Sobrepastoreio – Wikipédia, a enciclopédia livre

Sobrepastoreio, causado pela fauna nativa, visível na parte superior direita, em Nova Gales do Sul, Austrália
Sobrepastoreio no Algarve
Uma área de sobrepastoreio

O fenómeno de sobrepastoreio ocorre quando as plantas estão expostas a pastoreio intensivo durante longos períodos de tempo, ou sem períodos suficientes para a necessária recuperação ambiental. Pode ser causada pelo gado nas aplicações agrícolas mal geridas, ou por sobrepopulações de nativos ou não nativos dos animais selvagens. Reduz a utilidade, a produtividade e a biodiversidade dos terrenos e é uma das causas da desertificação e a erosão. O sobrepastoreio também é visto como uma causa da propagação de plantas não nativas e doenças.

O sobrepastoreio utiliza-se como exemplo clássico da Tragédia dos comuns.[1] A produção sustentável de pastagens baseia-se na gestão de pastos, de animais, e a comercialização de gado. Como o pastoreio é a base das pastagens para produção de gado, já que afecta tanto a saúde animal e vegetal como a produtividade.[2]

Processo[editar | editar código-fonte]

Pode produzir-se no pastoreio contínuo ou rotativo, e ser causado por ter demasiados animais em exploração ou por não controlar adequadamente a actividade de pastoreio. Reduz as zonas de folhas de plantas aceitáveis, o que reduz a interceptação da luz solar e o crescimento da planta. As plantas enfraquecem e reduz-se o comprimento da raiz e, potencialmente, a área de pastoreio pode ser reduzida. Um indicador de sobrepastoreio é a falta de pasto suficiente para sustentar os animais, bem como zonas do solo sem vegetação com a terra exposta. No entanto, até zonas bem cobertas sofrem de sobrepastoreio. Causa a desertificação e a erosão do solo permanentes, o que traz graves consequências não só para a fauna e a flora como para a sustentabilidade humana.

Referências

  1. Garrett Hardin, "The Tragedy of the Commons", Science, Vol. 162, No. 3859 (Dec 13, 1968), pp. 1243-1248. também em here and here.
  2. «West Virginia University Extension Service Overgrazing Can Hurt Environment, Your Pocketbook Ed Rayburn. 2000.». Arquivado do original em 23 de abril de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]