Sueiro Belfaguer – Wikipédia, a enciclopédia livre

D. Sueiro Belfaguer
Rico-Homem
Sueiro Belfaguer
Nascimento 875
  Península Ibérica
Morte 925
  Condado Portucalense
Cônjuge Munia Ribeiro
Descendência Hugo Soares Belfaguer
Dinastia Sousa
Pai Flávio Teodósio de Coimbra
Mãe Munia Sueira de Coimbra
Brasão
Claustro inacabado do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro

D. Sueiro Belfaguer (875 - 925) foi um Cavaleiro medieval peninsular com origem nos povos Godos. Foi o 1º Senhor da Casa de Sousa no Condado Portucalense[1].

Biografia[editar | editar código-fonte]

A origem familiar de D. Sueiro está entre as mais antigas que é possível encontrar nos antigos territórios da Península Ibérica que deram origem ao Condado Portucalense e mais tarde a Portugal[2][1].

Ao longo dos seus cerca de quase mil anos de história esta família tem, teve mais do que um solar onde buscar as suas origens, o primeiro registo do Solar desta família encontra-se nos territórios da então medieval Commarca de Villa Real localizado entre Rio Tua e o Rio Tâmega em terra denominadas de Panoyas, denominação esta que provem de uma antiga cidade desse nome com origem na ocupação romana, e localizada próximo ao lugar de "Val dos Nugueiraas", actual Vale de Nogueiras, sitio em cujas ruínas é possível encontrar descrições com caracteres romanos[2][1].

O segundo Solar dos Sousa e onde terá ido buscar o nome, encontra-se nos territórios de entre o Rio Minho e o Rio Douro, nas junções dos concelhos de Riba Tâmega, a antigamente a ainda usualmente denominada Terra de Sousa e que fica nas margens do Rio Sousa, local onde se encontra o Mosteiro de Pombeiro, ocupado pelos religiosos da Ordem de São Bento[2][1].

O Livro Antigo das Linhagens nomeia esta família de entre as vários a quem o faz, e fá-lo dizendo: "A primeira dos Sousas; a segunda Linhagem de D. Alão; a terceira dos Moyas; a quarta de Bayão e a quinta dos de Ribadouro"[2][1].

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Flávio Teodósio de Coimbra[3][1], conde de Coimbra e de Munia Sueira de Coimbra, condessa de Coimbra, filha de D. Soeiro príncipe Godo. Casou com Munia Ribeiro cerca de (875 -?) de quem teve:

  1. D. Hugo Soares Belfaguer (c. 880 - 950) casou com Mendola Belfaguer.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome Soeiro seria de origem celtíbera significando "bom homem" ("su-wiros"), e seu cognome Belfaguer seria uma variante do nome masculino alemão "Baldger"; do gótico *𐌱𐌰𐌻𐌸𐌰- (*balþa-) significando "ousado(a)" e *𐌲𐌰𐌹𐍂 (*gair, ou *𐌲𐌰𐌹𐍃 *gais), "lança de atirar".

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • História Genealógica da Casa Real Portuguesa, D. António Caetano de Sousa, Atlântida-Livraria Editora, Lda, 2ª Edição, Coimbra, 1946. Tomo XII-página 139.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e f A História dos Sousas.
  2. a b c d Dom Sueiro Belfaguer - Título Souzas.[ligação inativa]
  3. «Geocities.ws - Flávio Teodósio de Coimbra». Consultado em 27 de março de 2012. Arquivado do original em 21 de fevereiro de 2014