Severo Fernández Alonso Caballero – Wikipédia, a enciclopédia livre

Severo Fernández Alonso Caballero
Severo Fernández Alonso Caballero
24.º Presidente da Bolívia
Período 19 de agosto de 1896
a 12 de abril de 1899
Antecessor(a) Mariano Baptista
Sucessor(a) Junta Federal de Governo
(José Manuel Pando Solares)
10.º Vice-presidente da Bolívia
Período 11 de agosto de 1892
a 19 de agosto de 1896
Presidente Mariano Baptista
Antecessor(a) José Manuel del Carpio
Sucessor(a) Rafael Peña de Flores
Dados pessoais
Nascimento 15 de agosto de 1849
Sucre, Bolívia
Morte 12 de agosto de 1925 (75 anos)
Potosí, Bolívia
Alma mater Universidad Mayor Real y Pontificia San Francisco Xavier de Chuquisaca
Cônjuge Filomena Perusqui Aramayo
Partido Partido Conservador
Assinatura Assinatura de Severo Fernández Alonso Caballero

Severo Fernández Alonso Caballero (Sucre, 15 de agosto de 1849Potosí, 12 de agosto de 1925), foi um político boliviano e presidente de seu país entre 19 de agosto de 1896 e 12 de abril de 1899. Ele enfrentou a Guerra Civil Boliviana de 1899. Ele era um homem de temperamento pacífico e estrutura legalista.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Ángel Fernández e Casimira Caballero. Estudou Direito na Universidad Mayor Real y Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca e se dedicou integralmente ao exercício de sua profissão. Como advogado, trabalhou em estreita colaboração com as grandes mineradoras e fez fortuna.

Ele exerceu jornalismo no regime jurídico e no El País de Sucre. Foi Ministro de Governo de Aniceto Arce Ruiz e da Guerra de Mariano Baptista Caserta. Foi também o primeiro vice-presidente do governo Baptista e, nessa qualidade, presidiu o Congresso Nacional.

Representando o Partido Conservador, derrotou os liberais nas eleições de 1896 e assumiu a presidência em 28 de agosto daquele ano. Ele tinha então 47 anos. Ele foi o presidente mais jovem do período conservador. Os liberais denunciaram a fraude nas eleições e se opuseram ferozmente a ela.

Durante seu governo fundou uma escola de engenharia em Sucre, iniciou a construção da primeira linha telegráfica ao leste, construiu a ponte pênsil sobre o Pilcomayo, completou o Palácio do Governo de Sucre, o cineasta chegou à Bolívia em 1896 e fundou Puerto Alonso.

Ele teve que enfrentar a guerra civil, conhecida como a guerra federal, que confrontou os conservadores (governos) e liberais (opositores), cujo estopim foi a aprovação da lei de arquivamento, que declarou Sucre a capital permanente da República da Bolívia, para em detrimento de La Paz. Os liberais se opuseram a esta lei e proclamaram uma junta federal em La Paz. A guerra estourou em Oruro quando Fernández comandou o exército constitucional contra as forças liberais de José Manuel Pando e o aimará de Pablo Zárate Willka. Após quatro meses ele foi derrotado na Batalha do Segundo Cruzeiro , em 10 de abril. 1899. Nesse mesmo dia, Fernández deixou o poder e foi para o exílio.

Ele emigrou para o Chile por um tempo. Retornou à Bolívia durante o governo de Eliodoro Villazón, que o credenciou como ministro plenipotenciário no Peru e na Argentina. Em 1914 foi eleito Ministro do Supremo Tribunal de Justiça e, como tal, Presidente desse tribunal superior. Finalmente, em 1922 foi eleito senador por Chuquisaca e tornou-se presidente do Congresso Nacional. E ele morreu em 12 de agosto de 1925.[1][2][3]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Historia de Bolivia, 5ª edición, editorial Gisbert.
  2. «RED ESCUELA.: Severo Fernadez Alonzo». www.redescuela.org. Consultado em 8 de agosto de 2021 
  3. aulavirtual.educabolivia.bo - pdf

Precedido por
Mariano Baptista
Presidentes de Bolívia
1896 - 1899
Sucedido por
José Manuel Pando Solares
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.