Sodoku – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Não confundir com Sudoku.
Sodoku
Sodoku
Mais conhecida como febre da mordedura do rato.
Especialidade infecciologia
Classificação e recursos externos
CID-10 A25.0
CID-9 026.0
CID-11 1104357482
DiseasesDB 32803
MedlinePlus 001348
MeSH D011906
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

Sodoku ou espirilose é uma doença zoonótica causada pela bactéria gram-negativa Spirillum minus. É uma forma da febre da mordedura do rato similar a estreptobacilose.

Causas[editar | editar código-fonte]

A infecção geralmente é adquirida através da mordida ou arranhão de um rato ou outro roedor como camundongos, esquilos e gerbilos. Também pode ocorrer por contato com secreções ou consumo de água infectada com a urina de roedores infectados. O sodoku é mais comum na Ásia. O período de incubação varia de 4 a 28 dias.

Sinais e sintomas[editar | editar código-fonte]

A lesão inicial causada pela mordida de um roedor vetor resulta em ulcerações e reações inflamatórias leves. As lesões podem sarar inicialmente, mas reaparecem com os sintomas do estágio avançado. Os sintomas incluem febre recorrente, com a temperatura corporal variando entre 38–40°C. A febre dura por 2–4 dias mas geralmente recua em 4–8 semanas. Este ciclo pode continuar por meses ou mesmo anos ininterruptamente.

Outros sintomas incluem[1]:

Complicações

Caso não tratada adequadamente nos primeiros dias as complicações incluem:

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Pode ser tratada com penicilina G ou tetraciclinas por via oral por 7 a 14 dias ou por via intravenosa. A taxa de mortalidade varia entre 6-10%.[2]

Referências