Segurança – Wikipédia, a enciclopédia livre

Grades de segurança.
Grades de segurança para uma planta.

A palavra segurança tem vários significados, a depender do ponto de vista. Em termos gerais, é o conjunto de medidas visando à proteção de riscos, perigos ou perdas a pessoas ou coisas.[1][2]

A segurança tem que ser comparada e contrastada com outros conceitos relacionados: Segurança, continuidade, confiabilidade. A diferença chave entre a segurança e a confiabilidade é que a segurança deve fazer exame no cliente das ações dos agentes maliciosos ativos que tentam causar a destruição.

A segurança, como bem comum, é divulgada e assegurada por meio de um conjunto de convenções sociais, denominadas medidas de segurança.

Tipos de segurança[editar | editar código-fonte]

Há medidas de segurança específicas para cada área de atuação humana, pois em cada situação, há um conjunto específico de medidas a serem tomadas.

Alguns dos tipos de segurança mais conhecidos são:

Referências

  1. S.A, Priberam Informática. «Consulte o significado / definição de segurança no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o dicionário online de português contemporâneo.». dicionario.priberam.org. Consultado em 16 de fevereiro de 2020 
  2. «Segurança». Michaelis On-Line. Consultado em 16 de fevereiro de 2020