Severo Luzardo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Severo Luzardo Filho
Conhecido(a) por Tuca
Nascimento 29 de junho de 1962
Uruguaiana, RS
Morte 12 de março de 2022 (59 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Ocupação Figurinista e Carnavalesco

Severo Luzardo Filho (Uruguaiana, 29 de junho de 1962Rio de Janeiro, 12 de março de 2022) foi um carnavalesco e figurinista brasileiro. Nascido no seio da Escola de Samba Os Rouxinóis de Uruguaiana, do RS, filho de Severo Muruzzi Luzardo, que foi presidente da escola, falecido em 2011[1] e de Magda Luzardo que foi carnavalesca durante anos na mesma agremiação, falecida em 2013. Pai do Chef Thiago Luzardo, formado pela Lê cordon Bleu Brasil . No carnaval carioca, Severo teve passagens pela União da Ilha do Governador, Império Serrano, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Cubango, entre outras. Além do carnaval, Severo foi figurinista de novelas do exterior, como Laços de Sangue,[2] e de filmes, como o "O Tempo e o Vento".

História[editar | editar código-fonte]

Começou sua carreira profissional em Uruguaiana, RS, onde atuou durante muito tempo como carnavalesco da escola de samba Os Rouxinóis desde os anos 70. Com 14 anos mudou-se Porto Alegre e cursou as faculdades de Arquitetura e Urbanismo na Ritter dos Reis, Publicidade e Propaganda na PUC/RS, e Artes Plásticas no Atelier Livre da Prefeitura. Na capital gaúcha, assinou figurinos de peças de teatro e pequenos filmes. Nesse período, aceitou o convite da escola de samba Academia de Samba Praiana e renovou sua estética com campeonato e colocações marcantes na vida da entidade.

Severo sempre foi um apoiador do teatro gaúcho incentivando com materiais e aportes financeiros para a construção de diversos espetáculos, calçado na sua visão de Diretor de Marketing da empresa Makro Central de Aviamentos de Porto Alegre. Nesse período viajou pelos grandes centros de moda internacionais, fazendo constantemente o circuito Paris/Milão, e palestrando pelo Brasil todo sobre mercado e tendências futuras. Inaugurou sua empresa de consultoria, a Luzardo Moda e Marketing, onde assinou diversas coleções para empresas de confecções de todo o Brasil. Assumiu ainda a direção regional da marca GUESS no Brasil, promovendo a expansão de mercado e eventos institucionais no Sul do país.

Sempre mantendo uma forte relação com o Rio de Janeiro desde pequeno, pois sua família também tinha residência em Copacabana, onde vive até hoje, optou em seguir a carreira de figurinista nesta cidade em 2002.

Tornou-se carnavalesco no ano de 2004 do Boi da Ilha do Governador, com o enredo "Uni, Duni, Tê, brincando construí um mundo novo pra você". Na sequência trabalhou com as escolas de samba Vizinha Faladeira, Villa Rica,[3] e Acadêmicos do Dendê.

Entrou para a Televisão Globo em 2002, criando figurinos para novelas e minisséries e paralelamente cursou uma Pós-graduação em Figurino e Carnaval na Universidade Veiga de Almeida. Como assistente de figurino, fez seu primeiro filme longa metragem em 2004, "Mais Uma Vez Amor", dirigido por Rosane Savartman. Também como assistente de figurino, trabalhou nas minisséries "Queridos Amigos" (escrita por Maria Adelaide Amaral e dirigida por Denise Saraceni) e "Acampamento de Férias 2" (escrita por Renato Aragão e direção de Jayme Monjardim), nas novelas "Ciranda de Pedra" (escrita por Alcides Nogueira e direção de Denise Saraceni),  "Tempos Modernos" (escrita por Bosco Brasil sob a supervisão de texto de Aguinaldo Silva e direção ficou a cargo de José Luiz Villamarim), "Cordel Encantado" (escrita por Duca RachidThelma Guedes e Thereza Falcão com a direção  Amora Mautner e direção de núcleo de Ricardo Waddington), e nos especiais "Dó, ré, mi, fábrica" (escrito por Péricles Barros com direção de Flávia Lacerda), "O Natal do Menino Imperador" (escrito por Péricles de Barros, com direção geral de Denise Saraceni) e "Nosso Querido Trapalhão" (direção de núcleo de Jayme Monjardim e direção geral de Teresa Lampreia).

Participou da equipe brasileira da novela "Laços de Sangue", uma telenovela portuguesa, a primeira resultante da parceria SIC e Rede Globo. Esta novela ganhou o Emmy Internacional de melhor telenovela de 2011.

Em 2008, foi contratado para ser carnavalesco do Arranco do Engenho de Dentro, onde apresentou o enredo "Andanças e Folias" e continuou na escola do Engenho de Dentro por alguns anos. Tanto foi sua relação de carinho com a comunidade, que num feito inédito, passou a integrar a galeria de velha guarda da agremiação permanecendo até hoje.

Em 2011, inovou como carnavalesco da Império da Tijuca, surpreendendo o público e comunidade com o belo desfile apresentado pela escola do Morro da Formiga. Em 2012 confirmou a boa atuação do ano anterior o que o fez ser reconhecido como um dos carnavalescos emergentes do Carnaval Carioca.

Criou e produziu em 2008, parte dos figurinos dos insertes musicais para o filme indiano "Enthiran", ou "Robot" (em Inglês), e foi junto com a equipe gravar nas belas locações de Machu Pichu, no Peru. Dirigido por S. Shankar e produzido por Kalanithi Maran, o filme estreou mundialmente em Outubro de 2010, e se converteu na película mais cara da Índia até essa data, batendo recordes de espectadores.

Em 2013, como figurinista assistente, integrou a equipe do filme "Vendo ou Alugo", longa metragem de comédia brasileiro dirigido por Betse de Paula, e produzido por Mariza Leão. No carnaval, foi contratado para fazer o carnaval da Acadêmicos do Cubango,[4] criando um espetáculo de luxo e beleza com o enredo "Teimosias da Imaginação". Neste ano também como carnavalesco do Arranco do Engenho de Dentro.[5]

Em 2014, fez o carnaval da Paraíso do Tuiuti, com a reedição do histórico "Kizomba, a festa da raça", da Vila Isabel, do ano de 1988.[6] Foi uma de seus trabalhos mais marcantes, honrando com brilhantismo o grande enredo repaginado em parceria com Martinho da Vila.

Como gaúcho de origem, teve a responsabilidade de criar um dos maiores figurinos do cinema nacional, com uma precisão impecável na reprodução de detalhes da indumentária gaúcha no filme "O Tempo e o Vento"  filme brasileiro dirigido por Jayme Monjardim. O longa metragem estreou em 20 de setembro de 2013, obtendo uma renda de 7,7 milhões de reais em bilheteria. Esta adaptação da trilogia homônima de Érico Veríssimo recebeu o troféu Lente de Cristal de Melhor Filme - 5º Cinefest Brasil/Montevidéu. Depois foi adaptado para linguagem da televisão com uma hora a mais de gravações e foi exibido pela Rede Globo como uma microssérie em 2014.

Na TV Globo, assinou como figurinista titular também a novela das 18 horas "Flor do Caribe", escrita por Walther Negrão, com colaboração de Suzana Pires, do núcleo de Jayme Monjardim.

Já em 2015, foi contratado pela Produtora Casablanca de SP, para assinar os figurinos de época da novela "Escrava Mãe", escrita por Gustavo Reiz e dirigida por Ivan Zettel. Devido ao sucesso estrondoso de crítica e público, a produtora paulista o contratou automaticamente para realizar as novelas "A Terra Prometida" (escrita por Renato Modesto e direção geral de Alexandre Avancini), "O Rico e Lázaro" (de Paula Richard e direção geral de Edgard Miranda) e ainda a novela "Belaventura" dirigida por Ivan Zettel.

A partir daí sua carreira passa a ter destaque marcante no Rio de Janeiro. No ano seguinte Severo surpreende resgatando toda a dignidade e estima do Império Serrano com o enredo "Poema aos peregrinos da Fé". Com a comunidade em êxtase, faz no ano seguinte um dos mais lindos desfiles da escola, contando sua própria história no enredo - "Silas canta Serrinha".

Em 2016 Severo Luzardo retornou a sua cidade natal e escola de origem, a Rouxinóis, para um enredo sobre os carnavais antigos, e sagrou-se mais uma vez campeão. Também em 2016, assina o figurino do filme "Pequeno Segredo",  filme brasileiro e neozelandês do gênero drama, dirigido por David Schürmann, e que foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro.

Assina ainda o figurino de "TIÃO" um curta-metragem de ficção que discute a cidade e a violência a partir de um personagem símbolo de sua formação, São Sebastião. Criado por Jeferson Pedro e co-roteirizado e dirigido por Clementino Junior, dentro de um processo de criação e execução colaborativo, falta pouco para chegar às telas.

Como carnavalesco, atinge em 2017 o topo da elite do carnaval carioca assinando a querida escola de samba União da Ilha do Governador, com o enredo "Nzara Ndembu, glória ao senhor tempo", sobre a cultura Bantu. Numa renovação total da estética da escola, mais uma vez arrebanha a comunidade com muito orgulho e estima, fazendo um dos mais lindos desfiles da escola insulana. No mesmo ano também volta a sua cidade natal e consegue o 30° Campeonato da sua escola de samba OS ROUXINÓIS com o enredo "África de todos nós", num fato inédito para o carnaval brasileiro.

"Brasil bom de boca" foi o enredo escolhido para o ano de 2018 na União da Ilha. Contando a gastronomia brasileira, culinárias regionais, origens e tradições da mesa brasileira, reuniu sob a curadoria da Chef Flávia Quaresma, a quantia impressionante de 119 Chefs que dignificam a gastronomia do Brasil, reunindo de norte a sul, a maior representação desse setor dentro de um evento de grande porte nacional.

Neste mesmo ano, na escola de samba OS ROUXINÓIS, apresentou "Contos e encontros além da imaginação. Desfile marcado pelo luxo e requinte característico da escola, mas também por uma tempestade com chuvas torrenciais e ventos muito fortes exatamente durante o desfile da escola.

Em 2019, Severo cria um recorte altamente literário para o enredo da União da Ilha, apresentando "A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu". O Ceará foi mostrado da forma mais autentica possível. Entre viagens pelo interior e litoral do estado, o carnavalesco conseguiu a doação de 15 mil peças de artesanato, bordados, rendas, redes, flores, palhas, feito por artistas importantes e artesões locais. Foi um dos desfiles mais luxuosos e perfeitos realizados pela escola. Uma plástica irretocável que obteve nota 10 em alegorias e adereços. A comunidade da escola ficou muito feliz com o desfile impactante, onde na comissão de frente, o grande impacto do Padin Ciço voando os céus encima de drones, arrancavam aplausos e ovações da platéia presente ao sambódromo.

Ainda em 2019, Severo consegue o 31° campeonato para a escola de samba OS ROUXINÓIS, com o enredo "Os fillhos mágicos dos ventos", assinando esse desfile com seu assistente Davi Gbana, e também assinou os figurinos da Cerimônia de Abertura da Copa América de 2019, disputada no Brasil.[7]

Após o carnaval de 2020, foi anunciado seu retorno à União da Ilha do Governador, fazendo uma dupla com Cahê Rodrigues. Durante o desenvolvimento do enredo "O Vendedor de Orações", Severo morre aos 59 anos, em 12 de março de 2022, vítima de complicações de um câncer.[8][9]

Desfiles Assinados por Severo Luzardo[editar | editar código-fonte]

Ano Escola Colocação Divisão Enredo Ref.
1978 Os Rouxinóis Campeã Grupo Especial Praça Onze em show maior [10]
1979 Os Rouxinóis Campeã Grupo Especial Apoteose ao Samba
1981 Os Rouxinóis Campeã Grupo Especial O Esplendor das sete cidades de rocha
1982 Os Rouxinóis Campeã Grupo Especial Muiraquitã, um mundo de belezas
1983 Os Rouxinóis Campeã Grupo Especial Voa, voa, passarinho de cristal
1987 Unidos da Cova da Onça Campeã Grupo Especial Quatro dias de caviar
1989 Os Rouxinóis Campeã Grupo Especial O Corsário [10]
1998 Rouxinóis Campeã Grupo Especial Cantei, Pulei, Dancei e me Acabei.
1999 Os Rouxinóis 4º lugar Grupo Especial Além da Imaginação
2000 Os Rouxinóis Campeã Grupo Especial www.rouxinois.com.br
Academia de Samba Praiana Campeã Grupo Intermediário A www.praiana.com.br
2001 Os Rouxinóis Campeã Grupo Especial Tudo que é bom engorda, faz mal ou é pecado [10]
Academia de Samba Praiana Vice-Campeã Grupo Especial Eu quero é mais
2002 Rouxinóis Campeã Grupo Especial Pra te fazer feliz [10]
Academia de Samba Praiana 4º lugar Grupo Especial Quero ficar com você
2003 Os Rouxinóis Campeã Grupo Especial Sou ouro forte, sou raiz do samba [10]
2004 Os Rouxinóis Campeã Grupo Especial Pelos quatro cantos... com os quatro ventos, eu brinco [10]
Academia de Samba Praiana 5º lugar Grupo Especial Como pode o peixe vivo, viver fora d'agua fria...
Boi da Ilha do Governador 7º lugar Grupo B Uni, Duni, Tê, brincando construí um mundo novo pra você [11]
2006 Os Rouxinóis Campeã Grupo Especial Terra Brasilis, a metamorfose da vida [10]
Academia de Samba Praiana 7º lugar Grupo Especial O fabuloso vôo do Beija-Flor no carnaval do encantamento
Vizinha Faladeira 9º lugar Grupo A Adorável loucura na cidade do encantamento [12]
Unidos da Villa Rica 8º lugar Grupo C Malandragem, adeus: com exceção do Zé, o resto é mané [13]
2007 Os Rouxinóis Vice-Campeã Grupo Especial Ave Marias! Cheias de Graça... [10]
Academia de Samba Praiana 9º lugar Grupo Especial Vida nova nas terras santas das Cachoeiras do Sul
Acadêmicos do Dendê Vice-Campeã Grupo C Licença vamos pedir, pra nossa folia brincar, quem quiser entrar na dança, se assim lhe agradar! [14]
2008 Arranco 4º lugar Grupo B Andanças e folias [15]
Acadêmicos do Dendê 6º lugar Grupo C Lendas à brasileira, com gosto de manga e perfume de jasmim [16]
2009 Unidos de Aquarius 4º lugar Grupo A Dançando Folias
Arranco 4º lugar Grupo Rio de Janeiro 1 O Arranco é todo amor... [17]
2010 Os Rouxinóis 3º lugar Grupo Especial Uma paixão nacional contada em cinco copos
Arranco 2º lugar Grupo Rio de Janeiro 1 Bendita baderna numa rua chamada felicidade [18]
2011 Os Rouxinóis Vice-Campeã Grupo Especial Carrossel de Folias [10]
Bambas da Orgia 9º lugar Grupo Especial Ô Abre-Alas Que eu Quero Passar. [19]
Império da Tijuca 7º lugar Grupo A O Mundo em Carnaval - Um Olhar sobre a cultura dos povos [20]
Acadêmicos do Dendê 3º lugar Grupo D Saideira, uma paixão nacional [21]
2012 Império da Tijuca 3º lugar Grupo A Utopias - viagens aos confins da imaginação [22]
2013 Acadêmicos do Cubango 11º lugar Série A Teimosias da Imaginação
Arranco 2º lugar Grupo B Boca de cena
2014 Paraíso do Tuiuti 8º lugar Série A Kizomba, a festa da raça
2015 Império Serrano 3º lugar Série A Poema aos Peregrinos da Fé
Arranco 6º lugar Série B Oh, que saudades que eu tenho...
Acadêmicos do Dendê 6º lugar Série C A ginga da rainha
2016 Os Rouxinóis Campeã Grupo Especial Abre-Alas Que Eu Quero Passa [10]
Império Serrano 4º lugar Série A Silas canta Serrinha
Acadêmicos do Dendê 11º lugar Grupo C Wandyr Trindade, sua estrela vira um sonho na avenida
2017 União da Ilha do Governador 8º lugar Grupo Especial Nzara Ndembu Glória ao Senhor Tempo [23]
Os Rouxinóis Campeã Grupo Especial África de Todos Nós [10]
2018 União da Ilha do Governador 10º lugar Grupo Especial Brasil bom de boca
Os Rouxinóis 4º Lugar Grupo Especial Contos e Encontros Além da Imaginação [10]
2019 União da Ilha do Governador 10º lugar Grupo Especial A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu
Os Rouxinóis Campeã Grupo Especial Os Filhos Mágicos dos Ventos
2020 Os Rouxinóis 5º lugar Grupo Especial O feitiço da Lua
Acadêmicos do Dendê 4º lugar Grupo de Avaliação Reciclando Carnavais
2022 Os Rouxinóis Grupo Especial
União da Ilha do Governador Série Ouro O vendedor de orações

Novelas e Minisséries[editar | editar código-fonte]

Ano Titulo Cargo
2007 Queridos Amigos Figurinista Assistente
2008 Ciranda de Pedra Figurinista Assistente
2009 Tempos Modernos Figurinista Assistente
2011 Cordel Encantado Figurinista Assistente
2010 Laços de Sangue Figurinista Assistente
2012 Acampamento de Férias 2 Figurinista Assistente
2013 Flor do Caribe Figurinista
2014 O Tempo e o Vento Figurinista
2015 Escrava Mãe Figurinista
2016 A Terra Prometida Figurinista
2017 O Rico e Lázaro Figurinista
2017 Belaventura Figurinista
2018 Jesus Figurinista
2019 Topíssima Figurinista
2019 Amor sem igual Figurinista
2019 O Figurante Figurinista
2020 Genesis Figurinista

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Titulo Cargo
2004 Mais Uma Vez Amor Figurinista Assistente
2013 Vendo ou Alugo Figurinista Assistente
2014 O Tempo e o Vento Figurinista
2016 Pequeno Segredo Figurinista
2016 Tião Figurinista
2019 O Melhor Verão de nossas vidas Figurinista
Ano PRÊMIOS Cidade
1 1979 Melhor Escola de Samba - Os Rouxinóis Uruguaiana - RS
2 1981 Melhor Figurinista - Os Rouxinóis Uruguaiana - RS
3 1982 Melhor Carnavalesco - Os Rouxinóis Uruguaiana - RS
4 1982 Melhor Samba Enredo - Troféu Pitico - Os Rouxinóis Uruguaiana - RS
5 1994 Troféu The Best - Personalidade Porto Alegre - RS
6 1995 Troféu Jovem Personalidade Porto Alegre - RS
7 1998 Troféu Cruz Missioneira Santo Ângelo - RS
8 2000 Estandarte de Ouro - Melhor Figurinista - Os Rouxinóis Uruguaiana - RS
9 2000 Estandarte de Ouro - Melhor Carnavalesco - Os Rouxinóis Uruguaiana - RS
10 2000 Estandarte de Ouro - Melhor Escola de Samba - Os Rouxinóis Uruguaiana - RS
11 2000 Estandarte de Ouro - Melhor Enredo - Academia de Samba Praiana Porto Alegre - RS
12 2000 Estandarte de Ouro - Melhor Comissão de Frente - Academia de Samba Praiana Porto Alegre - RS
13 2000 Estandarte de Ouro - Melhor Escola de Samba - Academia de Samba Praiana Porto Alegre - RS
14 2001 Prêmio Os Melhores dos Melhores Porto Alegre - RS
15 2001 Estandarte de Ouro - Melhor Figurinista - Os Rouxinóis Uruguaiana - RS
16 2001 Estandarte de Ouro - Melhor Carnavalesco - Os Rouxinóis Uruguaiana - RS
17 2001 Estandarte de Ouro - Melhor Escola de Samba - Os Rouxinóis Uruguaiana - RS
18 2002 Estandarte de Ouro - Melhor Figurinista - Os Rouxinóis Uruguaiana - RS
19 2002 Estandarte de Ouro - Melhor Carnavalesco - Os Rouxinóis Uruguaiana - RS
20 2002 Estandarte de Ouro - Melhor Escola de Samba - Os Rouxinóis Uruguaiana - RS
21 2003 Troféu Jubileu de Ouro Uruguaiana - RS
22 2003 Troféu Banrisul Arte e Cultura Uruguaiana - RS
23 2004 Troféu Noite de Ouro Rio de Janeiro - RJ
24 2006 Troféu Liesu Destaque Especial Uruguaiana - RS
25 2006 Estandarte de Ouro - Melhor Figurinista - Os Rouxinóis Uruguaiana - RS
26 2006 Estandarte de Ouro - Melhor Carnavalesco - Os Rouxinóis Uruguaiana - RS
27 2006 Estandarte de Ouro - Melhor Escola de Samba - Os Rouxinóis Uruguaiana - RS
28 2007 Estandarte de Ouro - Melhor Figurinista - Os Rouxinóis Uruguaiana - RS
29 2008 Prêmio Parangolés - Secretaria de Cultura Rio de Janeiro - RJ
30 2008 Troféu Mario Jorge - Destaque Especial Rio de Janeiro - RJ
31 2008 Prêmio Extra de Televisão - Melhor Figurino - Novela Ciranda de Pedra Rio de Janeiro - RJ
32 2009 Troféu Sambanet - Melhor Comissão de Frente - Arranco do Engenho de Dentro Rio de Janeiro - RJ
33 2010 Troféu Plumas & Paetês - Melhor Figurinista - Arranco do Engenho de Dentro Rio de Janeiro - RJ
34 2010 Prêmio Sambanet - Melhor Conjunto Alegórico - Arranco do Engenho de Dentro Rio de Janeiro - RJ
35 2011 Estandarte de Ouro - Melhor Escola de Samba - O Globo - Império da Tijuca Rio de Janeiro - RJ
36 2011 Emmy Internacional - Melhor Novela - Laços de Sangue EUA
37 2011 Troféu Jorge Lafond - Melhor Carnavalesco - Império da Tijuca Rio de Janeiro - RJ
38 2011 Troféu Jorge Lafond - Melhor Escola de Samba - Império da Tijuca Rio de Janeiro - RJ
39 2011 Troféu O Samba é nosso - Melhor Carnavalesco Rio de Janeiro - RJ
40 2011 Troféu O Samba é nosso - Melhor Conjunto Alegórico Rio de Janeiro - RJ
41 2011 Troféu Plumas e Paetês - Melhor Pesquisa de Enredo Rio de Janeiro - RJ
42 2011 Troféu Sambanet - Melhor Conjunto Alegórico Rio de Janeiro - RJ
43 2011 Prêmio Contigo de Televisão - Melhor figurino de novelas - Cordel Encantado Rio de Janeiro - RJ
44 2011 Prêmio Extra de Televisão - Melhor figurino de novelas - Cordel Encantado Rio de Janeiro - RJ
45 2011 Prêmio Extra de Televisão - Melhor novela - Cordel Encantado Rio de Janeiro - RJ
46 2011 Prêmio Hello Melhor Carnavalesco Rio de Janeiro - RJ
47 2011 Prêmio Personalidade do Ano Bezerros - PE
48 2012 Troféu Jorge Lafond - Melhor Figurinista - Império da Tijuca Rio de Janeiro - RJ
49 2012 Troféu Plumas & Paetês - Melhor Figurinista - Império da Tijuca Rio de Janeiro - RJ
50 2012 Troféu Destaque Academia Niteroiense de Belas Artes Niterói - RJ
51 2013 Prêmio Sambanet de Melhor Alegoria Rio de Janeiro - RJ
52 2013 Prêmio Sambanet de Melhor Ala de Baianas Rio de Janeiro - RJ
53 2013 Prêmio Samba na Veia - Melhor Conjunto Alegórico - Arranco do Engenho de Dentro Rio de Janeiro - RJ
54 2013 Prêmio Samba na Veia - Melhor Enredo - Arranco do Engenho de Dentro Rio de Janeiro - RJ
55 2013 Prêmio Estrela do Carnaval - Melhor Conjunto de Fantasias Rio de Janeiro - RJ
56 2013 Prêmio Estrela do Carnaval - Melhor Conjunto de Alegorias Rio de Janeiro - RJ
57 2013 Melhor Filme - Festival do Audiovisual - Vendo ou Alugo Recife - PE
58 2014 Oscar do Samba - Melhor Escola de Samba - Paraíso do Tuiuti - Kizomba Rio de Janeiro - RJ
59 2015 Prêmio SRZD Melhor Escola de Samba Grupo B Rio de Janeiro - RJ
60 2015 Prêmio Ziriguidum de Melhor Enredo - Acadêmicos do Dendê Rio de Janeiro - RJ
61 2015 Prêmio Elite do Samba Melhor Enredo - Acadêmicos do Dendê Rio de Janeiro - RJ
62 2015 Prêmio Samba Na Veia Melhor enredo - Acadêmicos do Dendê Rio de Janeiro - RJ
63 2015 Oscar do Samba - Melhor enredo - Império Serrano Rio de Janeiro - RJ
64 2016 Prêmio Tamborim do Samba - Melhor Escola de Samba - Império Serrano Rio de Janeiro - RJ
65 2016 Troféu Sambista de Melhor Enredo Série A - Império Serrano Rio de Janeiro - RJ
66 2016 Estandarte de Ouro Melhor Escola de Samba - O Globo - Império Serrano Rio de Janeiro - RJ
67 2016 Troféu Jorge Lafond Melhor Escola de Samba - Império Serrano Rio de Janeiro - RJ
68 2016 Troféu Jorge Lafond Melhor Ala de Baianas - Império Serrano Rio de Janeiro - RJ
69 2016 Troféu Jorge Lafond Melhor Comissão de Frente Rio de Janeiro - RJ
70 2016 Troféu Sambasul Melhor Ala de Crianças Uruguaiana - RS
71 2016 Troféu Sambasul Melhor Ala de Baianas Uruguaiana - RS
72 2016 Troféu Sambasul de Melhor Figurino de Velha Guarda Uruguaiana - RS
73 2016 Melhor novela Seoul International Drama Awards com Escrava Mãe Coréia
74 2017 Troféu Sambasul de Melhor Destaque de Luxo (União da Ilha) Uruguaiana - RS
75 2017 Troféu Sambasul Personalidade do Ano Uruguaiana - RS
76 2017 Estandarte de Ouro de Melhor Comissão de Frente - União da Ilha Rio de Janeiro - RJ
77 2019 Troféu Sambasul de melhor comissão de frente - Os Rouxinóis Uruguaiana - RS
78 2019 Troféu Plumas e Paetês melhor destaque de luxo - União da Ilha Rio de Janeiro - RJ
79 2019 Troféu Confete e Serpentina melhor comissão de frente - Os Rouxinóis Uruguaiana - RS
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Severo Luzardo

Referências

  1. Sambasul (29 de dezembro de 2011). «Aos 81 anos, morre o presidente de honra d'Os Rouxinóis». Consultado em 24 de junho de 2012 
  2. Carnavalesco e diretor do Império da Tijuca ganham prêmio Emmy
  3. OBatuque.com (13 de julho de 2005). «Entrevista - Severo Luzardo». Consultado em 24 de junho de 2012 
  4. OBatuque.com (13 de maio de 2012). «Severo Luzardo é o novo carnavalesco da Cubango». Consultado em 24 de junho de 2012 
  5. SRZD-Carnaval (19 de abril de 2012). «Severo Luzardo é carnavalesco do Arranco». 19h19. Consultado em 24 de junho de 2012 
  6. Carnavalesco (6 de abril de 2013). «Paraíso do Tuiuti contrata Severo Luzardo e vai reeditar Kizomba». 1:44. Consultado em 15 de setembro de 2013. Arquivado do original em 3 de dezembro de 2013 
  7. «Carnavalesco assina figurino da abertura da Copa América». Setor 1. 15 de junho de 2019 
  8. «União da Ilha anuncia equipe para o Carnaval 2021». Portal do Samba. Consultado em 12 de março de 2022 
  9. «Carnavalesco Severo Luzardo, da União da Ilha, morre no Rio». G1. Consultado em 12 de março de 2022 
  10. a b c d e f g h i j k l «Os Rouxinois». Portal Brasil Carnaval. Consultado em 26 de Setembro de 2015. Cópia arquivada em 11 de fevereiro de 2009 
  11. Acadêmia do Samba. «Boi da Ilha 2004». Consultado em 26 de setembro de 2015 
  12. Acadêmia do Samba. «Vizinha Faladeira 2006». Consultado em 26 de setembro de 2015 
  13. Acadêmia do Samba. «Villa Rica 2006». Consultado em 26 de setembro de 2015 
  14. Acadêmia do Samba. «Dendê 2007». Consultado em 26 de setembro de 2015 
  15. Acadêmia do Samba. «Arranco 2008». Consultado em 26 de setembro de 2015 
  16. Acadêmia do Samba. «Dendê 2008». Consultado em 26 de setembro de 2015 
  17. Acadêmia do Samba. «Arranco 2009». Consultado em 26 de setembro de 2015 
  18. Acadêmia do Samba. «Arranco 2010». Consultado em 26 de setembro de 2015 
  19. RBS (9 de agosto de 2010). «Bambas da Orgia mostra seu trabalho». Consultado em 27 de março de 2016 
  20. Acadêmia do Samba. «Império da Tijuca 2011». Consultado em 26 de setembro de 2015 
  21. Acadêmia do Samba. «Dendê 2011». Consultado em 26 de setembro de 2015 
  22. Acadêmia do Samba. «Império da Tijuca 2012». Consultado em 26 de setembro de 2015 
  23. SRZD-Carnaval (14 de março de 2016). «Ilha contrata Severo Luzardo, Carlinhos de Jesus, Dandara Ventapane e Phelipe Lemos». 19:53. Consultado em 15 de março de 2016