Sisowath do Camboja – Wikipédia, a enciclopédia livre

Sisowath
Sisowath do Camboja
Rei do Camboja
Reinado 27 de abril de 1904
a 9 de agosto de 1927
Coroação 28 de abril de 1906
Antecessor(a) Norodom I
Sucessor(a) Sisowath Monivong
 
Nascimento 7 de setembro de 1840
  Mongkol Borey, Província de Phra Tabong, Reino de Rattanakosin
Morte 9 de agosto de 1927 (86 anos)
  Palácio Real de Phnom Penh, Phnom Penh, Indochina Francesa
Casa Sisowath
Pai Ang Duong
Mãe Neang Pou
Religião Budismo

Sua Majestade Sisowath de Camboja foi rei do seu país durante o tempo da colônia francesa conhecida como Protectorado Francês de Kampuchea, situação que o supeditou mais ao mandato estrangeiro que a uma verdadeira liderança política do seu país como todos os reis que estiveram no trono durante o comando francês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O príncipe Sisowath Monivong nasceu na cidade dos reis, Odong, em 1840, dantes da chegada dos franceses ao país, mas a Camboja estava então numa difícil situação entre as ambições geopolíticas dos seus dois vizinhos: Tailândia e Vietname, os quais aspiravam a integrar a Camboja a seus territórios e desaparecer de uma vez por toda a identidade do povo sucessor do antigo Império de Angkor. Mas a família real estava directamente sobre a influência do poder siamês e por esta razão o príncipe Sisowath foi educado em Bangkok. Só regressaria à sua Camboja natal em 1860 quando da morte do seu pai, o rei Ang Duong.

Na sua tentativa de prevenir que seu meio irmão, o príncipe Si Votha se declarasse rei, deslocou-se a Oudong e foi então elegido seu outro meio irmão, Norodom. Mas o hechó gerou uma rebelião que representou uma oportunidade para a nova força estrangeira interessada em Camboja: os franceses. Estes detiveram definitivamente os ânimos expansionistas vietnamitas e tailandeses em Camboja, e inclusive o aguerrido Vietname foi submetido pelos europeus. Com a desculpa de proteger ao Reino de Camboja de seus próximos inimigos, França declarou ao país Protectorado Francês de Kampuchea, ainda que concedeu-lhe uma maior autonomia que a Vietname.

O príncipe Sisowath então se autoexilou em Saigão em 1864, mas os franceses concederam-lhe "protecção" argumentando que sua vida corria perigo, mas o príncipe não era outra coisa que um instrumento para ameaçar o rei Norodom se este não colaborava com os novos amos do Sudeste asiático. Se o rei não "obedecia" aos desejos franceses, eles ameaçá-lo-iam com destronarlo e em seu lugar coroar a Sisowath.

Em 1867 Camboja vive a sua primeira rebelião contra o poder francês e o rei Norodom pede ao príncipe regressar ao país para acalmar os ânimos da população, o que efectivamente sucede.

Em 1884 França assegura o seu controle sobre Vietname, Laos e Camboja, derrota a Tailândia mas não a ocupa devido às pressões britânicas, então é declarado oficialmente o Reino de Camboja como Colónia francesa e a capital do Reino que era tradicionalmente Odong é movida com toda a família real a Phnom Penh. O príncipe Sisowath aprova abertamente o domínio francês e França obriga ao rei Norodom a eleger a seu meio irmão como seu legitimo sucessor ao trono.[1]

Em 1904, quando o rei Norodom morreu, Sisowath foi coroado como Rei de Camboja, mas sua política não seria diferente da de seu antecessor: ser um silencioso fantoche do governo colonial francês. O rei Sisowath da Camboja morreu em 1927 e sucedeu-lhe seu filho, o príncipe Sisowath Monivong.

Referências

  1. Norman G. Owen, The Emergence of Modern Southeast Asia, p. 363