Sonny – Wikipédia, a enciclopédia livre

Sonny
No Brasil Sonny, o Amante
Em Portugal Sonny
 Estados Unidos
2002 •  cor •  110 min 
Gênero
Direção Nicolas Cage
Produção
Roteiro John Carlen
Elenco
Música Clint Mansell
Cinematografia Barry Markowitz
Edição Howard E. Smith
Companhia(s) produtora(s)
Distribuição Samuel Goldwyn Films
Lançamento Estados Unidos 27 de dezembro de 2002
Idioma inglês
Orçamento $4 milhões[1]
Receita $132,221[2]

Sonny (prt: Sonny[3]; bra: Sonny, o Amante[4]) é um filme de drama policial estadunidense de 2002 estrelado por James Franco, Harry Dean Stanton, Brenda Blethyn, Mena Suvari e Josie Davis. Baseado em um roteiro de John Carlen, o filme marcou a estreia na direção de Nicolas Cage, que faz uma participação especial. Foi co-produzido pela produtora de Cage, Saturn Films.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Sonny (Franco) é filho de Jewel (Blethyn), que dirige um pequeno bordel em Nova Orleans, Louisiana. Sonny volta para casa do exército, ficando com sua mãe enquanto espera para começar o trabalho que um amigo seu do exército lhe prometeu. Jewel tenta convencer Sonny a voltar a trabalhar para ela como fazia antes do exército, dizendo que muitos de seus antigos clientes ainda sentem sua falta e ele foi o melhor gigolô que ela já teve.

Sonny repetidamente a rejeita, querendo deixar aquela vida para trás. No entanto, o trabalho que lhe foi prometido nunca se concretiza e ele é forçado a voltar a trabalhar para a mãe. Jewel recrutou recentemente uma nova garota para o bordel, Carol (Suvari), que conhece Sonny e se apaixona por ele. Eles falam em sair juntos.

Um dos clientes de Carol, um homem mais velho, a pede em casamento. Ela inicialmente recusa, esperando ir embora com Sonny. Ela e Sonny se desentendem quando ele não consegue se esforçar para sair do negócio, tornando-se cada vez mais introvertido e deprimido, com acessos de raiva ocasionais à medida que procura mais trabalho. No final das contas, Carol aceita a proposta de casamento.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção[editar | editar código-fonte]

O filme não foi bem recebido no lançamento, com uma classificação de 23% na avaliação agregada do Rotten Tomatoes com base em 26 avaliações. O consenso do site afirma: "Sonny está afundado pela evidente incapacidade do estreante diretor Nicolas Cage de localizar o cerne da história de seu filme - ou modular adequadamente as performances de seu elenco."[5] No entanto, Tommy Wiseau é um fã do filme, e a atuação de Franco nele deu a Wiseau fé na capacidade de Franco de retratá-lo com respeito em The Disaster Artist.[6]

Referências

  1. «Sonny (2002) - Financial Information». The Numbers. Consultado em 23 de fevereiro de 2018 
  2. «Sonny (2002)». Box Office Mojo. Consultado em 23 de fevereiro de 2018 
  3. «Sonny». no CineCartaz (Portugal) 
  4. Sonny, o Amante no AdoroCinema
  5. «Sonny (2002)». Rottentomatoes.com. Consultado em 25 de janeiro de 2019 
  6. «Los Angeles Times». Facebook.com (em inglês). Consultado em 12 de setembro de 2017