Sobradinho (Distrito Federal) – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outras localidades com este nome, veja Sobradinho.
Região Administrativa de Sobradinho
Bandeira de Sobradinho
Bandeira de Sobradinho
Bandeira
Hino
Região Administrativa V
Fundação: 13 de maio de 1960 (63 anos)
Lei de criação: 4545 de 10 de dezembro de 1964

Mapa de Sobradinho
Mapa de Sobradinho

Limites: Brazlândia, Planaltina, Paranoá, Itapoã, Lago Norte e Plano Piloto[1]
Distância de Brasília: 22 km
Administrador(a): Gutemberg Tosatte Gomes [2]
Área  
 - Total 193,52 km²
População  
 - Total 69.363[3] habitantes '
IDH 0,837 alto SEPLAN/2000[4]
Site governamental www.sobradinho.df.gov.br

Sobradinho é uma região administrativa do Distrito Federal brasileiro.

História[editar | editar código-fonte]

Sobradinho começou a se originar quando Antônio Gomes Rabelo ocupou as terras onde atualmente se localiza o núcleo urbano e fundou a Fazenda Sobradinho. O local foi bastante desmembrado devido a muitas vendas e inventários, passando a ser propriedade de várias famílias.

Durante a construção de Brasília, entre 1956 e 1960, um dos diretores da Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital) o deputado federal Iris Meinberg, que havia sido presidente da Confederação Nacional de Agricultura, teve a ideia de criar uma cidade tipicamente rural no Distrito Federal. A melhor opção encontrada foi assentar a nova cidade na região, que tradicionalmente desenvolvia atividades agropecuárias desde os tempos de seus primeiros ocupantes.

A partir de 1959, a Novacap elaborou um levantamento de uma área onde estaria localizada a sede da região administrativa. Havia a necessidade de alojar definitivamente as famílias imigrantes do Nordeste de Goiás, da Bahia e de outros estados. Essas pessoas foram transferidas para as margens da antiga estrada que ligava a cidade goiana de Planaltina à nova capital. Sobradinho foi fundada em 13 de maio de 1960, recebendo a condição de região administrativa, conforme a Lei 4545, de 10 de dezembro de 1964. Do seu território original, definido em 1964, posteriormente foram desmembradas as regiões administrativas de Itapoã e Sobradinho II.

Sobradinho possui cerca de 69.363 habitantes (PDAD 2018).

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

Planta original de Sobradinho
Mapa completo de Sobradinho

Assim como o Plano Piloto[1], Sobradinho também é uma cidade planejada. O plano da cidade foi elaborado entre 1958 e 1959 pelo engenheiro Inácio de Lima Ferreira, que pertencia ao quadro de engenheiros do Departamento de Terras e Agricultura da Novacap. Lúcio Costa, urbanista, principal responsável pelo planejamento de Brasília e chefe do Departamento de Urbanismo da Novacap, preferiu que o planejamento fosse executado por um arquiteto de sua equipe. O projeto de Sobradinho foi então confiado ao urbanista Paulo Hungria Machado, que também já havia feito o plano urbanístico de Gama. A construção da cidade se desenvolveu entre 1959 e 1960 com recursos do Departamento de Terras e Agricultura da Novacap. Pouco depois, Inácio Lima Ferreira retomou o projeto, executando serviços topográficos, arruamento e locação de terrenos, instalando os serviços subterrâneos de abastecimento d'água e saneamento básico.

Com este mapa é possível encontrar todas as divisões da região administrativa de Sobradinho, não apenas a porção planejada, de maior concentração urbana, vista na planta acima, mas todas as áreas que foram crescendo desde a fundação de Sobradinho, incluindo bairros e também núcleos rurais de menor acesso.

Dentre os bairros de Sobradinho estão: Colorado, Grande Colorado e Núcleo Rural Lago Oeste.[5] Antes de se tornarem uma região administrativa, a Fercal e Sobradinho II eram bairros de Sobradinho.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Lei nº 1.648, de 16 de setembro de 1997
  2. «Perfil do administrador». Administração Regional de Sobradinho. 1 de janeiro de 2019. Consultado em 1 de janeiro de 2019 
  3. «COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE AS PROJEÇÕES POPULACIONAIS, A PDAD 2018 E A NOVA DELIMITAÇÃO (OFICIAL) DAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS DO DISTRITO FEDERAL» (PDF). www.codeplan.df.gov.br. Consultado em 22 de agosto de 2021 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M das Regiões Administrativas do Distrito Federal». Secretaria de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal (Seplan). 2000. Consultado em 22 de julho de 2012 [ligação inativa]
  5. Marcia Zarur. «Lago Oeste – Para viver, amar e passear». Olhar Brasília. Consultado em 1 de setembro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sobradinho (Distrito Federal)