Sismologia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Sismologia (do grego seismos, abalo + logos, tratado) é o estudo dos sismos (ou terremotos) e, genericamente, dos diversos movimentos que ocorrem na superfície do globo terrestre.

Esta ciência busca conhecer e determinar em que circunstâncias ocorrem os sismos naturais assim como suas causas e distribuição sobre o globo terrestre, a fim de prevê-los em tempo e espaço (o que ainda não é possível). Como derivação do estudo da distribuição e causa dos sismos, a sismologia usa métodos sismológicos para realizar estudos da estrutura da Terra, desde a superfície até o seu núcleo. A sismologia é um dos únicos métodos geofísicos utilizado para estudar as camadas mais profundas da Terra para compreender os mecanismos envolvidos na tectônica global do nosso planeta.

Na maior parte dos casos, os sismos são devidos a movimentos ao longo de falhas geológicas existentes entre as diferentes placas tectônicas que constituem a região superficial terrestre, as quais se movimentam entre si. Em Portugal, a sismologia desenlaçou-se graças ao Marquês de Pombal que depois do Sismo de 1755 mandou fazer um inquérito sobre tal com perguntas como: "Quando começou", "a que horas acabou" e se "os animais tiveram comportamento estranho". Para obter a resposta de algumas questões foi necessário estudar o sismo.

No Brasil, os principais centros de pesquisa de Sismologia no País são a Universidade de Brasília (UnB), o Observatório Nacional, o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo - USP e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).[1]

No contexto brasileiro são recorrentes sismos de baixas magnitudes, fator decorrente principalmente das condicionantes geológicas associadas. Entretanto, diversos cenários têm demandado cada vez mais estudos e desenvolvimento da sismologia, com destaque para a compreensão de sismos induzidos, sismos decorrentes de atividades de mineração e associados ao contexto de estabilidade de estruturas geotécnicas.

Em Portugal, os registos ficam a cargo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sismologia