Seleção Nigeriana de Futebol – Wikipédia, a enciclopédia livre

Nigéria
Alcunhas?  Super Eagles (Super Águias)
Green Eagles (Águias Verdes)
Associação Federação Nigeriana de Futebol
Confederação CAF (África)
Material desportivo?  Estados Unidos Nike
Treinador Nigéria Finidi George
Capitão Ahmed Musa
Mais participações Ahmed Musa (108)
Melhor marcador?  Rashidi Yekini (37)
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Seleção Nigeriana de Futebol representa a Nigéria nas competições de futebol da CAF e da FIFA. Ela também é filiada à WAFU.

História[editar | editar código-fonte]

Conseguiram chegar à Copa do Mundo pela primeira vez na Copa do Mundo de 1994 e desde então apareceram mais cinco vezes. Ainda não passaram das oitavas-de-final. A Nigéria ganhou a Copa das Nações Africanas três vezes, em 1980 e 1994, e 2013. Além disso, também ganharam a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1996 (quando venceu o Brasil na semifinal e a Argentina na final); foi medalha de prata nas Olimpíadas de 2008, quando foi derrotado pela Argentina na final; e foi medalha de bronze nas Olimpíadas de 2016, quando foi derrotado pela Alemanha na semifinal e venceu Honduras na disputa pelo bronze.

Nos Jogos Pan-Africanos, ganharam a medalha de ouro em 1973, duas de prata em 1978 e 2003 e duas de bronze em 1991 e 1995.

No futebol feminino, ganhou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Africanos em 2003 e 2007, sendo a atual campeã

A Nigéria é a maior campeã do Campeonato Mundial de Futebol Sub-17 com 5 títulos: 1985 na China, 1993 no Japão, 2007 na Coreia do Sul, 2013 nos Emirados Árabes Unidos e 2015 no Chile.

Ainda venceu a Copa das Nações Afro-Asiáticas e a Copa CEDEAO.

Afastamento[editar | editar código-fonte]

Após a campanha na Copa do Mundo FIFA de 2010, quando o time foi eliminado ainda na primeira fase, com duas derrotas e um empate em três jogos, o presidente Goodluck Jonathan decidiu afastar a seleção nacional de qualquer competição internacional por um período de dois anos. A Federação Nigeriana de Futebol deveria ser dissolvida e ter suas contas auditadas, sendo substituída por outro organismo. Para o governo, o problema do futebol local seria estrutural, necessitando-se de um tempo para "colocar a casa em ordem". Esta decisão colocaria em risco a participação da Nigéria na Copa das Nações Africanas de 2012, cujas eliminatórias se iniciariam em setembro de 2010. Além disso, como as regras da FIFA impedem qualquer influência governamental sobre as federações nacionais, o país corria o risco de ter seus clubes e árbitros suspensos de competições internacionais.[2][3]

No entanto, em 5 de julho, prazo máximo dado pela FIFA para que o governo nigeriano revertesse essa decisão, foi anunciado que o presidente havia decidido anular a suspensão, após os dirigentes da Federação local garantirem "estar comprometidos com um programa de desenvolvimento duradouro para o futebol, e a formar uma nova seleção que trará glória, em vez de constrangimento contínuo à Nigéria no palco mundial". A Federação também demitiu dois de seus principais dirigentes e ofereceu um pedido de desculpas "sem reservas".[4]

Nigéria da Copa do Mundo FIFA[editar | editar código-fonte]

1994[editar | editar código-fonte]

A Nigéria finalmente chegou à Copa do Mundo pela primeira vez em 1994, depois de anos lutando para chegar lá. Eles foram gerenciados por Clemens Westerhof. A Nigéria liderou o grupo, que incluiu a Argentina, Bulgária e Grécia. A Nigéria derrotou a Bulgária por 3-0, perdeu para a Argentina por 1 a 2 e chegou à segunda fase depois de uma vitória por 2-0 sobre a Grécia. Na segunda rodada, a Nigéria jogou contra a Itália e assumiu a liderança com um gol de Emmanuel Amunike aos 25 minutos. A Nigéria estava a dois minutos do apuramento para os quartos-de-final, mas Roberto Baggio marcou para levar o jogo para prolongamento. Ele também marcou o eventual gol da vitória. O jogo terminou 2-1 em favor dos italianos.

1998[editar | editar código-fonte]

Em 1998, a Nigéria retornou à Copa do Mundo ao lado de Camarões, Marrocos, Tunísia e África do Sul. O otimismo foi alto devido ao seu empresário Bora Milutinović e ao retorno da maioria dos membros do esquadrão de 1994. No torneio final, a Nigéria chegou ao grupo D com a Espanha, a Bulgária e o Paraguai. A Nigéria teve um grande resultado ao derrotar a Espanha por 3 a 2 depois de estar a perder por duas vezes de 1 a 0 e 2 a 1 no jogo. Os Eagles se classificaram para a segunda rodada com uma vitória contra a Bulgária e uma derrota para o Paraguai. As esperanças da equipe de superar o desempenho de 1994 foram quebradas após uma derrota por 1 a 4 para a Dinamarca.

2002 e 2006[editar | editar código-fonte]

A Copa do Mundo de 2002 na Coreia do Sul e no Japão fez com que a Nigéria se qualificasse novamente com otimismo. Com um novo plantel e distintivos kits de pastéis verdes, os Super Águias deveriam basear-se em suas fortes atuações na Copa Africana das Nações de 2000 e 2002. A Nigéria foi atraída para o grupo F com potências: Suécia, Argentina e Inglaterra. O primeiro jogo contra a Argentina começou com uma forte defesa que manteve a primeira metade sem gols. Aos 61 minutos, Gabriel Batistuta quebrou a defesa nigeriana e colocou a Argentina na liderança por 1 a 0, e a Argentina continuaria ganhando o jogo. O segundo jogo da Nigéria contra a Suécia levou-os a liderar, mas depois perderam por 2-1. A Nigéria empatou em 0-0 com a Inglaterra e caiu no primeiro round.

A Nigéria não se classificou para a Copa do Mundo de 2006 depois de terminar empatado em pontos no grupo de qualificação com Angola, mas com um recorde inferior nos jogos entre os lados.[5]

2010[editar | editar código-fonte]

Em 14 de novembro de 2009, a Nigéria se classificou para a Copa do Mundo de 2010 depois de derrotar o Quênia por 3 a 2 em Nairóbi.[6]

A Nigéria perdeu sua partida de abertura contra a Argentina por 1 a 0 no estádio Ellis Park, depois de um polêmico cabeceio de Gabriel Heinze aos 6 minutos.[7][8] Em seu segundo jogo, a Nigéria liderou com um gol de Kalu Uche. Um cartão vermelho contra Sani Kaita deu à Grécia a vantagem. A Grécia marcou o gol de empate no final do primeiro tempo e a Nigéria sofreu o segundo gol no segundo tempo e perdeu o jogo por 2 a 1.

Coreia do Sul contra Nigéria na Copa do Mundo de 2010.

Em sua última partida pela fase de grupos contra a Coréia do Sul, a Nigéria abriu o placar aos 12 minutos, com Kalu Uche no poste final, após cruzamento de Chidi Odiah. No entanto, os gols de Lee Jung-Soo e Park Chu-Young deram à Coréia do Sul uma vantagem de 2-1, o que pareceu ser suficiente para a Coreia do Sul avançar para as oitavas-de-final. No entanto, a Nigéria teve uma chance aos 66 minutos. Super Eagles provavelmente nunca vai esquecer. No final de um passe de Ayila Yussuf que foi alimentado através da defesa sul-coreana não era outro senão Yakubu Aiyegbeni, Uma vez que o passe encontrou o pé de Yakubu cerca de quatro jardas de distância da baliza vazia, Yakubu empurrou a bola para bem longe do poste esquerdo de manter Coréia do Sul à frente 2–1. Três minutos depois, Yakubu foi capaz de acertar com precisão uma grande penalidade e marcar dois gols cada, mas o dano foi feito já que a Nigéria não conseguiu marcar novamente e o jogo terminou empatado em 2-2. Com este resultado, a Nigéria foi eliminada da Copa do Mundo de 2010 com apenas um ponto, enquanto a Coreia do Sul avançou para as oitavas-de-final com quatro pontos.

2014[editar | editar código-fonte]

Elencos na partida França-Nigéria pela Copa do Mundo FIFA de 2014. De branco e goleiro vermelho os atletas franceses; de verde e goleiro amarelo os atletas nigerianos.

A campanha da Nigéria na Copa do Mundo de 2014 começou com um decepcionante empate de 0 a 0 contra o Irã. Quatro dias depois, a equipe jogou seu segundo jogo contra a Bósnia e Herzegovina. O gol polêmico de Emmanuel Emenike, aos 29 minutos do primeiro tempo, deu à Nigéria a primeira vitória na Copa do Mundo desde 1998. Eles enfrentaram a Argentina alguns dias depois: um gol de Lionel Messi no terceiro minuto foi seguido quase instantaneamente pelo empate de Ahmed Musa. Messi deu a Argentina a liderança antes do intervalo. No segundo tempo Musa empatou o jogo novamente, Lionel Messi foi substituído e entregou sua capitania a Marcos Rojo, apenas para Rojo colocar a Argentina 3–2 na frente minutos depois.

A Nigéria perdeu a partida, mas ainda se classificou para as oitavas de final. Nas oitavas, a Nigéria enfrentou a França. Emmanuel Emenike, aos 18 minutos, viu a bola na rede e passou pelo goleiro francês, mas o gol foi dominado fora do lado do bandeirinha. A Nigéria manteve o placar até o minuto 79, quando uma cruz e um cabeceio de Paul Pogba deram à França a liderança. Um gol contra acidental do capitão Joseph Yobo, do Super Eagles, em tempo de lesão, colocou o resultado acima de qualquer dúvida: a Nigéria estava fora. Esta é a terceira vez que a Nigéria é eliminada nas oitavas-de-final e ainda não conseguiu entrar nas quartas-de-final da Copa do Mundo FIFA.

2018[editar | editar código-fonte]

Em 24 de junho de 2016, a Confederação Africana de Futebol divulgou o sorteio para a 3ª ronda das eliminatórias da Copa do Mundo, que viu a Nigéria se agrupar no que foi descrito como um "grupo de morte"; ao lado da Zâmbia, Argélia e Camarões. A Nigéria iniciou os jogos na fase de grupos com uma vitória por 2-1 sobre a Zâmbia em Ndola e derrotou a Argélia por 3-1 na segunda partida no Godswill Akpabio International Stadium. Eles venceram os Camarões por 5-1 em casa e fora de casa. As Super Águias da Nigéria se tornaram a primeira seleção africana a se classificar para a Copa do Mundo de 2018 depois de derrotar a Zâmbia por 1 a 0 em Uyo. Vale lembrar , que foi o quarto ano consecutivo que a Nigéria caiu no Grupo da Argentina em Copas do Mundo.

Nigéria na Copa das Nações Africanas[editar | editar código-fonte]

1963–1978[editar | editar código-fonte]

A Nigéria apareceu pela primeira vez na Copa das Nações Africanas em 1963, quando foi sorteada em um grupo com o Sudão e a então República Árabe Unida. Eles não avançaram para o próximo estágio. A equipe se retirou de duas Copas das Nações Africanas entre 1963 e 1974, devido à instabilidade política. Em 1976, eles voltaram à Copa das Nações com o terceiro lugar nas Copas das Nações Africanas de 1976 e 1978.

1980–1990[editar | editar código-fonte]

A Nigéria sediou a Taça das Nações Africanas de 1980 e também conquistou o primeiro título da Taça das Nações naquele ano em Lagos. A Nigéria foi vice-campeã três vezes e teve uma eliminação na fase de grupos, entre 1982 e 1990. Eles também não conseguiram se classificar para a Copa das Nações Africanas de 1986, organizada pelo Egito.

1992–2006[editar | editar código-fonte]

A Nigéria voltou a aparecer na Copa das Nações Africanas em 1992 e 1994, terminou em terceiro em 1992 e conquistou a Copa das Nações Africanas de 1994, que foi a segunda vez que venceu o torneio. Em 1996, a equipe se retirou do torneio devido às tensões políticas no país, na época, eles também foram proibidos de entrar na Copa das Nações Africanas de 1998. Em 2000, eles retornaram à Copa das Nações e foram vice-campeões. Mais tarde, terminaram em terceiro lugar na Copa das Nações Africanas de 2002, 2004 e 2006.

2008–2017[editar | editar código-fonte]

Elencos na partida Egito-Nigéria na Copa das Nações Africanas de 2010.

Na Taça das Nações Africanas de 2008, a Nigéria terminou a sua campanha nas quartas-de-final depois de perder para o Gana. Eles se classificaram para a Copa das Nações Africanas de 2010, organizada por Angola, mas foram eliminados pelo Gana nas semifinais. Eles não se classificaram para a Copa das Nações Africanas de 2012 depois de terminarem as eliminatórias com um empate de 2 a 2 contra a Guiné, com gols de Ikechukwu Uche e Victor Obinna. A Nigéria voltou à Copa das Nações Africanas de 2013, sediada na África do Sul; depois de disputar o torneio com uma invencibilidade, derrotaram o Burkina Faso na final para conquistar a Copa pela terceira vez. No entanto, eles não se classificaram para nenhum dos dois próximos torneios.[9]

2019[editar | editar código-fonte]

Em 13 de janeiro de 2017, a Confederação Africana de Futebol (CAF) divulgou o sorteio para a qualificação da Taça de África das Nações de 2019. As Super Águias foram agrupadas no grupo E ao lado da África do Sul, Seychelles e Líbia. Apesar de não terem se classificado para a Copa das Nações Africanas de 2015 e 2017, eles ainda são vistos como o time favorito para se classificar do grupo.

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Desempenho em Copas do Mundo[editar | editar código-fonte]

  • 1930 a 1958 - Não disputou
  • 1962 - Não se classificou
  • 1966 - Desistiu
  • 1970 a 1990 - Não se classificou
  • 1994 - Oitavas-de-final
  • 1998 - Oitavas-de-final
  • 2002 - Primeira fase
  • 2006 - Não se classificou
  • 2010 - Primeira fase
  • 2014 - Oitavas de final
  • 2018 - Primeira fase
  • 2022 - Não se classificou

Desempenho em Copas das Nações Africanas[editar | editar código-fonte]

  • 1957 - Não disputou
  • 1959 - Não disputou
  • 1962 - Desistiu
  • 1963 - Primeira fase
  • 1965 - Não disputou
  • 1968 - Não se classificou
  • 1970 - Desistiu
  • 1972 - Não se classificou
  • 1974 - Não se classificou
  • 1976 - Terceiro lugar
  • 1978 - Terceiro lugar
  • 1980 - Campeões
  • 1982 - Primeira fase
  • 1984 - Vice-Campeões
  • 1986 - Não se classificou
  • 1988 - Vice-Campeões
  • 1990 - Vice-Campeões
  • 1992 - Terceiro lugar
  • 1994 - Campeões
  • 1996 - Desistiu depois de ter se classificado
  • 1998 - Banido pela desistência
  • 2000 - Vice-Campeões
  • 2002 - Terceiro lugar
  • 2004 - Terceiro lugar
  • 2006 - Terceiro lugar
  • 2008 - Não se classificou
  • 2010 - Terceiro lugar
  • 2012 - Não se classificou
  • 2013 - Campeões
  • 2015 - Não se classificou
  • 2017 - Não se classificou
  • 2019 - Terceiro lugar
  • 2021 - Oitavas de final
  • 2023 - Vice-Campeões

Uniformes[editar | editar código-fonte]

Uniformes atuais[editar | editar código-fonte]

  • 1º - Camisa branca com detalhes em verde e preto, calção verde e meias brancas;
  • 2º - Camisa preta, calção e meias pretas.
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme

Uniformes anteriores[editar | editar código-fonte]

  • 2018
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
  • 2016
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
  • 2015
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
  • 2014
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
  • 2013
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
  • 2012
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
  • 2010
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
  • 2008
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
  • 2006
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
  • 2004
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
  • 2002
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
  • 2000
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
  • 1998
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo

Material esportivo[editar | editar código-fonte]

Fornecedor Período
Alemanha Erima 1980–1984[10]
Inglaterra Admiral 1984–1987[10]
Alemanha Adidas 1988–1994[10]
Estados Unidos Nike 1994–2002
Alemanha Adidas 2002–2014[11]
Estados Unidos Nike 2015–presente

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Os seguintes 25 jogadores foram convocados para a Copa Africana de Nações de 2023 na Costa do Marfim.

Atualizado até 09 de janeiro de 2024

Nome Posição Clube
Ojo Goleiro Nigéria Enyimba
Nwabili Goleiro África do Sul Chippa United
Uzoho Goleiro Chipre Omonia
Bassey Defesa Inglaterra Fulham
Awaziem Defesa Portugal Boavista
Ekong Defesa Grécia PAOK
Omeruo Defesa Turquia Kasımpaşa
Ajayi Defesa Inglaterra West Bromwich
Zaidu Defesa Portugal Porto
Onyemaechi Defesa Portugal Boavista
Samuel Defesa Turquia Fenerbahçe
Aina Defesa Inglaterra Nottingham Forest
Onyedika Médio Bélgica Brugge
Onyeka Médio Inglaterra Brentford
Aribo Médio Inglaterra Southampton
Yusuf Médio Bélgica Royal Antwerp
Iwobi Médio Inglaterra Fulham
Simon Avançado França Nantes
Musa Avançado Turquia Sivasspor
Chukwueze Avançado Itália Milan
Lookman Avançado Itália Atalanta
Osimhen Avançado Itália Napoli
Moffi Avançado França Nice
Iheanacho Avançado Inglaterra Leicester City
Sadiq Avançado Espanha Real Sociedad
Gernot Rohr Treinador

Títulos[editar | editar código-fonte]

MUNDIAIS
Competição Vezes Ano
Jogos Olimpicos 1 1996
CONTINENTAIS
Competição Vezes Ano
Campeonato Africano das Nações 3 1980, 1994 e 2013
Copa das Nações Afro-Asiáticas 1 1995
Copa CEDEAO 1 1990
Copa das Nações do Oeste Africano 1 2010

Outras Conquistas:[editar | editar código-fonte]

Jogadores[editar | editar código-fonte]

  • Os golos e as partidas são compostos por jogos da Copa do Mundo FIFA e da Copa das Nações Africanas, bem como vários torneios e jogos amistosos internacionais. Jogadores em negrito estão no ativo e podem ser elegíveis para representar a seleção.


Atualizado a 30 de janeiro de 2024

# Nome Posição Período Golos Jogos Média
1 Rashidi Yekini A 1984–1998 37 58 0.63
2 Victor Osimhen AT 2017- 21 32 0.77
3 Yakubu Aiyegbeni A 2000–2012 21 57 0.36
4 Ikechukwu Uche A 2007–2015 19 46 0.40
5 Ahmed Musa AT 2010– 18 110 0.15
6 Obafemi Martins A 2004–2015 18 48 0.37
7 Sunday Oyarekhua A 1971–1976 17 28 0.60
8 Samson Siasia A 1984–1999 16 51 0.31
9 Odion Ighalo A 2015–2022 16 37 0.31
10 Kelechi Iheanacho A 2015- 15 50 0.28
11 Julius Aghahowa A 2000–2007 14 32 0.43
12 Jay Jay Okocha M 1993–2006 14 75 0.18
13 Daniel Amokachi A 1990–1999 13 44 0.29
13 Segun Odegbami A 1976–1982 13 46 0.50
14 Victor Obinna A 2005–2014 12 48 0.25
15 Mudashiru Lawal M 1975–1985 12 86 0.14
16 Nwankwo Kanu A 1994–2011 12 87 0.13
17 Victor Moses A 2012- 12 39 0.36
18 Alex Iwobi M 2015- 10 73 0.17
19 Peter Odemwingie A 2002–2014 10 63 0.15
20 Emmanuel Amunike A 1993–2001 9 27 0.33
21 Emmanuel Emenike A 2011–2015 9 37 0.24
22 Stephen Keshi D 1981–1995 9 64 0.14
23 Benedict Akwuegbu A 2000–2005 8 30 0.27
24 Victor Ikpeba A 1992–2002 7 31 0.22
25 Joseph Yobo D 2001–2014 7 101 0.07
26 Humphrey Edobor A 1984–1989 7 23 0.30
27 John Utaka A 2002–2014 6 43 0.14
28 Mutiu Adepoju M 1990–2002 6 48 0.13
29 Finidi George A/M 1991–2002 6 62 0.09
30 John Obi Mikel M 2005–2019 6 91 0.07

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]