Lazzaro Spallanzani – Wikipédia, a enciclopédia livre

Lazzaro Spallanzani
Lazzaro Spallanzani
Nascimento 10 de janeiro de 1729
Scandiano, Emília
Morte 12 de fevereiro de 1799 (70 anos)
Pavia, Lombardia
Causa da morte câncer na bexiga
Alma mater Universidade de Módena
Orientador(es)(as) Laura Bassi
Campo(s) Biologia
Tese Dissertazioni due: De lapidibus ab aqua resistentibus; Saggio di osservazioni microscopiche concernenti il sistema della generazione de’ signori di Needham e Buffon.

Lazzaro Spallanzani (Scandiano, 10 de janeiro de 1729Pavia, 12 de fevereiro de 1799) foi um sacerdote católico, fisiologista italiano, estudioso das ciências naturais.

Vida[editar | editar código-fonte]

Educado num colégio de jesuítas, Spallanzani abandonou os seus estudos em Direito na Universidade de Bolonha para se dedicar à ciência. O seu trabalho centrou-se na investigação da teoria da geração espontânea. Com suas experiências, Spallanzani mostrou que os micróbios movem-se pelo ar e que podem ser eliminados por fervura.

Seu intuito era derrubar as ideias de John Needham, que através de seus experimentos havia "comprovado" que a vida poderia surgir espontaneamente de um caldo nutritivo, colocado em um recipiente vedado e aquecido até sua fervura. O problema do experimento de Needham eram os recipientes, que não foram bem vedados, permitindo a entrada de micro-organismos e a contaminação do caldo nutritivo, e uma fervura branda, que possivelmente não haveria matado todos os micro-organismos que já estavam no caldo nutritivo. Spallanzani mostra que com os recipientes vedados de outra maneira mais eficiente e realizando a fervura por mais tempo, a vida não surge espontaneamente.

Porém Needham retrucou afirmando que com aquela fervura Spallanzani havia acabado com o ar dos recipientes, impossibilitando o surgimento da vida. Realmente o experimento acabava com o oxigênio dos frascos. A controvérsia só veio a ser esclarecida mais tarde, com as descobertas de Louis Pasteur.

Além disso, aprofundou os estudos de René-Antoine Reaumur, ao demonstrar que o suco gástrico era um fator decisivo na digestão. Obteve suco gástrico fazendo um animal engolir um tubo atado a um fio para posteriormente o retirar cheio do suco digestivo. Com este suco realizava experiências sobre a digestão no estômago. Para assegurar as condições corretas de temperatura, mantinha os tubos de ensaio nas suas axilas, dispensando assim a necessidade de um termostato (que não existia na altura). Também fez experiências com animais, fazendo com que estes engolissem pedaços de carne presos por fios, que depois recuperava para observar a progressão da digestão, assim como os fazia engolir objetos metálicos. Também estudou o fenômeno nele próprio, engolindo, numa das vezes, uma saqueta de tela contendo pão e carne. Deixou ficar legal e legal.

Lazzaro Spallanzani e os fósseis[editar | editar código-fonte]

Spallanzani estudou a constituição e origem de fósseis marinhos encontrados em regiões distantes do mar e sobre o cume de montanhas de algumas regiões da Europa, que resultou na publicação em 1755 de uma pequena dissertação, Dissertazione sopra i corpi marino-montani, depois apresentada em reunião da  Accademiadegli Ipocondriaci di Reggio Emilia. Embora alinhado a uma das tendências de sua época, que atribuía a ocorrência de fósseis marinhos sobre montanhas ao movimento natural dos mares, e não ao dilúvio universal, Spallanzani desenvolveu uma hipótese própria, baseada na dinâmica das forças que modificaram o estado da Terra depois da Criação divina.[1]

Passados alguns anos publicou relatos sobre viagens que fez, para Portovenere, ilha Cerigo e Duas Sicílias, abordando temas importantes, como a descoberta de conchas fósseis no interior de rochas vulcânicas, a de fósseis humanos, e a existência de fósseis de espécies extintas. Sua preocupação com os fósseis testemunha o modo como, ao estilo do século XVIII, Spallanzani integrava os estudos dos três reinos da natureza

Referências

  1. Sobre a origem e constituição dos fósseis. História e Filosofia da Biologia 5(1):73-95,2010. Disponível em PDF

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Centro Studi Lazzaro Spallanzani. Biografia (em inglês)
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cientista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.