Sigvard Bernadotte – Wikipédia, a enciclopédia livre

Sigvard
Príncipe da Suécia
Duque de Uplândia
Sigvard Bernadotte
Nascimento 7 de junho de 1907
  Estocolmo, Reino da Suécia
Morte 4 de fevereiro de 2002 (94 anos)
  Estocolmo, Suécia
Sepultado em 15 de fevereiro de 2002, Cemitério Real Haga, Solna, Suécia
Nome completo  
Sigvard Oscar Frederico Bernadotte
Esposas Erica Maria Patzek (1934–1943)
Sonja Christensen Robbert (1943–1961)
Marianne Lindberg (1961–2002)
Descendência Michael Sigvard, Conde de Wisborg
Casa Bernadotte
Pai Gustavo VI Adolfo da Suécia
Mãe Margarida de Connaught
Brasão

Sigvard, Duque de Uplândia (em sueco: Sigvard Oscar Fredrik; Drottningholm, 7 de junho de 1907Estocolmo, 4 de fevereiro de 2002), foi um príncipe sueco e designer de produtos, membro da família real sueca. Era o segundo filho do rei Gustavo VI Adolfo e da princesa Margarida de Connaught, e bisneto da rainha Vitória do Reino Unido. Ele era tio paterno do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia, e tio materno da rainha Margarida II da Dinamarca e da rainha Ana Maria da Grécia.

Ele era Príncipe da Suécia desde o nascimento, mas foi excluído da linha de sucessão em 1934, quando se casou com uma mulher de posição desigual, uma violação das disposições que proíbem casamentos entre um príncipe e uma "filha de homem privado", em vigor na época, contido tanto no Instrumento de Governo de 1809 como no Ato de Sucessão de 1810, e, além disso, perdeu os títulos principescos e ducais por decisão do Rei em Conselho. De acordo com os desejos do rei, ele seria então chamado apenas de Sr. Sigvard Bernadotte na Suécia. Em 1951 foram-lhe concedidos títulos de nobreza luxemburgueses, cuja interpretação permaneceu um ponto de discórdia na Corte Real durante o resto da sua vida, tendo Bernadotte declarado formalmente em 1983 que o seu título era Príncipe Sigvard Bernadotte.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Segundo filho do rei Gustavo VI Adolfo da Suécia e de sua primeira esposa, a princesa Margarida de Connaught, Sigvard nasceu com os títulos de príncipe da Suécia e duque da Uplândia. Sua mãe faleceu quando ele tinha doze anos de idade. Três anos depois, o rei desposou lady Louise Mountbatten, a qual teve um bom relacionamento com Sigvard e seus quatro irmãos. Estudou na Universidade de Upsália.

Casamentos[editar | editar código-fonte]

No dia 8 de março de 1934, em Londres, o príncipe Sigvard desposou a plebéia Erica Maria Patzek (n. 1911), natural de Wilmersdorf, Berlim. Como o casamento não foi considerado adequado, independente da concessão do rei, ele perdeu seus títulos e foi excluído da linha de sucessão ao trono sueco. Não tiveram filhos e divorciaram-se em 14 de outubro de 1943. Doze dias depois, em Copenhague, Sigvard casou-se com outra plebéia, Sonja Christensen Robbert (1909-2004). No ano seguinte tiveram um filho, Michael (1944-), mas se divorciaram em 6 de junho de 1961. Um mês depois, em Estocolmo, Sigvard casou-se com a também plebéia Marianne Lindberg (1924-), uma atriz e ex-esposa de Gabriel Tchang, filho de um ministro chinês.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Produtos de Bernadotte.

Em 2 de julho de 1951 foi recebido na nobreza de Luxemburgo por ato da grã-duquesa Carlota, com o título pessoal de Príncipe Bernadotte e o título hereditário de Conde de Wisborg.[2] Em 1983, Sigvard anunciou à agência de notícias Tidningarnas Telegrambyrå que ele se tornaria príncipe novamente. Bernadotte, contudo, não visava à restauração de sua posição na linha de sucessão, apenas o título, mas o rei Carlos XVI Gustavo jamais permitiu. Sigvard chegou a apelar no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, sem sucesso.

Brasão do Príncipe Bernadotte na nobreza do Luxemburgo.

Entre 1994 e 2002, Sigvard foi o bisneto mais idoso da rainha Vitória do Reino Unido, tendo alcançado a idade de noventa e quatro anos.

Vida profissional[editar | editar código-fonte]

Um designer de produtos, Sigvard Bernadotte ficou conhecido por criar produtos luxuosos de prata para Georg Jensen e objetos de plástico para o uso diário doméstico.[3]

Referências

  1. Prof. Gunnar Bramstång in ''Tronrätt, bördstitel och hustillhörighet ISBN 91-544-2081-4 p. 54 ff
  2. "Avis. Titres de Noblesse". Mémorial du Grand Duché de Luxembourg, 13/08/1951, p. 1135
  3. «Cópia arquivada». Consultado em 25 de dezembro de 2008. Arquivado do original em 23 de junho de 2004 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sigvard Bernadotte