu dentro de uma garrafa. No entanto, ela, Kara e Brainy derrotam o mal Brainiac-5, que faz as pazes com a equipe e decide viver na Terra engarrafada até que Kara e sua equipe possam encontrar uma maneira de trazê-lo de volta. Antes que os outros Brainiacs se fundam com Brainy para formar o "Big Brain", a fêmea Brainiac-5 o informa que, para derrotar Leviatã, ele deve se aliar secretamente com Lex e sacrificar seus amigos e relacionamento com Nia para isso. Em outro lugar, William expressa suas suspeitas sobre Lex para Kara enquanto Gamemnae visita Andrea sob o pseudônimo de membro do conselho Gemma Cooper. 
9811 "Back From the Future – Part 1"
"(De Volta do Futuro – Parte 1)" (BR)
David HarewoodDana Horgan & Katie Rose Rogers26 de janeiro de 2020 (2020-01-26)0.81[11]
Com a ajuda de Brainy, Lex inventa um doppelganger de Winn Schott para atacar uma convenção de brinquedos sob o pseudônimo de Toyman. Só então, Winn retorna do futuro para impedir que seu doppelgänger mude seu futuro. Kara, Alex, Winn, Nia e Brainy procuram J'onn, que construiu uma nova base de operações chamada "a Torre" em vez de ir para o D.E.O. para que ele possa informar Winn sobre o que aconteceu antes da crise. Na Torre, Nia tenta usar seus poderes para encontrar o doppelgänger de Winn, mas em vez disso vê Brainy se transformar em um tigre branco. A equipe descobre em uma transmissão ao vivo que o doppelganger de Winn planeja atacar Andrea por arruinar a reputação de seu pai usando tigres brancos robóticos. Armado com esta informação, Kara, Winn, Nia e Brainy conseguem detê-lo, mas ele é pego em uma explosão e aparentemente morto. Depois de salvar o futuro de Winn, Brainy conta a ele sobre sua aliança com Lex. Sem o conhecimento de todos, a consciência do Winn alternativo aparece de repente nos computadores do D.E.O. 
9912 "Back From the Future – Part 2"
"(De Volta do Futuro – Parte 2)" (BR)
Alexis OstranderRob Wright & J. Holtham16 de fevereiro de 2020 (2020-02-16)0.65[12]
O D.E.O. descobrir que o Homem-Brinquedo alternativo usou as lentes de obsidiana para carregar sua consciência em seus computadores momentos antes de sua morte, para que ele pudesse usar a Internet como uma arma. Alex coloca o D.E.O. no bloqueio enquanto Winn e Supergirl vão para a sala do servidor. Quando eles chegam lá, eles descobrem que a consciência do pai de Winn, o Homem-Brinquedo original, também foi ativada, pois ele quer ajudar a derrotar a contraparte do mal de seu filho. Quando Winn confronta seu doppelgänger I.A., ele relutantemente permite que seu pai ganhe tempo para ele. Ele insere os códigos e frustra os planos de sua contraparte enquanto as consciências dos dois Toymen são excluídas. Winn retorna ao futuro para se tornar um heróico Homem de Brinquedo na memória de seu pai. Devido ao que ela aprendeu com Brainy, Alex renuncia como diretor do D.E.O., então Lex jura em Brainy enquanto obtém uma cópia dos dados que ele queria para aproximá-los de Leviatã. Enquanto isso, Lex rastreia Gemma para discutir uma colaboração com Obsidian Tech para melhorar a plataforma Obsidian. Vencida, Gemma aconselha Andrea a aceitar a oferta. Mais tarde, ela faz com que Margot informe ao Ungido que a LuthorCorp está em suas garras, conforme planejado. Enquanto em seu loft, Kara e Alex são visitados por Mxyzptlk. 
10013 "It's a Super Life"
"(É uma Super Vida)" (BR)
Jesse WarnHistória por : Robert Rovner & Jessica Queler
Roteiro por : Derek Simon & Nicki Holcomb
23 de fevereiro de 2020 (2020-02-23)0.66[13]
Mxyzptlk se oferece para ajudar Kara viajando no tempo, para que ela possa contar a Lena sua identidade antes que Lex possa e garantir que sua amizade seja diferente. Depois de várias tentativas fracassadas, Kara decide contar a Lena depois que esta se mudou para National City. No entanto, Ben Lockwood chantageia Kara para revelar globalmente sua identidade sequestrando Lena antes de matar os amigos e familiares de Kara. Então, Mxyzptlk mostra a Kara uma realidade onde ela e Lena não se encontraram, mas seus poderes param de funcionar. Nia os salva do perigo e os leva para encontrar Alex, J'onn, Winn, Kelly, Mon-El. Kara descobre que Lena matou Lex antes de aproveitar a energia da 5ª Dimensão para seus Hope-Bots e obter Reign e um Brainy reprogramado ao seu lado. Enquanto seus aliados lutam contra eles, Supergirl confronta Lena e Mxyzptlk procura o homônimo Hat. Assim que consegue, ele desfaz a realidade. Como nada mais funcionou, Kara decide confrontar Lena enquanto Mxyzptlk se despede; deixando um vídeo sobre o dia em que Lena e Lex começaram a trabalhar juntos. Kara diz a Lena que ela ainda pode ajudá-la, mas será forçada a agir contra ela se ela continuar a ajudar Lex. 
10114 "The Bodyguard"
"(O Guarda-Costas)" (BR)
Gregory SmithHistória por : Lindsay Sturman
Roteiro por : Emilio Ortega Aldrich & Chandler Smidt
8 de março de 2020 (2020-03-08)0.67[14]
Brainy informa a Lex que os membros de Leviatã são do mesmo sistema que Krypton e que eles precisam encontrar sua versão de Kryptonita. A Supergirl impede um atentado contra a vida de Andrea, então Lex a designa como guarda-costas para que o lançamento da Plataforma Obsidiana corra bem enquanto lança essa ideia para Gemma como um meio de manter seu povo fora do caminho. J'onn é informada da energia que Supergirl viu durante o ataque e a reconhece como uma clorofiliana. Lena testa seu programa em prisioneiros da Ilha de Stryker, observando quando eles desenvolvem sentimentos de vingança. Alex e J'onn encontram evidências que os levam a uma fazenda abandonada onde um clorofiloide chamado Todd reside. Depois de serem resgatados pela Supergirl, eles encontram Todd morto e sua esposa Amy em busca de vingança contra a Obsidian Corp depois de demitirem Todd por seu vício em realidade virtual. Enquanto Alex e J'onn resgatam os trabalhadores, Supergirl consegue acalmar Amy. Com o perigo evitado, Andrea recupera o medalhão Acrata de seu escritório. Lex visita Gemma para fazer um acordo, onde ele vai conseguir algo em troca de conhecer seu povo. 
10215 "Reality Bytes"
"(Bytes de Realidade)" (BR)
Armen V. KevorkianDana Horgan & Jay Faerber15 de março de 2020 (2020-03-15)0.68[15]
A colega de quarto de Nia Nal, Yvette, é atacada por um homem mirando a Sonhadora, porque ele não gosta que Nia seja transgênero e quer que ela pare de ser uma super-heroína. Determinada a proteger sua comunidade de danos adicionais, a Sonhadora se recusa a aceitar suas ameaças e se coloca na linha de fogo para detê-lo. Supergirl a apoia e pede ajuda adicional de Brainy. Enquanto isso, Alex, J'onn e Kelly tentam resgatar um homem preso dentro de uma sala de fuga de realidade virtual. 
10316 "Alex in Wonderland"
"(Alex no País das Maravilhas)" (BR)
Tawnia McKiernanHistória por : Rob Wright
Roteiro por : Jess Kardos & Mariko Tamaki
22 de março de 2020 (2020-03-22)0.65[16]
Jeremiah Danvers foi encontrado, mas morreu recentemente. Alex ataca todos, cansado de chorar por ele novamente. Em seu desespero, ela usa as lentes RV para entrar em uma fantasia onde ela é a Supergirl. No entanto, os consumidores na realidade virtual estão lentamente perdendo o controle da realidade real e acreditando que ela seja real à medida que desenvolvem olhos vermelhos no mundo real. Alex começa a sucumbir a isso, mas não consegue usar o fail safe para sair do mundo da RV. Kelly consegue tirar Alex de lá. Depois de saber desse perigo, Andrea fala com uma de suas funcionárias, uma Eva restaurada. 
10417 "Deus Lex Machina"
"(Deus Lex Machina)" (BR)
Melissa BenoistHistória por : Lindsay Sturman
Roteiro por : Katie Rose Rogers & Brooke Pohl
3 de maio de 2020 (2020-05-03)0.61[17]
Mantendo suas memórias pré-crise,[b] Lex toma nota das mudanças que foram feitas enquanto ele continua sua caça ao Leviatã. Como parte de seus planos, ele convence seu agente duplo Leviatã, Eve, a manipular Amy Sapphire e Richard Bates, bem como matar Jeremiah. Depois de ver Lena mostrar simpatia por Kara, Lex faz com que ela acredite que Supergirl está usando Myriad. Enquanto Lena deixa a Fortaleza da Solidão, um Morae a segue e libera um Devorador de Sol. Os computadores de Malefic detectam, fazendo M'gann retornar e confrontá-lo. Com a ajuda de J'onn e M'gann, Supergirl encolhe o Sun-Eater. Sem o conhecimento deles, Lex localiza os corpos das vítimas de RV. Quando Kara e M'gann se encontram com William, eles descobrem que Lex resgatou todos e eliminou Margot. Gamemnae confronta Lex, mas ele a convence a focar a ira de Leviatã em Supergirl. Após uma discussão com sua mãe, Lex usa o relógio de transporte de Lena para entrar na Fortaleza da Solidão. 
10518 "The Missing Link"
"(O Elo Perdido)" (BR)
Avi YouabianDana Horgan & J. Holtham10 de maio de 2020 (2020-05-10)0.62[18]
Supergirl luta contra Rama Khan e Leviatã. Lex e Lena são forçados a trabalhar juntos quando o projeto de Lena não funciona e eles ficam presos em uma rebelião na prisão. Lex ajuda Leviatã contra Supergirl. Alex e Kara se encontram com Pete Andrews, um homem personificado por Malefic, para aprender mais sobre Leviatã. Rama Khan se deixa ser capturado para destruir o quartel-general do DEO. Lena percebe que está se tornando como Lex enquanto começa a questionar seu próprio caminho, fazendo com que o último exploda sobre ela antes que Lena vá embora. Ela vai ao apartamento de Kara para se desculpar por suas ações. William segue Eva em um beco e é maltratado. 
10619 "Immortal Kombat"
"(Combate Imortal)" (BR)
David HarewoodHistória por : Derek Simon
Roteiro por : Emilio Ortego Aldrich & Nicki Holcomb
17 de maio de 2020 (2020-05-17)0.65[19]
Lena conta a Kara o que ela sabe sobre os planos de Lex, e eles concordam em trabalhar juntos para derrotá-lo e a Leviatã. Dreamer tem visões de Brainy enquanto luta contra Leviatã, que mais tarde ela percebe que eram sobre seus planos secretos. Brainy, sem o envolvimento de Lex, formula um plano para parar o Leviatã encolhendo-os em um recipiente. Enquanto a equipe distrai Leviatã, Brainy secretamente se infiltra em sua sede. Ao saber que Leviatã planeja usar o Unity Festival, Supergirl entra nele para persuadir seus usuários conectados a se desconectarem da realidade virtual. Brainy coloca seu plano em ação quando J’onn atrai os agentes de Leviatã. Supergirl termina o Festival da Unidade enquanto Rama Khan e dois membros Leviatã estão contidos, mas um Brainy enfraquecido é incapaz de impedir Lex de pegar o recipiente, que ele e Lillian planejam usar. Depois de trabalharem juntas novamente, Kara e Lena começam a se reconciliar. Gamemnae, enfurecida, muda sua aparência humana. 

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de personagens de Supergirl

Convidados[editar | editar código-fonte]

"Crise nas Infinitas Terras"

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em 31 de janeiro de 2019, The CW renovou Supergirl para uma quinta temporada.[41] Jessica Queller e Robert Rovner atuam como showrunners da temporada.[42]

Roteiro[editar | editar código-fonte]

Queller descreveu a quinta temporada de Supergirl como a "temporada de Black Mirror" da série, com Rovner elaborando que "O que estamos vendo é como a tecnologia está afetando a maneira como as pessoas se envolvem e lhes dá uma escapatória para não se envolverem. Parece que hoje em dia , todo mundo está meio ao telefone ou não está realmente presente, então queríamos falar sobre isso e sobre como pode ser difícil viver na feiura do que está acontecendo e como uma personagem como Kara pode tentar nos ajudar superar isso." Melissa Benoist, que estrela como Kara Danvers / Supergirl, disse que a temporada seria "uma luta pela alma de (Lena Luthor)", após Lex Luthor expor a Lena que Kara, sua melhor amiga, é a Supergirl.[43] Rovner disse que a cisão entre Kara e Lena é algo que os escritores vêm construindo há vários anos, com a quinta temporada servindo como "a tão esperada recompensa". Queller descreveu a "traição" como o calcanhar de Aquiles de Lena, devido ao fato de todos os membros da família Luthor a terem traído de alguma forma ao longo dos anos: "Ela tem que colocar esta capa protetora, e a última pessoa que ela pensou que a trairia foi Kara, e que realmente dói mais profundamente do que qualquer um dos outros".[44]

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

Os membros do elenco principal Melissa Benoist, Mehcad Brooks, Chyler Leigh, Katie McGrath, Jesse Rath, Nicole Maines e David Harewood retornam como Kara Danvers / Supergirl, James Olsen, Alex Danvers, Lena Luthor, Querl Dox / Brainiac 5 , Nia Nal / Sonhadora e J'onn J'onzz respectivamente.[45] Esta é a última temporada de Brooks;[46] sua última aparição foi no episódio "In Plain Sight".[47] Azie Tesfai, que foi apresentada como Kelly Olsen na quarta temporada, foi promovida ao elenco principal na quinta temporada,[48] assim como Andrea Brooks, que voltou a se chamar Eve Teschmacher desde a segunda temporada.[49] Eles se juntaram a novos membros do elenco Julie Gonzalo no papel de Andrea Rojas e Staz Nair no papel de William Dey, uma criação original para a série.[50] Jeremy Jordan, que estrelou como Winn Schott nas primeiras três temporadas e esteve ausente durante a quarta, voltou como estrela convidada em três episódios.[34][51]

Design[editar | editar código-fonte]

A temporada apresenta um novo traje da Supergirl que dispensa a saia vista no terno mais antigo em favor de uma calça cheia. Benoist e os showrunners disseram que dar calças para a Supergirl foi algo que eles discutiram desde a primeira temporada.[42] Querl Dox é creditado com a criação de um novo ativador de movimento microscópico para o novo traje que se conecta aos óculos de Kara e libera o traje quando ela tira os óculos, resultando em Supergirl totalmente vestida com seu traje.[29]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

As filmagens começaram no final de junho de 2019 em Vancouver.[52] O décimo sétimo episódio da temporada marca a estreia de Benoist na direção.[53] As filmagens deveriam durar até 14 de abril de 2020.[45] Em 12 de março de 2020, a Warner Bros. Television encerrou a produção da série devido à pandemia de COVID-19,[54] com a série no meio das filmagens do episódio 20. Leigh afirmou que tinha mais dois dias de filmagem no episódio. Como resultado, parte do material filmado para o episódio 20 foi incorporado ao episódio 19, ao invés de salvá-lo para a sexta temporada. Alguns novos diálogos também foram gravados por atores em suas casas para o episódio 19.[55]

Ligações com o Universo Arrow[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 2018, durante o final do crossover anual "Elseworlds", um crossover subsequente foi anunciado, intitulado "Crisis on Infinite Earths", baseado na série de quadrinhos de mesmo nome.[56] O crossover ocorreu ao longo de cinco episódios - três em dezembro de 2019 e dois em janeiro de 2020.[57]

Exibição[editar | editar código-fonte]

A temporada começou a ser exibida nos Estados Unidos na The CW em 6 de outubro de 2019.[58] Foi originalmente programado para durar 22 episódios,[59] mais tarde reduzido para 20. Como a produção do episódio 20 não pôde ser concluída devido à pandemia de COVID-19, o 19º episódio serviu como o final da temporada.[55]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Título Exibição original Rating/share
(18–49)
Audiência
(em milhões)
DVR
(18–49)
Audiência em DVR
(milhões)
Total
(18–49)
Audiência total
(em milhões)
1 "Event Horizon" 6 de outubro de 2019 0.4/2 1.26[1] 0.2 0.92 0.6 2.19[60]
2 "Stranger Beside Me" 13 de outubro de 2019 0.3/1 0.97[2] 0.3 0.84 0.6 1.81[61]
3 "Blurred Lines" 20 de outubro de 2019 0.2/1 0.92[3] 0.3 0.78 0.5 1.70[62]
4 "In Plain Sight" 27 de outubro de 2019 0.2/1 0.95[4] 0.3 0.83 0.5 1.78[63]
5 "Dangerous Liaisons" 3 de novembro de 2019 0.2/1 0.78[5] 0.3 0.80 0.5 1.59[64]
6 "Confidence Women" 10 de novembro de 2019 0.2/1 0.84[6] 0.2 0.74 0.4 1.58[65]
7 "Tremors" 17 de novembro de 2019 0.2/1 0.79[7] 0.3 0.75 0.5 1.54[66]
8 "The Wrath of Rama Khan" 1 de dezembro de 2019 0.2/1 0.87[8] 0.3 0.77 0.5 1.64[67]
9 "Crisis on Infinite Earths: Part One" 8 de dezembro de 2019 0.7/3 1.67[9] 0.4 1.00 1.1 2.67[68]
10 "The Bottle Episode" 19 de janeiro de 2020 0.2/1 0.84[10] 0.3 0.78 0.5 1.62[69]
11 "Back From the Future – Part One" 26 de janeiro de 2020 0.2/1 0.81[11] 0.2 0.66 0.4 1.47[70]
12 "Back From the Future – Part Two" 16 de fevereiro de 2020 0.2 0.65[12] 0.2 0.65 0.4 1.31[71]
13 "It's a Super Life" 23 de fevereiro de 2020 0.2 0.66[13] 0.3 0.76 0.5 1.42[72]
14 "The Bodyguard" 8 de março de 2020 0.2 0.67[14] 0.2 0.66 0.4 1.33[73]
15 "Reality Bytes" 15 de março de 2020 0.2 0.68[15] 0.2 0.66 0.4 1.34[74]
16 "Alex in Wonderland" 22 de março de 2020 0.2 0.65[16] 0.2 0.64 0.4 1.29[75]
17 "Deus Lex Machina" 3 de maio de 2020 0.1 0.61[17] 0.2 0.62 0.3 1.23[76]
18 "The Missing Link" 10 de maio de 2020 0.1 0.62[18] 0.2 0.64 0.4 1.26[76]
19 "Immortal Kombat" 17 de maio de 2020 0.2 0.65[19] 0.2 0.58 0.3 1.23[77]

Resposta Crítica[editar | editar código-fonte]

A avaliação do site Rotten Tomatoes deu para a temporada um índice de 92% de aprovação dos críticos e com uma classificação média de 7,62/10 baseado em 8 comentários.[78]

Notas

  1. Como mostrado em "Elseworlds".
  2. a b Como mostrado em "Crise nas Infinitas Terras".
  3. Brooks só é creditado por suas respectivas aparições nos episódios.
  4. Garrett só é creditado por suas respectivas aparições nos episódios.
  5. a b c Esses atores não foram creditados por sua aparição.

Referências

  1. a b Welch, Alex (8 de outubro de 2019). «'Sunday Night Football' adjusts up, 'The Simpsons,' 'Bless the Harts,' and others adjust down: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 8 de outubro de 2019. Arquivado do original em 8 de outubro de 2019 
  2. a b Welch, Alex (15 de outubro de 2019). «'Kids Say the Darndest Things, 'Sunday Night Football' adjust up, 'Shark Tank' adjusts down: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 15 de outubro de 2019. Arquivado do original em 15 de outubro de 2019 
  3. a b Welch, Alex (22 de outubro de 2019). «'Sunday Night Football' adjusts up, 'The Simpsons,' 'Bob's Burgers,' '60 Minutes' adjust down: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 22 de outubro de 2019. Arquivado do original em 22 de outubro de 2019 
  4. a b Welch, Alex (29 de outubro de 2019). «'SNF,' World Series, 'Shark Tank' adjust up, 'The Rookie,' '60 Minutes,' 'God Friended Me' adjust down: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 29 de outubro de 2019. Arquivado do original em 29 de outubro de 2019 
  5. a b Welch, Alex (5 de novembro de 2019). «'Sunday Night Football' adjusts up, 'God Friended Me' and '60 Minutes' adjust down: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 5 de novembro de 2019. Arquivado do original em 5 de novembro de 2019 
  6. a b Welch, Alex (12 de novembro de 2019). «'Sunday Night Football' adjusts up, 'The Simpsons,' '60 Minutes,' 'Bless the Harts' adjust down: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 12 de novembro de 2019. Arquivado do original em 12 de novembro de 2019 
  7. a b Welch, Alex (19 de novembro de 2019). «'SNF,' 'Bless the Harts' adjust up, '60 Minutes,' 'God Friended Me,' 'Madam Secretary' adjust down: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 19 de novembro de 2019. Arquivado do original em 19 de novembro de 2019 
  8. a b Welch, Alex (4 de dezembro de 2019). «'SNF,' 'NCIS: Los Angeles,' and 'Madam Secretary' adjust up: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 4 de dezembro de 2019. Arquivado do original em 4 de dezembro de 2019 
  9. a b Welch, Alex (10 de dezembro de 2019). «'Sunday Night Football,' 'Supergirl' adjust up, 'God Friended Me,' '60 Minutes' adjust down: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 10 de dezembro de 2019. Arquivado do original em 10 de dezembro de 2019 
  10. a b Welch, Alex (22 de janeiro de 2020). «NFC Championship and '9-1-1: Lone Star' adjust up: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 22 de janeiro de 2020. Arquivado do original em 22 de janeiro de 2020 
  11. a b Welch, Alex (28 de janeiro de 2020). «Grammy Awards adjust up, 'Batwoman' adjusts down: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 28 de janeiro de 2020. Arquivado do original em 28 de janeiro de 2020 
  12. a b Metcalf, Mitch (19 de fevereiro de 2020). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 2.16.2020». Showbuzz Daily. Consultado em 19 de fevereiro de 2020 
  13. a b Metcalf, Mitch (25 de fevereiro de 2020). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 2.23.2020». Showbuzz Daily. Consultado em 25 de fevereiro de 2020 
  14. a b Metcalf, Mitch (10 de março de 2020). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 3.8.2020». Showbuzz Daily. Consultado em 10 de março de 2020 
  15. a b Metcalf, Mitch (10 de março de 2020). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 3.8.2020». Showbuzz Daily. Consultado em 10 de março de 2020 
  16. a b Metcalf, Mitch (24 de março de 2020). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 3.22.2020». Showbuzz Daily. Consultado em 24 de março de 2020 
  17. a b Metcalf, Mitch (5 de maio de 2020). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 5.3.2020». Showbuzz Daily. Consultado em 5 de maio de 2020 
  18. a b Metcalf, Mitch (12 de maio de 2020). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 5.10.2020». Showbuzz Daily. Consultado em 12 de maio de 2020 
  19. a b Metcalf, Mitch (19 de maio de 2020). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 5.17.2020». Showbuzz Daily. Consultado em 19 de maio de 2020 
  20. «(#509) "Crisis on Infinite Earths: Part One"». The Futon Critic. Consultado em 22 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 22 de novembro de 2019 
  21. Schedeen, Jesse (24 de julho de 2019). «Supergirl: Jon Cryer's Lex Luthor Returns in Season 5 – Comic-Con 2019». IGN. Consultado em 24 de julho de 2019. Cópia arquivada em 24 de julho de 2019 
  22. Damore, Meagan (5 de novembro de 2019). «Supergirl: Justice League Unlimited Actor Makes Live-Action Appearance». CBR. Consultado em 5 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 5 de novembro de 2019 
  23. Swift, Andy (31 de outubro de 2019). «Supergirl Adds Shadowhunters Baddie as Formidable New Foe in Season 5». TVLine. Consultado em 5 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 31 de outubro de 2019 
  24. a b Burt, Kayti (19 de novembro de 2019). «Supergirl Season 5 Episode 7 Review: Tremors». Den of Geek. Consultado em 19 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 19 de novembro de 2019 
  25. Wilson, Andy (12 de novembro de 2019). «"Supergirl" Season 5 "Confidence Women" Revealed [SPOILER REVIEW]». Bleeding Cool. Consultado em 19 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 12 de novembro de 2019 
  26. a b Boucher, Geoff (20 de setembro de 2019). «'Supergirl': Mitch Pileggi And Cara Buono Join Season 5 Cast». Deadline Hollywood. Consultado em 20 de setembro de 2019. Cópia arquivada em 20 de setembro de 2019 
  27. Boucher, Geoff; Petski, Denise (10 de dezembro de 2019). «'Supergirl': Thomas Lennon To Recur As Mxyzptlk In CW Series». Deadline Hollywood. Consultado em 10 de dezembro de 2019. Cópia arquivada em 10 de dezembro de 2019 
  28. Bell, BreAnna (31 de julho de 2019). «TV News Roundup: Jennifer Cheon Garcia to Guest Star on 'Supergirl' (EXCLUSIVE)». Variety. Consultado em 1 de agosto de 2019. Cópia arquivada em 31 de julho de 2019 
  29. a b Netzley, Sara (8 de outubro de 2019). «'Supergirl' recap: New season, new secrets, new suit». Entertainment Weekly. Consultado em 8 de outubro de 2019 
  30. Kari Wahlgren [@KariWahlgren] (15 de outubro de 2019). «Happy to help Ms. Luthor in any way I can........😏» (Tweet) – via Twitter 
  31. «Supergirl Swings Surprise Guest Appearance By Stranger Things Star». CBR. 22 de outubro de 2019. Consultado em 22 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 22 de outubro de 2019 
  32. Burlingame, Russ (27 de agosto de 2019). «iZombie's Rahul Kohli Returns to Supergirl». Comicbook.com. Consultado em 27 de agosto de 2019. Cópia arquivada em 27 de agosto de 2019 
  33. Webber, Tim (24 de julho de 2019). «Supergirl: Meaghan Rath Joining Series as Female Brainiac-5». CBR. Consultado em 24 de julho de 2019. Cópia arquivada em 24 de julho de 2019 
  34. a b Ng, Philiana (15 de julho de 2019). «Jeremy Jordan Is Returning to 'Supergirl' for Season 5 (Exclusive)». Entertainment Tonight. Consultado em 15 de julho de 2019. Cópia arquivada em 15 de julho de 2019 
  35. a b c https://tvline.com/2020/02/14/supergirl-season-5-chris-wood-returns-mon-el-photos
  36. «Supergirl recap: Kara reckons with Lena and the past in the 100th episode». Entertainment Weekly. 25 de fevereiro de 2020 
  37. a b c d e f g h Agard, Chancellor (15 de novembro de 2019). «The Arrowverse unites in first official 'Crisis on Infinite Earths' photos». Entertainment Weekly. Consultado em 15 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 15 de novembro de 2019 
  38. Gonzalez, Umberto (24 de julho de 2019). «Burt Ward, Robin in 1960s 'Batman,' to Appear on 'Batwoman' for 'Crisis on Infinite Earths' Crossover». TheWrap. Consultado em 1 de agosto de 2019. Cópia arquivada em 24 de julho de 2019 
  39. Arvedon, Jon (10 de dezembro de 2019). «Crisis Extended Trailer Kills Superman, Assembles the League». Comic Book Resources. Consultado em 10 de dezembro de 2019. Cópia arquivada em 10 de dezembro de 2019 
  40. Drum, Nicole (15 de outubro de 2019). «Batman '89 Universe Confirmed For Crisis on Infinite Earths». ComicBook. Consultado em 10 de dezembro de 2019. Cópia arquivada em 10 de dezembro de 2019 
  41. Goldberg, Lesley (31 de janeiro de 2019). «CW Renews 'The Flash,' 'Charmed,' 'Riverdale,' 'Supernatural,' 6 More». The Hollywood Reporter. Consultado em 22 de março de 2019. Cópia arquivada em 21 de fevereiro de 2019 
  42. a b Agard, Chancellor (15 de julho de 2019). «Melissa Benoist talks ditching the skirt in new 'Supergirl' suit: 'It's more adult'». Entertainment Weekly. Consultado em 15 de julho de 2019. Cópia arquivada em 15 de julho de 2019 
  43. Agard, Chancellor (18 de julho de 2019). «Exclusive: 'Supergirl' star Melissa Benoist teases 'fight for Lena's soul' in season 5». Entertainment Weekly. Consultado em 18 de julho de 2019. Cópia arquivada em 18 de julho de 2019 
  44. Schedeen, Jesse (7 de setembro de 2019). «Supergirl: Season 5 Introduces Dark New Threats – IGN First». IGN. Consultado em 7 de setembro de 2019. Cópia arquivada em 7 de setembro de 2019 
  45. a b Gittins, Susan (29 de junho de 2019). «SEASON 5: SUPERGIRL With Melissa Benoist Starts Filming in Vancouver After Welcome-Back Cast Dinner». Hollywood North. Consultado em 29 de junho de 2019. Arquivado do original em 29 de junho de 2019 
  46. Agard, Chancellor (20 de julho de 2019). «Exclusive: 'Supergirl' star Mehcad Brooks is leaving in season 5». Entertainment Weekly. Consultado em 20 de julho de 2019. Cópia arquivada em 20 de julho de 2019 
  47. Swift, Andy (28 de outubro de 2019). «Supergirl Recap: James Olsen Says Goodbye to National City». TVLine. Consultado em 28 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 28 de outubro de 2019 
  48. Swift, Andy (15 de março de 2019). «Supergirl Promotes James' Sister to Series Regular for Season 5». TVLine. Consultado em 22 de março de 2019. Cópia arquivada em 18 de março de 2019 
  49. Swift, Andy (18 de julho de 2019). «Supergirl Promotes Andrea Brooks to Series Regular for Season 5». TVLine. Consultado em 18 de julho de 2019. Cópia arquivada em 18 de julho de 2019 
  50. Maas, Jennifer (20 de julho de 2019). «'Supergirl' Season 5 Adds Julie Gonzalo as Andrea Rojas aka Acrata, Staz Nair as Reporter William Dey». TheWrap. Consultado em 20 de julho de 2019. Cópia arquivada em 22 de julho de 2019 
  51. Bucksbaum, Sydney (21 de fevereiro de 2020). «Jeremy Jordan is 'more than happy to come back' to 'Supergirl' 'hopefully next season'». Entertainment Weekly. Consultado em 15 de março de 2020. Cópia arquivada em 21 de fevereiro de 2020 
  52. Melissa Benoist [@MelissaBenoist] (6 de junho de 2019). «it is time supergirlcw #season5» (Tweet) – via Twitter 
  53. Agard, Chancellor (15 de julho de 2019). «Supergirl star Melissa Benoist to make her directorial debut in season 5». Entertainment Weekly. Consultado em 15 de julho de 2019. Cópia arquivada em 15 de julho de 2019 
  54. Goldberg, Lesley (15 de março de 2020). «Coronavirus Impact: Netflix Shuts Down Film, TV Work in U.S. and Canada as Production Nears Standstill». The Hollywood Reporter. Consultado em 15 de março de 2020. Cópia arquivada em 15 de março de 2020 
  55. a b Mitovitch, Matt Webb (17 de maio de 2020). «How Batwoman and Supergirl Just Barely Finished Their Early Finales». TVLine. Consultado em 17 de maio de 2020 
  56. Cecchini, Mike (12 de dezembro de 2018). «Crisis on Infinite Earths Confirmed as 2019 Arrowverse Crossover». Den of Geek. Consultado em 17 de maio de 2019. Arquivado do original em 8 de abril de 2019 
  57. Boucher, Geoff (17 de maio de 2019). «'Arrowverse' Endgame? CW Chief Details 'Crisis on Infinite Earths' Mega-Event». Deadline Hollywood. Consultado em 17 de maio de 2019. Cópia arquivada em 17 de maio de 2019 
  58. Petski, Denise (29 de junho de 2019). «The CW Sets Fall Premiere Dates: 'Batwoman', 'Supergirl', 'The Flash', 'Nancy Drew', More». Deadline Hollywood. Consultado em 29 de junho de 2019. Cópia arquivada em 29 de junho de 2019 
  59. Ruymann, Jay (26 de outubro de 2019). «Supergirl season 5 complete guide: air date, trailer, episodes, and more». Hypable. Consultado em 26 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 26 de outubro de 2019 
  60. Thorne, Will (15 de outubro de 2019). «Live+7 Ratings for Week of Sept. 30: 'Evil,' 'Stumptown,' and 'Emergence' All Double». Variety. Consultado em 15 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 15 de outubro de 2019 
  61. Thorne, Will (22 de outubro de 2019). «Live+7 Ratings for Week of Oct. 7: 'This Is Us' Overtakes 'Masked Singer'». Variety. Consultado em 22 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 22 de outubro de 2019 
  62. Pucci, Douglas (30 de outubro de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'Nancy Drew' and 'Riverdale' Top Broadcast Network Telecasts in Adults 18-49 Percentage Gains». Programming Insider. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  63. Pucci, Douglas (6 de novembro de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'Supergirl' Leads Broadcast Network Entries in Adults 18-49 Percentage Lifts». Programming Insider. Consultado em 6 de novembro de 2019 
  64. Thorne, Will (12 de novembro de 2019). «Live+7 Ratings for Week of Oct. 28: 'This Is Us', 'Grey's Anatomy' Double». Variety. Consultado em 12 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 12 de novembro de 2019 
  65. Thorne, Will (19 de novembro de 2019). «Live+7 Ratings for Week of Nov. 4: 'The Little Mermaid Live' Outswims the Competition». Variety. Consultado em 19 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 19 de novembro de 2019 
  66. Pucci, Douglas (21 de novembro de 2019). «Sunday Final Ratings: Late Afternoon Window Featuring Patriots-Eagles and Bengals-Raiders is the Top CBS NFL Sunday Telecast This Season To-Date». Programming Insider. Consultado em 21 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 21 de novembro de 2019 
  67. Pucci, Douglas (10 de dezembro de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'Survivor: Island of the Idols' Leads Non-Scripted Telecasts in Overall Raw Gains for Thanksgiving Week». Programming Insider. Consultado em 10 de dezembro de 2019. Cópia arquivada em 10 de dezembro de 2019 
  68. Pucci, Douglas (17 de dezembro de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'Madam Secretary' Series Finale Ranks in Top Ten Among Raw Viewer Gains». Programming Insider. Consultado em 17 de dezembro de 2019. Cópia arquivada em 17 de dezembro de 2019 
  69. Pucci, Douglas (12 de fevereiro de 2020). «Sunday Final Ratings: '9-1-1: Lone Star' on Fox Easily Scores the Best Scripted Series Debut Figures of the Season». Programming Insider. Consultado em 12 de fevereiro de 2020 
  70. Pucci, Douglas (12 de fevereiro de 2020). «Sunday Final Ratings: Grammy Awards Bested the Golden Globe Awards in Total Viewers This Season». Programming Insider. Consultado em 12 de fevereiro de 2020 
  71. Pucci, Douglas (11 de março de 2020). «Sunday Final Ratings: ABC Dominates in All Key Demos Among Broadcast Nets with 'American Idol' Season Premiere Despite its Adults 18-49 13-Percent Dip». Programming Insider. Consultado em 11 de março de 2020 
  72. Pucci, Douglas (11 de março de 2020). «Sunday Final Ratings: 'The Walking Dead' Midseason Premiere on AMC Draws Most Total Viewers Since Season Premiere Telecast from October 2019». Programming Insider. Consultado em 11 de março de 2020 
  73. Pucci, Douglas (18 de março de 2020). «Sunday Final Ratings: 'The Outsiders' on HBO Rises to Season-High in Season Finale». Programming Insider. Consultado em 18 de março de 2020 
  74. Pucci, Douglas (1 de abril de 2020). «Sunday Final Ratings: Biden-Sanders Democratic Debate Draws 10.7 Million Viewers Across CNN and Univision». Programming Insider. Consultado em 1 de abril de 2020 
  75. Pucci, Douglas (8 de abril de 2020). «Sunday Final Ratings: 'Face the Nation' on CBS Hits 29-Year High in Total Viewers». Programming Insider. Consultado em 8 de abril de 2020 
  76. a b Pucci, Douglas (22 de maio de 2020). «Sunday Final Ratings: CBS Tops Prime Time in Total Viewers with '60 Minutes' and Return of the Sunday Night Movie». Programming Insider. Consultado em 22 de maio de 2020 
  77. Pucci, Douglas (6 de junho de 2020). «Sunday Final Ratings: 'Snowpiercer' Delivers Largest TNT Series Debut in Two Years». Programming Insider. Consultado em 6 de junho de 2020 
  78. «Supergirl: Season 5 (2019)». Rotten Tomatoes. Fandango Media. Consultado em 6 de setembro de 2020