Sarmizegetusa – Wikipédia, a enciclopédia livre

Mapa da cidade (alto).
Ruínas (centro).
Muro Dácico (embaixo).

Sarmizegetusa (também Sarmisegetusa, Sarmisegethusa, Sarmisegethuza; em latim: Sarmizegetusa Regia; em grego: Ζαρμιζεγεθούσα, transl. Zarmizegethousa ou Ζερμιζεγεθούση, transl. Zermizegethouse) foi o principal centro militar, religioso e político da Dácia. Erguida sobre o alto de uma montanha de 1200 metros de altitude, a cidade-fortaleza era o centro de um sistema defensivo estratégico localizado nas Montanhas Orăştie (na atual Romênia), que consistia de seis cidadelas.

A fortaleza, um quadrilátero[1] formada por gigantescos blocos de pedra (Muro Dácico), foi construída sobre cinco terraços, e ocupa uma área de quase 30 000 metros quadrados. Sarmizegetusa também era o local de um recinto sagrado - um dos mais importantes (e o maior) santuário dácio.

Os civis viviam em torno da fortaleza, no sopé da montanha e em terraços construídos pelo homem. A nobreza dácia tinha água corrente, transportada através de canos de cerâmica até suas residências. O inventário arqueológico descoberto no sítio mostra que a sociedade dácia tinha um alto padrão de vida.

A capital dácia atingiu seu ápice sob o domínio do rei Decébalo, que travou duas guerras contra o imperador romano Trajano (ver: Guerras Dácias). Na primeira delas, em 101-102, Decébalo conseguiu expulsar com sucesso os invasores romanos, porém na segunda, em 105-106, durante a qual ocorreu a Batalha de Sarmizegetusa, os dácios foram derrotados. Os conquistadores romanos estabeleceram ali um posto militar, e, posteriormente, a capital da Dácia romana, fundada a 40 quilômetros do local, recebeu seu nome em homenagem à capital Dácia - Colônia Úlpia Trajana Augusta Dácica Sarmizegetusa.

Seis fortalezas dácias — Sarmizegetusa, Blidaru, Piatra Roşie, Costeşti, Căpâlna e Băniţa - que faziam parte do sistema defensivo organizado por Decébalo são consideradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Referências

  1. The Antiquaries, Volume 51. Sociedade dos Antiquários de Londres. Oxford University Press, 1971 (original da Universidade da Califórnia, digitalizado em 15-8-2007 e acessado em 19-12-2009).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sarmizegetusa