Sérgio Cardoso – Wikipédia, a enciclopédia livre

Sérgio Cardoso
Sérgio Cardoso
Sérgio Cardoso (com Cleide Yáconis) em cena
do filme A Madona de Cedro (1968)
Nome completo Sérgio da Fonseca Mattos Cardoso
Nascimento 23 de março de 1925
Belém, Pará
Nacionalidade brasileira
Morte 18 de agosto de 1972 (47 anos)
Rio de Janeiro, Guanabara
Atividade 1948–1972
Cônjuge Nydia Licia Pincherle

Sérgio da Fonseca Mattos Cardoso (Belém, 23 de março de 1925Rio de Janeiro, 18 de agosto de 1972) foi um ator brasileiro. Foi o protagonista de todas as telenovelas em que atuou.

Biografia[1][editar | editar código-fonte]

Formou-se em Direito no Rio de Janeiro e sonhava com o Itamaraty, queria ser diplomata. Despertou para o teatro ao conhecer o Teatro do Estudante do Rio de Janeiro, e sua estreia foi no papel-título de Hamlet, de Shakespeare. O sucesso foi tão grande que contribuiu para sua decisão de seguir a carreira de ator. Em 1949 fundou sua própria companhia teatral, o Teatro dos Doze, onde atuou em Hamlet, Arlequim servidor de dois amos e Tragédia em Nova York.

Foi para o Teatro Brasileiro de Comédia, de São Paulo, onde fez peças importantes, como: O mentiroso, Entre Quatro Paredes, Do Mundo Nada se Leva, Seis Personagens à Procura de um Autor, Convite ao Baile.

Em 1954 fundou outra companhia em sociedade com a atriz Nydia Lícia Pincherle, com quem foi casado e teve uma filha, Sylvia. A sede das atividades da Companhia Nydia Licia-Sérgio Cardoso foi o Teatro Bela Vista, em São Paulo. Produziram mais de 15 espetáculos até a separação do casal em 1960. O último espetáculo que protagonizou em teatro foi O resto é silêncio... uma coletânea de monólogos de Shakespeare.

Na TV Tupi, Sérgio Cardoso fez várias telenovelas de sucesso: O Sorriso de Helena, O Cara Suja, O Preço de uma Vida, O Anjo e o Vagabundo, Somos Todos Irmãos e Antônio Maria — esta última escrita por Geraldo Vietri, na qual contracenou com Aracy Balabanian. Em 1968, atuou em O Santo Mestiço, novela sobre a vida de São Mantinho de Porres, além de aparecer no filme A Madona de Cedro, no papel do sacristão aleijado Pedro. Foi o protagonista de Os Herdeiros, filme de Cacá Diegues produzido entre 1968-1969.

A partir de 1969 participou de diversas telenovelas da TV Globo, dentre elas A Cabana do Pai Tomás, Pigmalião 70 e A Próxima Atração. O Primeiro Amor foi seu último trabalho: o ator faleceu devido a um ataque cardíaco a apenas 28 capítulos do desfecho da trama e seu personagem foi então interpretado por Leonardo Villar.[2]

Mais de vinte mil pessoas acompanharam o enterro do ator no Rio de Janeiro no Cemitério São João Batista. Após sua morte, houve rumores de que Sérgio havia sido enterrado vivo, fato enfaticamente negado por parentes e amigos.[3]

No local onde ele fundou a companhia de teatro, no bairro da Bela Vista, hoje existe o Teatro Sérgio Cardoso.

Estátua de Sérgio Cardoso no bairro Santa Teresa, no Rio de Janeiro

Atuação na televisão[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Licia, Nydia (2004). SÉRGIO CARDOSO - Imagens de sua arte. São Paulo, SP: Imprensa Oficial. ISBN 857060251-0 
  2. «O Primeiro Amor - Há 40 anos (Rede Globo, 1972)». Globo.com 
  3. «o-ator-sergio-cardoso-teria-sido-enterrado-vivo». Globo.com. Fantastico.globo.com. p. 1/#comments O ator Sérgio Cardoso teria sido enterrado vivo? 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]