San Antonio (Paraguai) – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outras cidades contendo este nome, veja San Antonio (desambiguação).
San Antonio
San Antonio de la Frontera
Departamento Central
Fundação 10 de maio de 1793
Demografia
População
 - Pop. distrito

68 127 hab.
Densidade 2962 hab/km²
Gentílico Sanantoniano (a)
Geografia
Área 23 km²
Altitude 57 metros
Localização
San Antonio está localizado em: Paraguai
San Antonio
Localização de San Antonio no Paraguai
25° 22' S 57° 36' O
Cidade do Paraguai Paraguai

San Antonio é uma cidade do Paraguai, localizada no Departamento Central.

História[editar | editar código-fonte]

Há um debate acerca da fundação da cidade. Alguns sugerem que a primeira aglomeração surgiu no período do governo de José de Francia, que havia estabelecido um forte no local. Fato é que por meados do século XVIII já havia uma redução jesuítica na região. Durante a Guerra do Paraguai a cidade foi o ponto de chegada de muitos soldados brasileiros para a chamada Dezembrada, uma série de batalhas que se desenrolaram mais para o interior do país.

No início do século XX houve uma intensa imigração de franceses, italianos, alemães e espanhóis para a região, período no qual a cidade testemunhou importante crescimento populacional. No mesmo período se estabeleceu na cidade a sua primeira indústria, um frigorífico. A partir da década de 1920, iniciou-se a pecuária extensiva na região. A produção de frutas para a exportação também se iniciou nessa década.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Clima[editar | editar código-fonte]

Possuí verões quentes, com as temperaturas variando de 25°C a 36°C, e invernos amenos, com as temperaturas oscilando entre 8°C e 12°C.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

O Rio Paraguai passa ao lado da cidade. Há alguns curtos cursos de água que desembocam no rio Paraguai, sendo os mais importantes o Ribeirão Guazú e o Ribeirão Itororó.

Localização[editar | editar código-fonte]

San Antonio está localizada as margens do rio Paraguai, com latitude 25°38’ e longitude 57°63’ no centro sul a 25 km da capital, Assunção. Limita ao norte com os distritos de Ñemby e Villa Elisa; ao sul com Ypané; ao leste com Ñemby e ao oeste com o Rio Paraguai.

Governo[editar | editar código-fonte]

Em 23 de abril de 1903, a comunidade de San Antonio foi elevada a categoria de distrito. Em 16 de março de 1981, San Antonio foi elevada a categoria de cidade, sendo seu primeiro intendente municipal Francisco Bogado Caballero.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Monumento em homenagem a Benigno Arrua.

Educação[editar | editar código-fonte]

Possui instituições de ensino públicas e privadas. Totaliza 22, sendo 11 públicas e 10 privadas, com 17 estando dedicadas ao ensino primário. No ensino secundário há 5 instituições, sendo 2 públicas e 3 privadas.

Saúde[editar | editar código-fonte]

Conta com um Centro de Saúde, fundado no ano 1978.

Transporte[editar | editar código-fonte]

O município de San Antonio possuí caminho em pavimento ligando a cidade a Villa Elisa, a Ypané e a Luque.[1][2][3]

Cultura[editar | editar código-fonte]

Esporte[editar | editar código-fonte]

Sede do Clube Ytororó.

A cidade possuí algumas agremiações de futebol, sendo elas o Clube Porvenir, Clube Ytororó, Clube Coronel Romero, Clube 1° de Março e o Clube União.

Festa do Padroeiro[editar | editar código-fonte]

O padroeiro da cidade é Santo Antônio, com a festa ocorrendo em 13 de junho às margens do Rio Paraguai.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dalles, Paola (14 de maio de 2013). «Rutas del Paraguay - Edicion Impresa - ABC Color». www.abc.com.py (em espanhol). ABC Color. Consultado em 1 de fevereiro de 2019 
  2. «Mapa del Paraguay - Red vial 2018». www.mopc.gov.py (em espanhol). MOPC - Ministerio de Obras Publicas y Comunicaciones del Paraguay. Consultado em 1 de fevereiro de 2019 
  3. «MOPC elabora mapa actualizado de rutas del Paraguay». ultimahora.com (em espanhol). Ultima Hora. 7 de março de 2014. Consultado em 1 de fevereiro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]