Shibu – Wikipédia, a enciclopédia livre

Shibu

Shibu (詩舞) ou Senbu (扇舞) (dança do leque) é o termo japonês que designa a dança que acompanha o shiguin,a apresentação que se integra à música e à recitação de um poema. O dançarino ou dançarina costuma usar um leque para acompanhar a sua movimentação.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
           De acordo com o livro mais antigo da história japonesa, Kojiki (Registro de Casos Antigos), a dança nasceu quando Amaterasu Omikami, Deusa do Sol, escondeu-se em uma caverna, depois de brigar com o irmão, Susano-o. Deixados no frio e no escuro, os outros deuses começaram a dançar em volta da caverna para atrair a atenção de Amaterasu, para que ela saísse do esconderijo. O artifício funcionou: curiosa, ela saiu da caverna e o sol voltou a brilhar.											  Shibu ou Senbu (dança do leque) é o termo japonês que designa a dança que acompanha o shiguin, apresentação que se integra à música e à recitação de um poema. O dançarino ou dançarina costuma usar um leque para acompanhar a sua movimentação, os movimentos costumam ser de artes marciais.