São Tomé (São Tomé e Príncipe) – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Este artigo é sobre a capital de São Tomé e Príncipe. Para a ilha em que a a mesma se situa, veja Ilha de São Tomé. Para outros significados, veja São Tomé (desambiguação).
São Tomé

A região da baía de Ana Chaves, em 2020.

Nome local
São Tomé
Geografia
País
Distritos
Capital de
São Tomé e Príncipe
Província de São Tomé (en)
Água Grande
Banhado por
Área
17 km2
Altitude
137
Coordenadas
Demografia
População
56,95 hab.
Densidade
3,3 hab./km2
Gentílico
capitalino
tomense
Funcionamento
Estatuto
Membro de
Geminações
História
Origem do nome
Fundação
1485
Identidade
Brazão
S.Tomé.PNG
Mapa

São Tomé é a capital e maior cidade de São Tomé e Príncipe, na África Ocidental, capital do distrito de Água Grande,[1] um dos sete em que o país está dividido. Sua população estimada em 2008 era de 56.945 habitantes. A cidade está localizada na costa nordeste da Ilha de São Tomé, no Oceano Atlântico.

A cidade destaca-se como sendo o principal porto do país e domina a exportação de cacau, madeira e bananas. Por sua localização bem próxima à linha do equador, apresenta um clima quente e húmido a maior parte do ano.

História[editar | editar código-fonte]

Até à chegada dos portugueses, por volta de 1470, a ilha de São Tomé era desabitada. O clima húmido sob a linha do Equador facilitou a que se instalassem na ilha, favorecendo a sua colonização e o cultivo da cana de açúcar. A sua proximidade com o Reino do Congo favoreceu desde uma eventual fonte de trabalhadores africanos até à aquisição de escravos para as plantações da cana.

A cidade de São Tomé foi fundada pelos portugueses em 1485. O local escolhido para a sua implantação deve-se à proximidade a uma baía abrigada (baía de Ana Chaves), com boas condições para a criação de um porto natural e as condições topográficas permitiam facilmente a implantação de pontos de defesa. O abastecimento de água potável às populações era feito na ribeira aí existente (ribeira Água Grande). O aglomerado prosperou durante os primeiros anos em torno dos engenhos de açúcar e do porto, dando origem, posteriormente, à cidade de São Tomé[2].

No contexto da Dinastia Filipina, em 1599, a cidade foi ocupada pelos holandeses por dois dias e novamente em 1641 por um ano. Foi então capital da colónia até 1753 e, novamente, desde 1852 até aos nossos dias.

Em 1975, tornou-se a capital do país.[3]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Paisagem da praia em São Tomé.

As ilhas de São Tomé e Príncipe, situada na região equatorial do Atlântico a cerca de 300 e 250 km (200 mi. E 150 mi.), respectivamente, ao largo da costa nordeste do Gabão, constituem o segundo menor país da África. Ambos fazem parte de uma cordilheira de um vulcão extinto, que também inclui a ilha de Bioko na Guiné Equatorial, ao norte e Monte Camarões sobre a costa oeste africana.

A ilha de São Tomé possui 50 km (31 mi.) de comprimento e 32 km (20 mi.) de largura e é a mais montanhosa das duas ilhas. Seus picos atingem 2.024 metros (6.640 pés). Já a ilha do Príncipe possui cerca de 30 km (19 mi.) de comprimento e 6 km (4 mi.) de largura. Rápidos córregos radiantes descem as montanhas através de exuberante floresta e atravessam lavouras em direção ao mar.

Como um importante porto, São Tomé está localizado na baía de Ana Chaves, no nordeste da ilha de São Tomé; administrativamente o ilhéu das Cabras, que fica perto da costa, também faz parte de São Tomé. São Tomé está situado no nordeste de Trindade, a sudeste de Guadalupe e noroeste de Santana.

Clima[editar | editar código-fonte]

São Tomé apresenta um clima tropical quente e seco com uma estação chuvosa prolongada e uma curta época seca. A época de chuvas vai de outubro a maio, enquanto que os meses secos vão de junho a setembro.

Baía de Ana Chaves

A média de precipitação de São Tomé está por volta de 1.000 milímetros anuais e suas temperaturas médias oscilam entre 22 e 30 ºC ao longo do ano.

Dados climatológicos para São Tomé
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ano
Temperatura máxima recorde (°C) 32 33 33 33 32 31 31 31 32 32 32 32 33
Temperatura máxima média (°C) 30 30 31 30 29 28 28 28 29 29 29 29 29
Temperatura mínima média (°C) 23 23 23 23 23 22 21 21 21 22 22 22 22
Temperatura mínima recorde (°C) 20 20 20 20 19 19 19 19 19 19 19 19 19
Precipitação (mm) 81 107 150 127 135 28 0 0 23 109 117 89 966
Fonte: BBC Weather [4] Agosto de 2010

Demografia e religião[editar | editar código-fonte]

A maioria da população tomense é cristã, sendo que a maior denominação do tipo é a Igreja Católica Romana (representada pela Diocese de São Tomé e Príncipe), existindo também um número considerável de cristãos-protestantes da Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Assembléia de Deus Missão e da Igreja Adventista do Sétimo Dia.[5]

Economia[editar | editar código-fonte]

Mercado em São Tomé.

A economia da cidade gira em torno de atividades de comércio e de serviços, sendo que neste último sector económico, as atividades logísticas têm peso ímpar, graças a existência do maior porto do país, o porto de Ana Chaves, concentrado e exportação de cacau e banana.

Na cidade também está o Palácio Presidencial, um cinema e dois mercados, uma estação de rádio, um hospital e um aeroporto internacional. A cidade de São Tomé é também o centro da rede de transportes e estradas da ilha.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Transportes[editar | editar código-fonte]

A cidade se une com as demais localidades através de várias estradas, ainda que a via de comunicação principal é a rodovia que percorre o perímetro da ilha.

O caráter insular da nação faz com que a infraestrutura logística mais vital para a capital seja o porto de Ana Chaves, que permite ligação com o porto de Santo António do Príncipe, e com a principais rotas de abastecimento do país com o continente e o mundo.[6]

A cidade tem no Aeroporto Internacional de São Tomé (IATA: TMS, ICAO: FPST) uma de suas principais infraestruturas de transporte e logística, servindo a população tomense e o restante do país de voos nacionais e internacionais.

Educação[editar | editar código-fonte]

A cidade possui duas das mais importantes escolas da nação, sendo o Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe e a Escola Preparatória Patrice Lumumba; sedia ainda a Universidade de São Tomé e Príncipe, possuindo três dos quatro campi da instituição.

Cultura e lazer[editar | editar código-fonte]

Detentora de um imenso património cultural e arquitetónico, destaca-se a sua catedral, datada do século XVI. Outro antigo edifício de interesse é o Forte São Sebastião, construído em 1575, e onde atualmente se encontra instalado o Museu Nacional de São Tomé.

  • Alfândega;
  • Câmara;
  • Cadeia;
  • Fortaleza de S. Sebastião (meados do século XVI);
  • Igreja de São João;
  • Igreja da Madre de Deus;
  • Igreja de Santo Amaro;
  • Capela de São Sebastião;
  • Real Hospício de Santo António dos Capuchinhos Italianos;
  • Igreja da Conceição;
  • Forte de São Jerónimo;
  • Forte de São José.

Século XX[editar | editar código-fonte]

  • Antigo cineteatro Império (actual cineteatro Marcelo da Veiga);
  • Arquivo histórico;
  • Mercado municipal;
  • Palácio presidencial (onde existiu a Torre do capitão de 1492/1493);
  • Sé de São Tomé - 1956 (antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça);
  • Tribunal (antiga Misericórdia, igreja e hospital);
  • Liceu Nacional;
  • Companhia Santomense de Telecomunicações;
  • Banco Internacional de São Tomé e Príncipe;
  • Embaixada de Portugal.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Câmara Distrital de Água Grande». Consultado em 4 de agosto de 2017 
  2. Silva, Teresa (2012). A cidade africana contemporânea de origem portuguesa: São Tomé pré e pós-independência, urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana vol.4 no.2 Curitiba July/Dec. 2012
  3. Roman Adrian Cybriwsky, Capital Cities around the World: An Encyclopedia of Geography, History, and Culture, ABC-CLIO, USA, 2013, p. 275
  4. «Average Conditions Sao Tome, Sao Tome Principe». BBC Weather. Consultado em 17 de agosto de 2009. Arquivado do original em 12 de outubro de 2007 
  5. Britannica, Sao Tome and Principe, britannica.com, USA, acessado em 12 de janeiro de 2020
  6. [«Dados Gerais da Enaport.». Enaport. 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre São Tomé (São Tomé e Príncipe)
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.