Shigeru Miyamoto – Wikipédia, a enciclopédia livre

Shigeru Miyamoto
宮本 茂
Shigeru Miyamoto
Miyamoto em novembro de 2019
Nascimento 16 de novembro de 1952 (71 anos)
Sonobe, Quioto,  Japão
Cônjuge Yasuko Miyamoto
Alma mater Colégio de Arte de Kanazawa
Ocupação Projetista, diretor e produtor de jogos eletrônicos
Período de atividade 1977–presente
Empregador(a) Nintendo
Assinatura

Shigeru Miyamoto (宮本 茂 Miyamoto Shigeru?, Sonobe, 16 de novembro de 1952) é um designer e produtor de jogos eletrônicos japonês, conhecido por ser o criador de algumas das mais bem-sucedidas séries de jogos eletrônicos de todos os tempos, incluindo as séries Super Mario, Donkey Kong, The Legend of Zelda, Star Fox, F-Zero e Pikmin. Ele é amplamente conhecido como um dos designers mais talentosos e influentes da história da indústria de videogames.

Nascido em Sonobe, Japão, Miyamoto formou-se na Faculdade Municipal de Artes Industriais de Kanazawa. Ele originalmente procurou uma carreira como artista de mangás, até desenvolver um interesse em videogames. Com a ajuda de seu pai, ele entrou para a Nintendo em 1977 depois de chamar a atenção do presidente Hiroshi Yamauchi com seus brinquedos. Ele ajudou a criar arte para o jogo de arcade Sheriff, e mais tarde foi contratado para projetar um novo jogo de arcade, Donkey Kong.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Shigeru Miyamoto nasceu em 16 de novembro de 1952 na cidade japonesa de Sonobe. É o segundo filho do casal Lijake Miyamoto e Hinako Aruha. Desde pequeno gostava de desenhar, pintar e explorar as áreas próximas de sua casa. Mais tarde, inclusive, ele confessou ter baseado grande parte do jogo The Legend of Zelda em explorações que empreendia na infância em cavernas da região. Outra de suas inspirações para games veio do cão de um vizinho, que ficava sempre preso a uma corrente e o amedrontava particularmente: daí surgiu a ideia para o Chain Chomp, o conhecido inimigo da série Mario.

Miyamoto inscreveu-se na Academia de Artes Industriais e Manuais Kanazawa Munice em 1970 e, mesmo que afirmando que os estudos não estavam em primeiro lugar se formou cinco anos depois. Com o diploma de arquitetura em mãos, Shigeru conseguiu uma entrevista com um amigo de seu pai, Hiroshi Yamauchi, o presidente da Nintendo na época, que o contratou como artista e o colocou como um aprendiz no departamento de planejamento. Passou um bom tempo criando o exterior de máquinas de arcades, até começar a criar personagens, coisa que não pararia mais de fazer.

Em 1980, Hiroshi Yamauchi lançou Radar Scope, arcade que foi desenhado por Miyamoto. A NOA (Nintendo of America) havia solicitado três mil unidades da máquina, com o grande fracasso do videogame ficaram até duas mil unidades do produto estocados. Yamauchi não teve mais prejuízos e decidiu manter as cabines, optando por mudar o jogo. O presidente deu ao novato Shigeru Miyamoto a tarefa de consertar a situação nos Estados Unidos e criar um novo game, que com sorte levaria a empresa ao sucesso.

Miyamoto afirmou que o Radar Scope era muito ultrapassado e viu a necessidade de ir atrás de mais informações de programação, hardware e eletrônicos. A partir do acontecido decidiu trabalhar em um jogo usando o personagem Popeye, porém teve problemas com direitos autorais e partiu para outra ideia. Uma ideia que revolucionaria os videogames e marcaria personagens na história, logo em substituição da ideia de Popeye criou Donkey Kong, um jogo de plataforma onde JumpMan (nome provisório de Mario) tinha que salvar sua namorada Pauline das mãos de Donkey Kong.

Com o sucesso, Miyamoto foi escalado para produzir as sequências Donkey Kong Jr. e Donkey Kong 3 e a participar de outras produções como Excitebike e Devil World.

O próximo grande game seria Mario Bros., no qual utilizaria Jumpman, trocando o nome para Mario e dando-lhe um irmão chamado Luigi. Yokoi convenceu Miyamoto a usar habilidades especiais para o personagem e a possibilidade de pular grandes alturas sem se ferir, o que levou a alterar alguns aspectos do jogo.

Depois de Mario Bros. Miyamoto trabalhou em diversos games, como Ice Climber e Kid Icarus ao lado de Yokoi. Ele produziu outro game do Mario, chamado Super Mario Bros. e começou a trabalhar em um novo, chamado The Legend of Zelda.

Zelda foi um grande sucesso entre os jogadores de action RPGs, sendo o primeiro título da "nova geração de consoles" a vender mais de um milhão de unidades nos Estados Unidos. Os primeiros jogos da série foram lançados para o Nintendo e Game Boy, saindo na próxima geração para o Super Nintendo The Legend of Zelda: A Link to the Past.

Novos games vão sendo criados até que em 1996, Super Mario, até então um personagem de sprite 2D, ganha pela primeira vez um jogo totalmente em 3D, com um vasto mundo a ser explorado. Era lançado então o Super Mario 64 para o Nintendo 64, novo console de 64 bits da Nintendo.

Mario Kart 64, Star Fox 64, Yoshi's Story, 1080° Snowboarding e F-Zero X foram alguns dos jogos desenvolvidos para o novo console, até que em 1998 surge o que para muitos é considerado como o melhor jogo de videogame já feito até hoje: The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Nesta versão do game, Shigeru e seus colaboradores conseguem fazer uma transição de Hyrule e de seus personagens do 2D para o 3D.[2]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Miyamoto foi o primeiro indicado ao Hall da Fama da Academia de Artes e Ciências Interativas, que premia anualmente produtores de videogames revolucionários.[3] Além disso, estava entre os primeiros que tiveram, em 2004, a honra de receber uma estrela na "Calçada do Game" no San Francisco's Metreon Center (shopping center), uma seção inspirada na Calçada da Fama hollywoodiana.

Em 28 de Novembro de 2006, Miyamoto foi listado pela revista Time na reportagem "60 Anos de Heróis Asiáticos", juntamente com Mahatma Gandhi, Hayao Miyazaki, Madre Teresa, Bruce Lee, e Dalai Lama.[4]

Miyamoto recebeu, em 2007, no Game Developers Choice Awards (uma espécie de Oscar dos criadores de games), o Life Achievement Award (espécie de prêmio pelo "conjunto de sua obra") graças a uma carreira de grandes realizações no mundo dos games, contribuindo com alguns dos mais importantes títulos do setor, como os notórios Mario, The Legend of Zelda e Donkey Kong, além de auxiliar na criação de renomados títulos como Metroid Prime e inovar em quesitos técnicos, como os que resultaram no êxito dos novos consoles da Nintendo, Nintendo DS e Wii.

Shigeru Miyamoto também foi escolhido, em 2007, como uma das "100 Personalidades mais Influentes do Ano" pela revista Time, tendo sido novamente indicado para integrar a lista de 2008 pelos leitores da revista, figurando na 1ª posição na votação aberta ao público.

Em 2019, Miyamoto foi premiado como "Pessoa de Mérito Cultural" pelo governo japonês pelas contribuições no desenvolvimento da indústria dos jogos no Japão.[5][6][7]

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ludografia de Shigeru Miyamoto
Ano Título Ocupação
1979 Sheriff Artista[8]
1980 Space Firebird Artista[8]
1981 Donkey Kong Diretor, designer[9][10]
Sky Skipper Designer[11]
1982 Donkey Kong Jr. Diretor, designer[10][12]
Popeye Diretor, designer[10][8]
1983 Mario Bros. Diretor, designer[10][13]
Donkey Kong 3 Diretor, designer[10][14]
Baseball Designer[15]
1984 Tennis Designer[15]
Golf Designer[15]
Devil World Diretor, designer, produtor[10][16]
Excitebike Diretor, designer, produtor[17]
Hogan's Alley Diretor, designer[18]
Wild Gunman Diretor, designer[18]
Duck Hunt Diretor, designer[18]
1985 Kung Fu Diretor, designer[18]
Super Mario Bros. Diretor, designer, produtor[10]
1986 The Legend of Zelda Diretor, designer, produtor[10][19]
Super Mario Bros.: The Lost Levels Diretor, producer[10][20]
1987 Zelda II: The Adventure of Link Produtor[21]
Yume Kōjō: Doki Doki Panic (Super Mario Bros. 2) Designer, produtor
1988 Super Mario Bros. 3 Diretor, designer, produtor[10][22]
1990 Super Mario World Produtor
F-Zero Designer, produtor
1991 The Legend of Zelda: A Link to the Past Produtor
1993 Star Fox Designer, produtor[23]
1995 BS Zelda no Densetsu Designer[24]
1996 Pokémon Red and Blue Produtor[25][26]
Super Mario 64 Diretor, produtor[10][27]
Wave Race 64 Produtor[28]
1997 Star Fox 64 Designer, produtor[23]
1998 The Legend of Zelda: Ocarina of Time Designer, produtor, supervisor[29]
1999 Pokémon Snap Produtor[30][31]
2000 Paper Mario
The Legend of Zelda: Majora's Mask Produtor, supervisor[32]
2001 Luigi's Mansion Produtor, conceito original[33][34]
Pikmin
2002 Metroid Prime Produtor[35]
2005 Nintendogs Producer, conceito original[36]
2006 The Legend of Zelda: Twilight Princess Produtor[37]
Wii Sports Produtor geral[38]
2007 Super Mario Galaxy Produtor, game design concept[39]
Wii Fit Designer, produtor geral[40][41]
2011 Steel Diver Designer, produtor geral[42]
2015 Super Mario Maker Produtor geral, conceito original[43]
2016 Star Fox Zero Diretor de supervisão, produtor[44]
Super Mario Run Diretor, produtor[45]
2017 The Legend of Zelda: Breath of the Wild Produtor geral[46]
Super Mario Odyssey Produtor executivo[47]
2021 Super Nintendo World Diretor criativo[48]
2023 Super Mario Bros. O Filme Produtor[49]
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom Produtor geral[50]
Pikmin 4 Produtor geral
TBA The Legend of Zelda (filme live-action) Produtor geral[51]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Master of Play». The New Yorker 
  2. Alex Sandro de Mattos (24 de fevereiro de 2011). «Developers: Shigeru Miyamoto». Nintendoblast.com.br. Consultado em 29 de janeiro de 2013 
  3. «Hall da Fama da Academia de Artes e Ciências Interativas». Interactive.org 
  4. «60 Asian Heroes» (em inglês). Kotaku.com. Cópia arquivada em 10 de julho de 2012 
  5. Victor Aliaga (29 de outubro de 2019). «Shigeru Miyamoto é honrado pelo governo do Japão por contribuições culturais». IGN Brasil. Consultado em 29 de outubro de 2019 
  6. Haydn Taylor (29 de outubro de 2019). «Shigeru Miyamoto recognised with Japanese cultural award» (em inglês). gamesindustry.biz. Consultado em 29 de outubro de 2019 
  7. «文化功労者 ゲームを日本文化の代表に 任天堂の宮本茂さん». The Sankei Shimbun (em japonês). 29 de outubro de 2019. Consultado em 29 de outubro de 2019 
  8. a b c «Wii Official Site at Nintendo». Us.wii.com. Consultado em 7 de janeiro de 2014. Cópia arquivada em 9 de agosto de 2009 
  9. «Donkey Kong – Credits». allgame. 3 de outubro de 2010. Consultado em 7 de janeiro de 2014. Cópia arquivada em 29 de junho de 2009 
  10. a b c d e f g h i j k «The Man Behind Mario». GamesTM (95) 
  11. «Retroradar: Discovering Sky Skipper». Retro Gamer (170). Julho de 2017. pp. 6–7 
  12. «Donkey Kong Jr. Tech Info - GameSpot.com». archive.ph. 30 de julho de 2012. Consultado em 3 de setembro de 2021. Arquivado do original em 30 de julho de 2012 
  13. «Mario Bros. Tech Info». Consultado em 23 de outubro de 2017. Arquivado do original em 4 de novembro de 2012 
  14. «Donkey Kong 3 Tech Info». Consultado em 23 de outubro de 2017. Arquivado do original em 4 de novembro de 2012 
  15. a b c Kohler, Chris. «Miyamoto Spills Donkey Kong's Darkest Secrets, 35 Years Later». Wired. Consultado em 17 de outubro de 2016 
  16. «Devil World Tech Info». Consultado em 23 de outubro de 2017. Arquivado do original em 4 de novembro de 2012 
  17. «Excitebike Tech Info - GameSpot.com». archive.ph. 2 de julho de 2012. Consultado em 3 de setembro de 2021. Arquivado do original em 2 de julho de 2012 
  18. a b c d Yamashita, Akira (8 de janeiro de 1989). «Shigeru Miyamoto Interview: Profile of Shigeru Miyamoto». Micom BASIC (em japonês) (1989–02)  Parâmetro desconhecido |trans-quote= ignorado (ajuda)
  19. «The Legend of Zelda – Credits». allgame. 3 de outubro de 2010. Consultado em 7 de janeiro de 2014 
  20. «Super Mario Bros.: The Lost Levels Tech Info». Consultado em 12 de maio de 2009. Arquivado do original em 4 de novembro de 2012 
  21. «Nintendo Switch: The Evoulution of Gaming». handmadewritings. 31 de outubro de 2016. Consultado em 11 de julho de 2016 
  22. Knorr, Alyse (27 de abril de 2016). «The Making (And Legacy) Of Super Mario Bros. 3». Kotaku. G/O Media. Consultado em 20 de março de 2020 
  23. a b «Interview with Shigeru Miyamoto». Nintendo Power. Janeiro de 1997. Consultado em 2 de dezembro de 2008. Arquivado do original em 21 de dezembro de 2008 
  24. Predefinição:Citar vídeo game
  25. «Pokémon Red Version (Game Boy, 1998) credits». MobyGames (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2023 
  26. «Pokémon Blue Version (Game Boy, 1998) credits». MobyGames (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2023 
  27. «Super Mario 64 – Credits». allgame. 3 de outubro de 2010. Consultado em 7 de janeiro de 2014 
  28. «Wave Race 64: Kawasaki Jet Ski (1996)». MobyGames (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2023 
  29. «The Legend of Zelda: Ocarina of Time (1998)». MobyGames (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2023 
  30. «Pokémon Snap (Nintendo 64, 1999) credits». MobyGames (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2023 
  31. «Paper Mario (Nintendo 64, 2000) credits». MobyGames (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2023 
  32. «The Legend of Zelda: Majora's Mask (2000)». MobyGames (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2023 
  33. «Luigi's Mansion (2001)». MobyGames (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2023 
  34. «Pikmin (2001)». MobyGames (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2023 
  35. «Metroid Prime (GameCube, 2002) credits». MobyGames (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2023 
  36. «Nintendogs (2005)». MobyGames (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2023 
  37. «The Legend of Zelda: Twilight Princess (Wii, 2006) credits». MobyGames (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2023 
  38. «Wii Sports (Wii, 2006) credits». MobyGames (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2023 
  39. «Super Mario Galaxy». 12 de novembro de 2007 – via www.imdb.com 
  40. «The Boar». theboar.org (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2023 
  41. «Wii Fit (2007)». MobyGames (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2023 
  42. Iwata, Satoru. «Asking Mr. Miyamoto Right Before Release». Iwata Asks. Nintendo 
  43. «Super Mario Maker (Wii U, 2015) credits». MobyGames (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2023 
  44. «Star Fox Zero (2016)». MobyGames (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2023 
  45. Otero, Jose (9 de setembro de 2016). «11 Things We Learned About Super Mario Run». ign.com. Consultado em 9 de setembro de 2016 
  46. «The Legend of Zelda: Breath of the Wild (2017) credits». MobyGames (em inglês). Consultado em 22 de julho de 2023 
  47. «Super Mario Odyssey (2017) credits». MobyGames (em inglês). Consultado em 22 de julho de 2023 
  48. Bailey, Kat (20 de fevereiro de 2023). «Interview: Shigeru Miyamoto Opens Up About Super Nintendo World and Nintendo's Future». IGN (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2023 
  49. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Mario movie
  50. «The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom (2023) credits». MobyGames (em inglês). Consultado em 22 de julho de 2023 
  51. «'Legend of Zelda' Live-Action Film in Development From Nintendo and 'Maze Runner' Director Wes Ball». Variety. Consultado em 7 de novembro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Shigeru Miyamoto