Salamanca (província) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Salamanca

Comunidade autónoma Castela e Leão
Capital Salamanca
Área 12.349 km²
População: 352.414 (2005)
Fronteiras: Zamora, Valladolid, Ávila, Cáceres e Portugal (Distrito da Guarda e Distrito de Bragança).
Províncias da Espanha

Salamanca é uma província raiana da comunidade autónoma de Castela e Leão, na Espanha e situa-se a nordeste de Portugal. Também é influenciada pela bacia do rio Douro, em Espanha ele é chamado Douro, sua denominação em idioma local antigo era DOIRI. Região que chegou a sofrer influências romanas, árabes e diversas outras mais sutilmente. A cidade de Salamanca ostenta o título de "LA DORADA", admitida pela UNESCO como patrimônio histórico da humanidade.

Terra de clima ameno e topografia variada. Sendo a cidade situada em local mais plano mas com montanhas ao norte e ao sul. Dona da penúltima catedral gótica construída na Espanha. Como seus maiores tesouros encontraremos a Universidade de Salamanca (a segunda universidade mais antiga da Europa, fundada no ano 1218 por Alfonso IX de Leão), as Catedrais Nova e Velha, Plaza Mayor, Ponte Romana e outros sem fim. Seu título se deve ao fato de o arenito utilizado em suas antigas construções apresentar coloração levemente dourada clara,de acordo com a luz pode-se verificar que o título faz juz a sua beleza.

Em suas terras são produzidas uvas, vinho, azeite e alguma pecuária de ovinos e caprinos. Não possui temperaturas extremas de calor e frio e recebe pouca afluência de chuvas, menos de 400mm ao ano. Já em suas montanhas pode-se verificar mais abundância pluvial, chegando mesmo a 1000 mm em determinadas regiões.

O mais rico de Salamanca talvez seja sua história secular, onde se verificaram acontecidos inusitados, Cristóvão Colombo mesmo chegou a passar pela cidade, nela tivemos a inquisição, judeus, portugueses, árabes e tantos outros mais compuseram seu quadro histórico, também devido sua localização geográfica foi em dados momentos e ocasiões local com influência de correntes celtas. Talvez daí venha sua significação, Salamanca, local onde se reunem as bruxas. Hoje, local onde se encontram turistas, sonhos ,belezas e histórias.Dentro desta cidade de cerca de 300.000 habitandes reside um maravilhoso celeiro cultural da humanidade.

Comarcas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Salamanca (província)