Southampton – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Southampton (desambiguação).
Southampton
Vista parcial do centro da cidade
Vista parcial do centro da cidade
Vista parcial do centro da cidade
Dados Gerais
Nação  Reino Unido
Região Sudeste da Inglaterra
Condado Hampshire
Status Cidade
Área 51,47 km²
População (2021) 261,729 habitantes
Densidade 4,454 hab/km²
Etnicidade 89,4% Brancos
4,6% Sulasiáticos
1,8% Negros
2,5% Chineses e outros
1,8% Mestiços
Website [1]
Localização
Southampton está localizado em: Reino Unido
Southampton
Localização na Inglaterra
Localização na Inglaterra
50° 54' 25" S 01° 24' 17" O
Cidade do Reino Unido Reino Unido

Southampton é a maior cidade portuária da costa sul do Reino Unido. É a cidade mais próxima a New Forest e fica entre Portsmouth e Bournemouth. Era uma localidade pertencente a Hampshire, e passou à condição de cidade na reorganização do governo local em 1 de abril de 1997. Isto tornou Southampton uma unidade administrativa, que engloba alguns distritos como Eastleigh, Portswood, Bitterne, Woolston e Millbrook.

Foi uma das muitas cidades britânicas severamente bombardeadas durante a Segunda guerra mundial, por esta razão, vários monumentos históricos foram destruídos, porém ainda existe a antiga muralha da cidade, como também o portal Bargate, antiga maior entrada para a cidade na extremidade norte da muralha.[1] Southampton tem a segunda muralha medieval mais longa remanescente na Inglaterra.

O portal Bargate é comummente usado como símbolo da cidade, e é a logomarca do governo municipal. A parte central da cidade tem muitos parques naturais extensos.

É a cidade da Universidade de Southampton,[2] da Universidade Southampton Solent e do centro comercial WestQuay. É também onde fica a sede da agência nacional de mapeamento. O jornal local é o Southern Daily Echo e o canal de TV local é BBC Sul.

Southampton tem sido identificada com a história e o desenvolvimento marítimos,[1] e fortemente associada ao Titanic, por este ter partido da cidade no dia 10 de abril de 1912 rumo aos Estados Unidos, quando tragicamente veio a afundar. Southampton é também conhecida devido ao Supermarine Spitfire, que fez seu primeiro voo do local onde hoje se situa o aeroporto da cidade. Ainda hoje Southampton é o lugar de onde saem os navios cruzeiros, sendo também um porto de carga muito importante nacionalmente.

Esportes[editar | editar código-fonte]

St Mary's Stadium.

A cidade de Southampton se destaca no futebol inglês através do Southampton FC que disputa a Premier League, que equivale a primeira divisão e foi campeão da Copa da Inglaterra em 1976, manda seus jogos no St Mary's Stadium.

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. a b «A BRIEF HISTORY OF SOUTHAMPTON, HAMPSHIRE, UK». localhistories.org 
  2. «Southampton University». soton.ac.uk/history 
  3. «Le Havre Website - Twin Towns». Ovidio Limited. Consultado em 29 de novembro de 2008 
  4. a b c «Linked cities». Southampton City Council. 3 de janeiro de 2007. Consultado em 7 de janeiro de 2009 
  5. «Kalisz - the oldest town in Poland!». Consultado em 7 de janeiro de 2009. Arquivado do original em 16 de fevereiro de 2010 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Southampton
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.