Sulukule – Wikipédia, a enciclopédia livre

Turquia Sulukule 
  Bairro (semt ou mahallele)  
Vista do bairro de Sulukule e das Muralhas de Teodósio
Vista do bairro de Sulukule e das Muralhas de Teodósio
Vista do bairro de Sulukule e das Muralhas de Teodósio
Localização
Sulukule está localizado em: Istambul
Sulukule
Localização de Sulukule na Turquia
Coordenadas 41° 01' 35" N 28° 56' 02" E
País Turquia
Cidade Istambul
Distrito Fatih

Sulukule (lit.: "torre da água" em turco) é um bairro histórico de Istambul, Turquia, que faz parte do distrito de Fatih, situado junto à parte ocidental das Muralhas de Teodósio, junto à Edirnekapı (Porta de Adrianópolis, Porta Charisiou ou Polyandrion no período bizantino). A presença de ciganos na área remonta ao período bizantino e após a conquista otomana da cidade tornou-se supostamente o primeiro bairro do mundo de ciganos sedentários.

Até há alguns anos Sulukule era conhecido pelas casas de entretenimento, onde os ciganos tocavam música e dançavam para os visitantes de Istambul e de fora. Eram especialmente populares os músicos tsifteteli e as dançarinas do ventre. Nos anos 1950 e 1960 esses estabelecimentos eram de tal forma populares que eram aí chegaram a atuar muitas estrelas da música turca, como Zeki Müren, Müzeyyen Sena, Adnan Şenses e inclusivamente a compositora, cantora de música clássica e atriz Zeki Müren. O encerramento dessas casas em 1992 precipitou um grave declínio socioeconómico na área.

Reconversão urbana[editar | editar código-fonte]

O bairro está ameaçado de demolição devido às propostas de transformação urbana consideradas urgentes pelas municipalidades de Fatih e da área metropolitana que afetam não só Sulukule mas toda a península histórica de Istambul e que alguns setores consideram ameaçar um património cultural com séculos de história. O assunto chegou inclusivamente ao Parlamento Europeu, que se manifestou preocupado com o projeto que prevê a substituição da maior parte das casas por villas de estilo otomano e o realojamento dos habitantes do bairro nos subúrbios.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Texto inicialmente baseado na tradução do artigo «Sulukule» na Wikipédia em inglês (acessado nesta versão).
  • Dünden bugüne İstanbul ansiklopedisi (em turco). 7. [S.l.]: Turkey. Kültür Bakanlığı (Ministério da Cultura da Turquia) - Türkiye Ekonomik ve Toplumsal Tarih Vakfı (Fundação de História Económica e Social). 1994. p. 70-71,496. ISBN 9789757306078. Consultado em 8 de agosto de 2011 
  • Porter, Libby; Shaw, Kate (2008). Whose urban renaissance?strategies. An international comparison of urban regeneration (em inglês). [S.l.]: Routledge - Taylor & Francis. 296 páginas. ISBN 978-0-415-45682-1. Consultado em 8 de agosto de 2011