Sofia de Saxe-Weissenfels – Wikipédia, a enciclopédia livre

Sofia de Saxe-Weissenfels
Princesa de Saxe-Weissenfels
Sofia de Saxe-Weissenfels
Princesa consorte de Anhalt-Zerbst
Reinado 18 de junho de 16763 de novembro de 1718
Antecessor(a) Sofia Augusta de Holstein-Gottorp
Sucessor(a) Edviges Frederica de Württemberg-Weiltingen
 
Nascimento 23 de junho de 1654
  Halle, Saxônia-Anhalt, Alemanha
Morte 31 de março de 1724 (69 anos)
  Castelo de Zerbst, Saxônia-Anhalt, Alemanha
Sepultado em 7 de junho de 1724, Igreja de São Bartolomeu, Zerbst
Cônjuge Carlos Guilherme de Anhalt-Zerbst
Casa Wettin (por nascimento)
Ascânia (por casamento)
Pai Augusto de Saxe-Weissenfels
Mãe Ana Maria de Mecklemburgo-Schwerin

Sofia de Saxe-Weissenfels (em alemão: Sophia von Sachsen-Weißenfels; Halle, 23 de junho de 1654 — Castelo de Zerbst, 31 de março de 1724)[1] foi princesa de Saxe-Weissenfels por nascimento e princesa de Anhalt-Zerbst pelo seu casamento com Carlos Guilherme de Anhalt-Zerbst.

Família[editar | editar código-fonte]

Sofia era a terceira filha e sexta criança nascida do duque Augusto de Saxe-Weissenfels e de sua primeira esposa, Ana Maria de Mecklemburgo-Schwerin. Seus avós paternos eram João Jorge I, Eleitor da Saxônia e de Madalena Sibila da Prússia. Seus avós maternos eram Adolfo Frederico I, Duque de Mecklemburgo-Schwerin e de Ana Maria da Frísia Oriental.

Ela recebeu seu nome em homenagem a sua bisavó paterna, Sofia de Brandemburgo.

Sofia tinha doze irmãos. Alguns dos quais eram: Madalena Sibila, duquesa de Saxe-Gota-Altemburgo como esposa de Frederico I, Duque de Saxe-Gota-Altemburgo; João Adolfo I, Duque de Saxe-Weissenfels, sucessor do seu pai, casado duas vezes; Augusto, reitor de Magdeburgo; Cristiano, marechal do exército do Eleitorado da Saxônia; Cristina, esposa de Augusto Frederico de Holstein-Gottorp, príncipe-bispo de Lübeck; Henrique, conde de Barby, marido de Isabel Albertina de Anhalt-Dessau; Alberto, marido de Cristina Teresa de Löwenstein-Wertheim-Rochefort, etc.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sofia e Carlos Guilherme casaram-se em 18 de junho de 1676, na cidade de Halle. Ele era filho do príncipe João VI de Anhalt-Zerbst e de Sofia Augusta de Holsácia-Gottorp, que foi regente do principado durante a menoridade do filho.

Ao contrário da maioria dos casais de sua época, a princesa e o marido compartilhavam de um mesmo quarto, o que sugere que eles se casaram por amor.

O príncipe morreu com 66 anos de idade, em 3 de novembro de 1718. Eles tiveram três filhos juntos, dos quais apenas a mais nova, Madalena Augusta, teve descendência.

Sofia faleceu em 31 de março de 1724, aos 69 anos de idade. Em 7 de junho, ela foi enterrada Igreja de São Bartolomeu, em Zerbst.

Descendência[editar | editar código-fonte]

O casal teve três filhos:

Referências