Salto del Guairá – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outras cidades contendo este nome, veja Guaíra.


Saltos do Guairá

Saltos del Guairá

  Cidade  
Gentílico saltoguairenho/a
Localização
País  Paraguai
Setor Departamento Canindeyú
História
Fundação 30 de julho de 1963 (60 anos)
Administração
Prefeito Héctor Moran, ANR
(2021-2025)
Características geográficas
 • Área seca 1.082 km²
População total (2021) 23,536 hab.
 • Estimativa (2023) 47,025
Densidade 21,7 hab./km²
Altitude 185 m
Fuso horário UTC (UTC-4)
Horário de verão UTC (UTC-3)
Código postal 7800
Código de área +595 46
Outras informações
Vizinhos Guaíra (PR), Mundo Novo (MS) e La Paloma (Paraguai)
Sítio http://www.saltodelguaira.gov.py/
Local de visitação em Praça de Salto - Del Guairá - Py
Praça em Saltos do Guairá.

Saltos do Guairá é uma cidade do Paraguai, sede da governadoria do departamento de Departamento Canindeyú.

Fonte de Água - Salto Del Guairá - Py
Fonte de água em praça, em Saltos do Guairá.

Generalidades[editar | editar código-fonte]

O rio Paraná marca a divisa de Saltos del Guairá com Guaíra (Paraná). Também há uma fronteira terrestre com Mundo Novo, estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil.

Saltos está em constante desenvolvimento e crescimento. Construções de novos shoppings, galerias e salas comerciais são visíveis ao longo do centro comercial. A cidade vem experimentando um desenvolvimento vertiginoso na última década, multiplicando seus imóveis comerciais em aproximadamente 200%

A cidade é polo turístico de compras, torna-se cada vez mais conhecida e bem estruturada para receber os compradores estrangeiros, esses por sua vez são formados mais por famílias, ou grupos de amigos, o que os diferenciam dos populares "sacoleiros" de Ciudad del Este. O comércio em geral funciona diariamente, das 8h00 às 18h00 e domingos até as 13h00.

História[editar | editar código-fonte]

O município foi fundado em 29 de julho de 1963 por António Velasquéz.

Em 30 de Julho de 1973, o Poder Executivo do Paraguai promulgou a lei 390, que criou o Distrito de Salto del Guairá, um município de terceira categoria, desligando esse território do Distrito de Hernandarias. Parte dos territórios dos distritos de Caaguazú e Alto Paraná são aglutinados pelo recém-formado Distrito de Salto del Guairá (Salto do Guairá), que agora abrange toda a área ao norte do Rio Itambey.

Em 29 de maio de 1974, a prefeitura (intendencia) local solicitou que o distrito fosse elevado à primeira categoria,conforme as disposições legais com a legislação aplicável, por reunir os requisitos necessários para o efeito. Assim, em 2 de julho desse mesmo ano sob o decreto-lei 7.131, Saltos do Guairá foi elevado à categoria de município de primeira categoria, tornando-se Capital do Departamento de Canindeyú.

Em 2023 alteram o nome de Salto do Guairá (Salto del Guairá) para Saltos do Guairá (Saltos do Guairá).

Geografia[editar | editar código-fonte]

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística do Paraguai, a população de Saltos do Guairá, uma cidade localizada no departamento de Canindeyú, era de 23.536 habitantes em 2021. No entanto, é importante ter em mente que esse número pode variar ao longo do tempo devido a fatores como a migração e o crescimento demográfico.

A densidade populacional de Saltos do Guairá é de aproximadamente 21,7 habitantes por quilômetro quadrado. É importante lembrar que esta é uma estimativa e que a densidade populacional real pode variar dependendo dos limites precisos da área considerada.

O município de Saltos del Guairá é servido pela seguinte rodovia:

Cidades Vizinhas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Referências