Rosa Magalhães – Wikipédia, a enciclopédia livre

Rosa Magalhães
Rosa Magalhães
Nome completo Rosa Lúcia Benedetti Magalhães
Nascimento 8 de janeiro de 1947 (77 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Residência Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileira
Ocupação carnavalesca, artista plástica, cenógrafa, figurinista e professora

Rosa Lúcia Benedetti Magalhães, mais conhecida como Rosa Magalhães, OMC (Rio de Janeiro, 8 de janeiro de 1947), é uma professora, artista plástica, figurinista, cenógrafa e lendária carnavalesca brasileira. É a maior detentora de títulos na era Sambódromo, sendo campeã em 1982 (antes do Sambódromo), 1994, 1995, 1999, 2000, 2001 e 2013.

História[editar | editar código-fonte]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Filha do escritor e acadêmico Raimundo Magalhães Júnior, integrante do júri do primeiro desfile das escolas de samba, em 1932, e imortal da Academia Brasileira de Letras, e da autora teatral Lúcia Benedetti.

Formada em Pintura, pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e em Cenografia, pela Escola de Teatro da Uni-Rio, foi também professora de Cenografia e Indumentária na Escola de Belas Artes da UFRJ e da Faculdade de Arquitetura Benett.

Início no carnaval e auge no Império Serrano[editar | editar código-fonte]

Sua participação no carnaval começou com o grupo que ajudou Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues no carnaval de 1971 do Salgueiro, juntamente com Maria Augusta, Lícia Lacerda e Joãosinho Trinta.

Depois desenhou figurinos para a Beija-Flor e trabalhou na Portela onde, em dupla com Lícia Lacerda, criou figurinos e alegorias para enredos desenvolvidos por Hiram Araújo.

Em 1982, Rosa e Lícia assumem pela primeira vez um carnaval, no Império Serrano, onde realizaram o famoso enredo campeão daquele ano "Bumbum Paticumbum Prugurundum".

Em 1984, a dupla é responsável pelo carnaval da Imperatriz Leopoldinense. Apesar da grande dificuldade financeira por que passava, a escola consegue se classificar em quatro lugar, empatada com o poderoso Salgueiro que festejava a volta de Arlindo Rodrigues. Por seu trabalho naquele ano, as duas receberiam o Estandarte de Ouro de personalidade. Nos anos de 1985 até 1987, ambas iriam fazer parte da comissão de carnaval da recém fundada Tradição, assinando desfiles juntamente com outros grandes nomes como Viriato Ferreira e Maria Augusta.[1] Em 1987, ainda juntas, Rosa e Lícia assumem a Estácio de Sá que obtém grande sucesso com seu enredo "Tititi do sapoti".

O ano de 1988 marca o primeiro carnaval exclusivo de Rosa Magalhães, ainda na Estácio, com o enredo "O boi da bode". No ano seguinte, continuando na escola, a carnavalesca apresenta outro enredo de sucesso: "Um, dois, feijão com arroz". De volta ao Salgueiro, dessa vez como carnavalesca, conquista o terceiro lugar (1990) e o vice-campeonato (1991).

Anos de glórias na Imperatriz e saída conturbada[editar | editar código-fonte]

De 1992 a 2009 assumiu o carnaval da Imperatriz Leopoldinense onde ajudaria a escola a conquistar cinco de seus oito campeonatos, incluindo o primeiro tricampeonato da Era Sambódromo (1999, 2000 e 2001). Na Imperatriz Rosa realizaria carnavais inesquecíveis como "Marquês que é marquês do saçarico é freguês" (vice-campeã, 1993), "Catarina de Médicis na corte dos Tupinambôs e Tabajeres" (campeã, 1994), "Mais vale um jegue que me carregue que um camelo que me derrube, lá no Ceará" (bi-campeã, 1995), "Leopoldina, Imperatriz do Brasil" (vice-campeã, 1996), "Quem descobriu o Brasil, foi seu Cabral, no dia 22 de abril, dois meses depois do carnaval" (campeã, 2000) e "João e Marias" (6º lugar, 2008) entre tantos outros.

Consagrando-se como a maior campeã do Sambódromo, com seis títulos conquistados, e uma das mais importantes artistas brasileiras contemporâneas. Sua saída da escola se deu sem muitas explicações, após 18 anos à frente dos desfiles da agremiação.

Mantendo escola na Elite e retorno às conquistas[editar | editar código-fonte]

Rosa durante ensaio técnico da Ilha em 2010.

No ano de 2010 assumiu o carnaval da União da Ilha com a intenção de mantê-la no Grupo Especial, o que aconteceu, tendo saído da escola poucas semanas após do carnaval.[2] Para 2011, assume o carnaval da Vila Isabel.[3]

Em 2013, Rosa conquista o campeonato do Grupo Especial com a Vila Isabel, que apresentou o enredo "A Vila canta o Brasil celeiro do mundo - água no feijão que chegou mais um...".[4] Depois de todas as comemorações do título e até noticias de que teria renovado seu contrato com a azul e branca de Noel, Rosa teve uma saída conturbada da escola,[5] inclusive com boatos de dividas por partes da escola para com a carnavalesca.[6]

Jogos Olímpicos Rio 2016[editar | editar código-fonte]

Encerramento da Rio2016, que foi idealizado pela carnavalesca.

Rosa foi responsável pela Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas de 2016, disputada no Rio de Janeiro.[7] O evento celebrou a cultura popular brasileira: samba, forró e frevo.

Atualmente[editar | editar código-fonte]

Rosa recebendo o Estandarte de Ouro de melhor enredo em 2015.

Após a conquista de mais um título na Vila Isabel em 2013, Rosa foi especulada na São Clemente, na Portela, onde foi procurada por uma chapa que concorre a eleição[8] e até na Mocidade. Sendo que em grande sigilo a Mangueira, por meio de seu presidente eleito Chiquinho da Mangueira confirmou Rosa como carnavalesca da escola.[9][10]

Além de atuar na Mangueira Rosa foi confirmada como carnavalesca da escola de Samba paulistana Dragões da Real para elaborar o desfile de 2014.[11] E ainda em setembro de 2013 fora convidada para desenvolver, junto a uma comissão, o enredo da Unidos de Lucas, sobre sua mãe, Lúcia Benedetti. Por uma incompatibilidade de agendas, designou seu assistente Mauro Leite para a elaboração do projeto alegórico da vermelho e amarelo da Zona Norte, ainda que sob sua supervisão.

Após não lograr êxito nas escolas em que trabalhou em 2014, Rosa decidiu afastar-se de ambas e pensou, até mesmo, na aposentadoria,[12][13] mas por fim, acertou com a São Clemente onde tem como objetivos afastar a sina de "iô-iô", levar a escola ao desfile das campeãs e torna-la de fato uma grande escola do carnaval carioca.[14][15]

Abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007, que foi idealizado pela carnavalesca e onde levou o Prêmio Emmy, por esta cerimônia.

Em seu primeiro desfile pela Amarela e Preta da Zona Sul, o objetivo de Rosa de livrar a escola do rotulo de escola "iô-iô" foi alcançado com êxito, tendo em vista que segundo a critica especializada e o público em geral o desfile de 2015 foi o melhor da escola em toda sua história e um dos melhores do carnaval, tendo inclusive sido premiado com o Estandarte de Ouro de Melhor Enredo e o premio de 'Melhor Escola' pelo Portal SRZD. Ao final da apuração, a escola obteve a oitava colocação, ainda que para muitos merecesse uma vaga no sábado das campeãs.[16][17]

Para 2016, de contrato renovado com a São Clemente, Rosa aposta em um enredo critico e irreverente chamado de "Mais de Mil Palhaços No Salão", levando a escola ao 9º lugar.

Para 2017, renovou com a São Clemente e fez um carnaval intitulado "Onisuáquimalipanse" sobre a história de corrupção que levou à construção do Palácio de Versailles. O título do enredo foi uma brincadeira com a expressão "Honit sois qui mal y pense", traduzida livremente como "Envergonhe-se quem pensar mal disso".

Para o carnaval de 2018, Rosa foi contratada pela Portela, aonde desenvolveu o enredo "De repente de lá pra cá e dirrepente daqui pra lá", que pretende contar a história de judeus e europeus que se estabeleceram na cidade do Recife (PE) holandês no século XVII e que, anos depois, foram expulsos pelos portugueses, ajudaram a fundar a cidade de Nova York.

Em 2019, ainda na Portela, coloca na avenida um enredo sobre Clara Nunes e o bairro de Madureira intitulado: "Na Madureira Moderníssima, hei sempre de ouvir cantar um sabiá". A escola de Oswaldo Cruz e Madureira, fez um belo desfile, ficando no 4° lugar. No dia 12 de Março, no entanto, a Portela anuncia o desligamento da carnavalesca, com elogios e gratidão de ambas as partes.

No carnaval de 2020, comemorou os 50 anos de sua trajetória no carnaval. Nesse mesmo ano, ela retornou ao Estácio de Sá, desenvolvendo um enredo que falava sobre Pedras. Infelizmente, a escola foi rebaixada. Esse foi o primeiro rebaixamento da carreira de Rosa.

Em 2021, retornou à Imperatriz Leopoldinense após 11 anos.[18] Pela Rainha de Ramos foram cinco títulos: 1994, 1995, 1999, 2000 e 2001. No carnaval de 2022, ela desenvolveu um enredo sobre Arlindo Rodrigues, histórico carnavalesco com passagens marcantes pelo Salgueiro, pela Imperatriz e pela Mocidade.

Para o carnaval de 2023, Rosa foi anunciada como carnavalesca do Paraíso do Tuiuti, ao lado de João Vitor Araújo.

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Abaixo, a lista de desfiles assinados por Rosa Magalhães.

Ano Escola Colocação Divisão Enredo Ref.
1974 Beija-Flor 7.º lugar Grupo 1 (RJ) Brasil Ano 2000
1977 Portela Vice-campeã Grupo 1 (RJ) Festa da Aclamação
1978 Portela 5.º lugar Grupo 1 (RJ) Mulher à brasileira
1982 Império Serrano Campeã Grupo 1A (RJ) Bum Bum Paticumbum Prugurundum
1984 Imperatriz 4.º lugar Grupo 1A (RJ) Alô, mamãe
1985 Tradição Campeã Grupo 2B (RJ) Pelas Terras do Pau-Brasil - Xingu, Pássaro Guerreiro [1]
1986 Tradição Campeã Grupo 2A (RJ) Rei Sinhô, Rei Zumbi, Rei Nagô – Eu também tô aí, tô aí sim sinhô [1]
1987 Estácio de Sá 4.º lugar Grupo 1 (RJ) O Ti-ti-ti do sapoti
Tradição Vice-campeã Grupo 2 (RJ) Sonhos de Natal [1]
1988 Estácio de Sá 9.º lugar Grupo 1 (RJ) O boi dá bode
1989 Estácio de Sá 9.º lugar Especial RJ Um, dois, feijão com arroz
1990 Salgueiro 3.º lugar Especial RJ Sou amigo do Rei
1991 Salgueiro Vice-campeã Especial RJ Me masso se não passo pela Rua do Ouvidor
1992 Imperatriz 3.º lugar Especial RJ Não existe peçado abaixo do Equador
1993 Imperatriz Vice-campeã Especial RJ Marquês que é marquês do saçarico é freguês
1994 Imperatriz Campeã Especial RJ Catarina de Médicis na corte dos Tupinambôs e Tabajeres
1995 Imperatriz Campeã Especial RJ Mais vale um jegue que me carregue que um camelo que me derrube, lá no Ceará
1996 Imperatriz Vice-campeã Especial RJ Imperatriz Leopoldinense honrosamente apresenta: Leopoldina, Imperatriz do Brasil
1997 Imperatriz 6.º lugar Especial RJ Eu sou da lira, não posso negar
1998 Imperatriz 3.º lugar Especial RJ Quase no ano 2000…
1999 Imperatriz Campeã Especial RJ Brasil mostra a sua cara em… Theatrum Rerum Naturalium Brasilie
2000 Imperatriz Campeã Especial RJ Quem descobriu o Brasil foi seu Cabral, no dia 22 de abril, dois meses depois do carnaval
2001 Imperatriz Campeã Especial RJ Cana-caiana, cana roxa, cana fita, cana preta, amarela, pernambuco… Quero vê descê o suco, na pancada do ganzá
2002 Imperatriz 3.º lugar Especial RJ Goitacazes… Tupi or not Tupi, in a South American way
2003 Imperatriz 4.º lugar Especial RJ Nem todo pirata tem a perna de pau, o olho de vidro e a cara de mau
Barroca Zona Sul 14.º lugar Especial SP De Três Corações a Coroação. Quem Sou Eu? Rei Pelé
2004 Imperatriz 5.º lugar Especial RJ Breazail
2005 Imperatriz 4.º lugar Especial RJ Uma delirante confusão fabulística
2006 Imperatriz 9.º lugar Especial RJ Um por todos e todos por um
2007 Imperatriz 9.º lugar Especial RJ Teresinhaaa, uhuhuuu!!!! Vocês querem bacalhau?
2008 Imperatriz 6.º lugar Especial RJ João e Marias
2009 Imperatriz 7.º lugar Especial RJ Imperatriz… só quer mostrar que faz samba também!
2010 União da Ilha 11.º lugar Especial RJ Dom Quixote de La Mancha, o cavaleiro dos sonhos impossíveis
Império Serrano 6.º lugar Grupo A (RJ) João das ruas do Rio
2011 Vila Isabel 4.º lugar Especial RJ Mitos e Histórias Entrelaçados pelos Fios de Cabelo
2012 Vila Isabel 3º lugar Especial RJ Você semba lá .... Que eu sambo cá! O canto livre de Angola
2013 Vila Isabel Campeã Especial RJ A Vila canta o Brasil celeiro do mundo - "Água no feijão que chegou mais um..."
2014 Mangueira 8.º lugar Especial RJ A festança brasileira cai no samba da Mangueira
Dragões da Real 5.º lugar Especial SP Um museu de grandes novidades
2015 São Clemente 8.º lugar Especial RJ A Incrível História do Homem Que Só Tinha Medo da Matinta Perera, da Tocandira e da Onça Pé de Boi
2016 São Clemente 9.º lugar Especial RJ Mais de Mil Palhaços no Salão
2017 São Clemente 9.º lugar Especial RJ Onisuáquimalipanse
2018 Portela 4.º lugar Especial RJ De repente de lá pra cá e dirrepente daqui pra lá
2019 Portela 4.º lugar Especial RJ Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma sabiá [19]
2020 Estácio de Sá 12.º lugar
(Rebaixada)
Especial RJ Pedra
2022 Imperatriz 10.º lugar Especial RJ Meninos eu vivi... Onde canta o sabiá, onde cantam Dalva e Lamartine
2023 Paraíso do Tuiuti 8.° lugar Especial RJ Mogangueiro da Cara Preta

Títulos e estatísticas[editar | editar código-fonte]

Rosa Magalhães é uma das maiores vencedoras do carnaval do Rio de Janeiro, com sete conquistas na primeira divisão.

Divisão
Campeonato(s)
Ano
Vice
Ano
Terceiro
Ano

Primeira divisão
7 1982, 1994, 1995, 1999, 2000, 2001 e 2013 4 1977, 1991, 1993 e 1996 5 1990, 1992, 1998, 2002 e 2012

Segunda divisão
0 - 1 1987 0 -

Terceira divisão
1 1986 0 - 0 -

Quarta divisão
1 1985 0 - 0 -

Premiações[editar | editar código-fonte]

Em 2007, Rosa Magalhães criou o elogiado espetáculo da Cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007 pelo qual receberia, no ano seguinte, em Nova Iorque, o mais importante prêmio da televisão mundial, o Emmy de melhor figurino.[20] Além disso, Rosa já ganhou diversos prêmios na área carnavalesca, entre eles um dos mais importantes, o Estandarte de Ouro.

Em 2021, foi agraciada com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).[21]

  1. 1982 - Melhor enredo (Império Serrano - "Bum Bum Paticumbum Prugurundum") [22]
  2. 1984 - Personalidade feminina [23]
  3. 1990 - Melhor enredo (Salgueiro - "Sou Amigo do Rei") [24]
  4. 1991 - Melhor enredo (Salgueiro - "Me Masso se não Passo pela Rua do Ouvidor") [25]
  5. 1993 - Personalidade [26]
  6. 2008 - Melhor enredo (Imperatriz - "João e Marias") [27]
  7. 2012 - Personalidade [28]
  8. 2012 - Melhor enredo (Vila Isabel - "Você Semba Lá .... Que Eu Sambo Cá! O Canto Livre de Angola") [28]
  9. 2015 - Melhor enredo (São Clemente - "A Incrível História do Homem Que Só Tinha Medo da Matinta Perera, da Tocandira e da Onça Pé de Boi") [29]
  10. 2017 - Melhor enredo (São Clemente - "Onisuáquimalipanse") [30]
  • Estrela do Carnaval
  1. 2011 - Melhor conjunto de fantasias (Vila Isabel) [31][32]
  2. 2015 - Melhor carnavalesco(a) (São Clemente) [33]
  3. 2015 - Melhor enredo (São Clemente - "A Incrível História do Homem que Só Tinha Medo da Matinta Perera, da Tocandira e da Onça Pé de Boi") [33]
  4. 2015 - Melhor conjunto de fantasias (São Clemente) [33]
  • Gato de Prata
  1. 2015 - Melhor enredo (São Clemente - "A Incrível História do Homem que Só Tinha Medo da Matinta Perera, da Tocandira e da Onça Pé de Boi") [34]
  • Plumas & Paetês Cultural
  1. 2015 - Melhor carnavalesco(a) (São Clemente) [35]
  2. 2015 - Melhor pesquisador(a) (São Clemente) [35]
  • Prêmio 100% Carnaval
  1. 2020 - Personalidade [36]
  • Prêmio SRzd
  1. 2015 - Melhor carnavalesco(a) (São Clemente) [37]
  • Prêmio Veja Rio
  1. 2013 - Melhor carnavalesco(a) (Vila Isabel) [38]
  2. 2013 - Melhor alegoria (Vila Isabel - Carro dos girassóis) [39]
  1. 2012 - Prêmio Especial [40]
  2. 2015 - Prêmio Especial pelo conjunto da obra [41]
  1. 2006 - Eu Sou o Samba (Personalidade) [42]
  • Troféu Sambista
  1. 2017 - Melhor conjunto de fantasias (São Clemente) [43]
  • Troféu Sambario
  1. 2010 - Melhor enredo (Império Serrano - "João das ruas do Rio") [44]
  2. 2012 - Melhor enredo (Vila Isabel - "Você Semba Lá .... Que Eu Sambo Cá! O Canto Livre de Angola") [45]
  • Troféu Tupi Carnaval Total
  1. 2013 - Melhor carnavalesco(a) (Vila Isabel) [46]
  2. 2015 - Melhor carnavalesco(a) (São Clemente) [47]

Referências

  1. a b c d «Início | G.R.E.S. TRADIÇÃO». GRES Tradição. Consultado em 27 de junho de 2021 
  2. Isaac Ismar, para o SRZD-Carnavalesco (22 de fevereiro de 2010). «Rosa Magalhães deixa a União da Ilha». Consultado em 23 de novembro de 2010 
  3. Isaac Ismar, para o SRZD-Carnavalesco (23 de março de 2010). «Rosa Magalhães é apresentada na Vila». Consultado em 23 de novembro de 2010 
  4. O GLOBO (13 de fevereiro de 2013). «Vila Isabel é a campeã do Carnaval 2013». Consultado em 13 de fevereiro de 2013 
  5. SRZD-Carnaval (28 de março de 2013). «Demissão na Vila: 'Foi um ciclo que terminou', resume Rosa Magallhães». 13h09. Consultado em 30 de abril de 2013 
  6. Site Carnavalesco (8 de abril de 2013). «Wilsinho assume divida com Rosa». Consultado em 28 de abril de 2013 
  7. «Rosa Magalhães cuidará da festa de encerramento da Rio 2016». Consultado em 7 de março de 2017 
  8. ODia na Folia (28 de março de 2013). «Chapa de oposição na Portela confirma interesse em ter Rosa Magalhães». 14h17. Consultado em 30 de abril de 2013 
  9. ODia na Folia (29 de abril de 2013). «Chiquinho da Mangueira comemora contratação de Rosa Magalhães.». 03h57. Consultado em 30 de abril de 2013 
  10. ODia na Folia (30 de abril de 2013). «Chiquinho da Mangueira promete valorizar enredos que tenham o 'DNA' da escola». 4:00. Consultado em 30 de abril de 2013 
  11. SRZD Carnaval (9 de maio de 2013). «Rosa Magalhães assina o carnaval da Dragões da Real em 2014.». 21h15. Consultado em 9 de maio de 2013 
  12. G1 (25 de março de 2014). «Rosa Magalhães não é mais a carnavalesca da Mangueira». Consultado em 29 de abril de 2014 
  13. Carnavalesco (25 de março de 2014). «Mangueira anuncia oficialmente que Rosa Magalhães não continua na escola». Consultado em 29 de abril de 2014 
  14. O Dia na Folia. «Emocionado, presidente da São Clemente anuncia Rosa Magalhães: 'É um presentão'». Consultado em 29 de abril de 2014 
  15. SRZD-Carnaval. «Rosa Magalhães já tem escola para 2015». Consultado em 29 de abril de 2014 
  16. Vitor Rangel (17 de Fevereiro de 2015). «São Clemente faz o melhor desfile de sua história e se qualifica para voltar entre as campeãs». Site Carnavalesco. Consultado em 26 de Maio de 2015 
  17. Raphael Azevedo (16 de Fevereiro de 2015). «Talento de Rosa ajuda a São Clemente a fazer o melhor desfile de sua história». O Dia - O Dia Na Folia. Consultado em 26 de Maio de 2015 
  18. Contigo! (11 de março de 2020). «Rosa Magalhães retorna à Imperatriz Leopoldinense e recria parceria multicampeã». Consultado em 11 de março de 2020 
  19. G1 (24 de maio de 2018). «Portela acerta ao louvar na avenida Clara Nunes, voz que ecoa na memória do Brasil» 
  20. «Carnavalesca Rosa Magalhães vence prêmio Emmy». G1. 14 de junho de 2008. Consultado em 23 de novembro de 2010. Cópia arquivada em 10 de julho de 2012 
  21. O Globo (8 de maio de 2021). «Rosa Magalhães ganha o título de Doutora Honoris Causa da Uerj». Consultado em 10 de maio de 2021 
  22. «Império Serrano eleita a melhor escola pelo júri». O Globo. 24 de fevereiro de 1982. p. 17. Consultado em 29 de julho de 2019. Arquivado do original em 29 de julho de 2019 
  23. «Para Mangueira, 4 troféus». O Globo. 7 de março de 1984. p. 2. Consultado em 30 de julho de 2019. Arquivado do original em 30 de julho de 2019 
  24. «Os campeões do Estandarte 1990». O Globo. 28 de fevereiro de 1990. p. 10. Consultado em 15 de agosto de 2019. Arquivado do original em 15 de agosto de 2019 
  25. «Estandarte fica com a Mocidade». O Globo. 13 de fevereiro de 1991. p. 10. Consultado em 19 de agosto de 2019. Arquivado do original em 19 de agosto de 2019 
  26. «Os vencedores do Estandarte de Ouro 1993». O Globo. 24 de fevereiro de 1993. p. 11. Consultado em 21 de agosto de 2019. Arquivado do original em 21 de agosto de 2019 
  27. «Tijuca empolga e leva mais um prêmio: Agremiação ganha, pela terceira vez, Estandarte de melhor escola». O Globo. 6 de fevereiro de 2008. p. 18. Consultado em 30 de outubro de 2019. Arquivado do original em 30 de outubro de 2019 
  28. a b «As cores fortes da África dão a vitória à Vila; Criador do Sambódromo, Niemeyer leva prêmio especial dos jurados». O Globo. 22 de fevereiro de 2012. p. 14. Consultado em 14 de novembro de 2019. Arquivado do original em 14 de novembro de 2019 
  29. «Estandarte de Ouro 2015». Site do Jornal O Globo. Consultado em 26 de março de 2017. Cópia arquivada em 4 de março de 2016 
  30. «Mangueira é bicampeã do Estandarte de Ouro». O Globo. Consultado em 26 de março de 2017. Cópia arquivada em 22 de maio de 2023 
  31. «Unidos da Tijuca faz a festa no prêmio Estrela do Carnaval 2011». Site Carnavalesco. 30 de abril de 2011. Consultado em 11 de setembro de 2017. Cópia arquivada em 11 de setembro de 2017 
  32. «Estrela do Carnaval 2011». Site Academia do Samba. Consultado em 11 de setembro de 2017. Cópia arquivada em 11 de março de 2016 
  33. a b c «Estrela do Carnaval 2015». Site Carnavalesco. Consultado em 11 de setembro de 2017. Cópia arquivada em 8 de dezembro de 2015 
  34. Figueiredo, Rodney (10 de julho de 2015). «Confira os ganhadores da 6ª edição do Troféu Gato de Prata». Site Carnaval Carioca. Consultado em 22 de setembro de 2017. Cópia arquivada em 3 de março de 2016 
  35. a b «Prêmio Plumas e Paetês 2015». Site Carnavalesco. Consultado em 21 de setembro de 2017. Cópia arquivada em 1 de abril de 2016 
  36. «Prêmio 100% Carnaval 2020 – Grupo Especial». 100% Carnaval. Consultado em 25 de abril de 2023. Arquivado do original em 25 de abril de 2023 
  37. «Prêmio SRzd 2015: São Clemente vence como melhor escola». site SRzd. 17 de fevereiro de 2015. Consultado em 15 de setembro de 2017. Cópia arquivada em 17 de abril de 2015 
  38. Dias, Léo (15 de fevereiro de 2013). «Veja Rio premia hoje os grandes nomes do Carnaval». O Dia. Consultado em 22 de setembro de 2017. Cópia arquivada em 19 de março de 2016 
  39. «Premio VEJA Rio de Carnaval 2013 elege melhores da Sapucaí». Site Aberje. Consultado em 22 de setembro de 2017. Arquivado do original em 18 de abril de 2016 
  40. «Prêmio S@mba-Net 2012». Site Sambanet. Consultado em 21 de setembro de 2017. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  41. «Prêmio S@mba-Net 2015». Site Sambanet. Consultado em 21 de setembro de 2017. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  42. «Tamborim de Ouro 2006». Site Academia do Samba. Consultado em 22 de abril de 2017. Cópia arquivada em 9 de novembro de 2013 
  43. «Troféu Sambista 2017». Site Carnaval Carioca. Consultado em 22 de setembro de 2017. Cópia arquivada em 22 de setembro de 2017 
  44. Maciel, Marco (19 de fevereiro de 2010). «Troféu Sambario 2010». Sambario. Consultado em 8 de setembro de 2021. Cópia arquivada em 18 de março de 2015 
  45. «Troféu Sambario 2012». Sambario. Consultado em 8 de setembro de 2021. Cópia arquivada em 18 de março de 2015 
  46. «Troféu Tupi Carnaval Total 2013». Super Rádio Tupi. Consultado em 17 de novembro de 2015. Arquivado do original em 17 de novembro de 2015 
  47. «Troféu Tupi 2015». Site da Super Rádio Tupi. Consultado em 17 de novembro de 2015. Arquivado do original em 17 de novembro de 2015