Roy D. Chapin – Wikipédia, a enciclopédia livre

Roy D. Chapin
Roy D. Chapin
Nome completo Robert Dikeman Chapin
Nascimento 23 de fevereiro de 1880
Lansing, Estados Unidos
Morte 16 de fevereiro de 1936 (55 anos)
Detroit, Estados Unidos
Nacionalidade norte-americano
Progenitores Mãe: Ella Rose King
Pai: Edward Cornelius Chapin
Cônjuge Inez Tiedeman Chapin
(m. 1914 - 1936, morte dele)
Filho(a)(s) Roy Dikeman Chapin Jr.
Joan King Chapin
John Carsten Chapin
Sara Ann Chapin
Daniel Chapin
Marian Chapin
Alma mater Universidade de Michigan
Ocupação Governo

Roy Dikeman Chapin, Sr. (23 de fevereiro de 1880 — 16 de fevereiro de 1936) foi um industrialista norte-americano e cofundador da Hudson Motor Car Company, antecessora da American Motors. Também serviu como secretário de Comércio dos Estados Unidos, de 8 de agosto de 1932 a 3 de março de 1933, nos últimos meses da administração do presidente Herbert Hoover.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido como Roy Dikeman Chapin em 23 de fevereiro de 1880, em Lansing, Michigan, filho de Edward Cornelius Chapin e de Ella Rose King. Estudou na Universidade de Michigan. Roy casou-se com Inez Tiedeman em 1914, com quem teve seis filhos. Um dos filhos, Roy D. Chapin Jr., também seguiu a carreia com a Hudson Motor Company, o que viria a ser American Motors Corporation (AMC).

Interesses comerciais[editar | editar código-fonte]

O secretário de Comércio Roy D. Chapin aplaude o presidente Herbert Hoover na Conferência da Prosperidade Nine-Point (26 de agosto de 1932).

Roy reuniu empresários e engenheiros, que fundaram a Hudson Motor Car Company em 1908. O nome da empresa foi nomeada em homenagem ao comerciante Joseph L. Hudson, natural de Detroit, que forneceu a maior parte do capital para o começo da operação. Chapin também estava por trás da formação da Essex Motors Company em 1918, filial da Hudson. Essex é conhecido por ter desenvolvido, em 1922, o primeiro carro de modelo fechado por um preço acessível.[carece de fontes?]

Essex Coach foi um sucesso tão grande que a indústria automobilística norte-americana produziu cada vez mais este tipo de veículo.

Além de seus interesses corporativos, Chapin foi o responsável pela construção da autoestrada Lincoln, junto com o presidente da Packard Motor, Henry B. Joy. Chapin via estradas modernas como a melhor maneira de crescer a indústria automobilística nos Estados Unidos.

Atividades políticas[editar | editar código-fonte]

Chapin na mesa dele como secretário de Comércio, em 1932.

Depois de fazer Hudson uma empresa norte-americana como uma das maiores fabricantes de automóveis, Chapin deixou a empresa para exercer o cargo de secretário de Comércio sob o governo de Hoover, em 1932.

Durante seu mandato como secretário de Comércio, Chapin tentou convencer o Henry Ford de prestar ajuda financeira para Union Guardian Trust Company, sediada em Detroit. A recusa de Henry de ajudar o banco para evitar um fracasso financeiro levou ao Michigan Bank Holiday ao feriado bancário nacional em 1933, conduzida pela administração Roosevelt.

Vida posterior, morte e sucessão[editar | editar código-fonte]

Chapin retornou à empresa Hudson em março de 1933. Seus últimos três anos foram gastos tentado salvar a empresa dos efeitos da Grande Depressão. Morreu em Detroit, Michigan, em 136 e foi sucedido por A. E. Barit. Está sepultado no Cemitério de Woodlawn.

A antiga residência de Roy D. Chapin, em Washington, D.C.

Em 1954, a empresa Hudson foi adquirida pela Nash Kelvinator no processo de fusão amigável. A empresa resultante, American Motors Corporation (AMC), continuou, até quando foi adquirida pela Chrysler em 1987. O filho de Chapin, Roy D. Chapin Jr., atuou como presidente e CEO da AMC e levou a montadora à aquisição da Kaiser Jeep Corporation em 1970. Chapin foi introduzido no Automotive Hall of Fame em 1972.[1][2] O neto dele, William R. Chapin, foi nomeado presidente do Automotive Hall of Fame em 2010.

Referências

  1. «People». National Highway Users Conference. Highway Highlights: 167. 1974. Consultado em 7 de março de 2016 
  2. «Roy D. Chapin, Sr.». Hall of Fame Inductees. Automotive Hall of Fame. 1974. Consultado em 4 de março de 2016. Arquivado do original em 19 de março de 2016 
  • May, George S. The Detroit-New York Odyssey of Roy D. Chapin. Detroit in Perspective 2 (Agosto de 1973): 5-25.
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Roy D. Chapin».

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

  • The Bentley Historical Library at the University of Michigan has a collection of Chapin's papers:
  • Roy D. Chapin, por J.C. Long (biografia)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]