Slovenj Gradec – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outras cidades contendo este nome, veja Gradec (desambiguação).
Slovenj Gradec
  Cidade e município  
Vista de Slovenj Gradec
Vista de Slovenj Gradec
Vista de Slovenj Gradec
Localização
Localização do município de Slovenj Gradec na Eslovênia
Localização do município de Slovenj Gradec na Eslovênia
Localização do município de Slovenj Gradec na Eslovênia
Slovenj Gradec está localizado em: Eslovênia
Slovenj Gradec
Localização da sede do município
Coordenadas 46° 30' 37" N 15° 4' 50" E
País  Eslovênia
Administração
Sede Slovenj Gradec
Prefeito Matjaž Zanoškar
Características geográficas
Área total [1] 173,7 km²
População total (censo 2002) [1] 16 779 hab.
 • Estimativa (2010[1]) 16 862
Densidade 96,6 hab./km²
Altitude 409 m
Fuso horário CET (UTC+1)
Horário de verão CEST (UTC+2)
2380
(+386) 0288
Sítio www.slovenj-gradec.si

Slovenj Gradec (em alemão: Windischgrätz, a partir de ~1900 Windischgraz) é uma cidade e município urbano da Eslovénia. A sede do município fica na cidade de mesmo nome.

O município possui 16 862 habitantes (estimativa 2010). A cidade está localizada a cerca de 45 km a oeste de Maribor e 65 km a nordeste de Ljubljana.

História[editar | editar código-fonte]

Gradec, nome esloveno para 'pequeno castelo', foi mencionado pela primeira vez em uma escritura de 1091, então parte da Marcha Imperial da Estíria. O prefixo Windisch foi adicionado para diferenciar e distinguir da cidade Graz (cujo nome tem a mesma etimologia). O nome esloveno moderno, Slovenj Gradec (literalmente: o esloveno Graz)

De 1180 até 1918, Slovenj Gradec pertenceu ao Ducado da Estíria. desde 1804 uma terra da coroa do Império Austríaco. Foi a sede ancestral da família nobre Windisch-Graetz documentada pela primeira vez em 1220.[2] Após a dissolução da Áustria-Hungria em 1918, com o resto da Baixa Estíria, foi incluída no recém-criado Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos.

Lugar de nascença de Hugo Wolf

Até 1918, a cidade era uma ilha de língua alemã em uma área de língua eslovena. No censo de 1880, a cidade de Slovenj Gradec era 75 por cento de língua alemã e 25 por cento de língua eslovena[3]. Muitos habitantes, como a família do compositor Hugo Wolf, eram de origem étnica mista. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, muitos dos habitantes locais de língua alemã emigraram para a Áustria. Aqueles que permaneceram foram gradualmente assimilados na maioria agora de língua eslovena. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi ocupada pelos Nazistas e anexada ao Terceiro Reich. Os eslovenos locais foram submetidos a uma política de violenta germanização e muitos morreram de várias perseguições. A insurgência partidária desenvolveu-se na área, especialmente nas colinas a leste da cidade. Depois da Segunda Guerra Mundial, os restantes alemães étnicos foram expulsos da Iugoslávia, e Slovenj Gradec perdeu sua presença tradicional de falantes de alemão.

A partir da década de 1950, a cidade experimentou uma rápida industrialização e acabou se tornando o centro econômico e político não oficial da Caríntia Eslovena. Em 1994, tornou-se uma das 11 cidades da Eslovênia com o status de Cidade (ou Município Urbano).

Principais pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

A igreja paroquial na cidade é dedicada a Santa Isabel da Hungria e pertence à Arquidiocese Católica Romana de Maribor. Foi mencionado pela primeira vez em documentos escritos de 1235. Próximo a ele está uma capela gótica dedicada ao Espírito Santo com afrescos de meados do século XV.[4]

Em 1994, uma escavação arqueológica descobriu os restos do que se acredita ser a igreja mais antiga da Estíria, datando do período Carolíngio (segunda metade do século IX)[5].

Referências

  1. a b c «the Republic of Slovenia - Administrative units» (em inglês). GeoHive. Consultado em 13 de agosto de 2011. Arquivado do original em 10 de agosto de 2011 
  2. Der Große Brockhaus, Leipzig 1935, vol. 20, pág. 359
  3. Meyers Konversationslexikon, 5th ed., Leipzig-Vienna 1897, vol. 17, p. 794
  4. Slovenian Ministry of Culture register of national heritage reference numbers ešd 658 & 659
  5. Mira Strmčnik, Sveti Jurij, zakladnica podatkov, Izvršni svet Skupščine občine Slovenj Gradec, 1994

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Slovenj Gradec
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Eslovénia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.