Santa Rita Durão – Wikipédia, a enciclopédia livre

Santa Rita Durão
Santa Rita Durão
Nascimento 1722
Cata Preta (atualmente Mariana,  Minas Gerais), Brasil
Morte 24 de janeiro de 1784 (62 anos)
Lisboa, Portugal
Nacionalidade luso-brasileiro
Ocupação Orador e poeta
Magnum opus Caramuru

Frei José de Santa Rita Durão (Cata Preta, 1722 – Lisboa, 24 de janeiro de 1784) foi um religioso agostiniano do Brasil colonial, orador e poeta que fez a sua carreira e escreveu a sua obra em Portugal e no Brasil colonial. É considerado um dos precursores do indianismo no Brasil. Seu poema épico Caramuru[1] é a primeira obra narrativa escrita a ter, como tema, o habitante nativo do Brasil; foi escrita ao estilo de Luís de Camões, imitando um poeta clássico assim como faziam os outros neoclássicos (árcades).

Vida[editar | editar código-fonte]

Nascido em Minas Gerais, estudou no Colégio dos Jesuítas no Rio de Janeiro até os dez anos, partindo no ano seguinte para a Europa, onde se tornaria padre agostiniano. Doutorou-se em Filosofia e Teologia pela Universidade de Coimbra e, em seguida, lá ocupou uma cátedra de Teologia.

Durante o governo de Pombal, foi perseguido e abandonou Portugal. Trabalhou em Roma como bibliotecário durante mais de vinte anos até a queda de seu grande inimigo, retornando então ao país luso. Esteve ainda na Espanha e na França. Voltando a Portugal com a "viradeira" (queda de Pombal e restauração da cultura passadista), a sua principal atividade passou a ser a redação de Caramuru, publicado em 1781.

Morreu em Portugal, em 24 de janeiro de 1784.

Obra[editar | editar código-fonte]

Quase a única obra restante escrita por Durão é seu poema épico de dez cantos, Caramuru, influenciado pelo modelo camoniano. Formado por decassílabos rimados e incluindo informação erudita sobre a flora e a fauna brasileiras e os Índios do país, apresentando as cinco partes da epopéia tradicional (proposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo). Este poema é um tributo do autor à sua terra natal. Segundo a tradição, a reação da crítica e do público ao seu poema foi tão fria que Santa Rita Durão destruiu o restante de sua obra poética.

Lista de obras[editar | editar código-fonte]

  • Pro annua studiorum instauratione oratio (1778)
  • Caramuru (1781)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Santa Rita Durão é o patrono da cadeira n.º 11 da Academia Mineira de Letras.
  • Santa Rita Durão é uma rua localizada em Salvador que abriga, no seu início, a Igreja da Boa Viagem.
  • Santa Rita Durão é uma rua localizada em Belo Horizonte no Bairro Funcionários, região de Savassi.

Referências

  1. «Caramuru - Frei José Santa Rita Durão». www.culturatura.com.br. Consultado em 24 de novembro de 2022