Roger Fry – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para o livro de Virginia Woolf, veja Roger Fry (livro).
Roger Fry
Roger Fry
Autorretrato, de 1928
Conhecido(a) por Membro do Grupo de Bloomsbury
Nascimento 14 de dezembro de 1866
Londres, Inglaterra
Morte 9 de setembro de 1934 (67 anos)
Londres, Inglaterra
Nacionalidade inglês
Ocupação Artista e crítico de arte

Roger Eliot Fry (Londres, 14 de dezembro de 18669 de setembro de 1934) foi um pintor e crítico de arte inglês.

Nasceu em uma rica família Quaker e educou-se no Clifton College antes de ingressar na Universidade de Cambridge. Ali se especializou no estudo dos artistas antigos, ao mesmo tempo em que praticava pintura. A despeito de ter estabelecido sólida reputação na crítica dos mestres antigos, passou a se interessar pelas vanguardas da pintura francesa, para a qual cunhou o termo Pós-impressionismo. Seu trabalho de crítica foi considerado o mais influente desde John Ruskin.

Casou-se em 1896 com Helen Coombe e com ela teve dois filhos, Pamela e Julian. Com a doença mental de sua esposa, que o obrigou a interná-la em um sanatório, onde ficaria toda a vida, Fry iniciou relacionamentos breves com Vanessa Bell, Nina Hamnett e Josette Coatmellec, para depois ligar-se permanentemente a Helen Anrep. Foi amigo de Virginia Woolf, que mais escreveu sua biografia, e um importante membro do Grupo de Bloomsbury

Foi professor de história da arte no University College de Londres e na Universidade de Cambridge, e curador de pintura do Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque, além de ter fundado o Omega Workshops, um atelier de design, onde trabalhou com Vanessa Bell e Duncan Grant.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Roger Fry», especificamente desta versão.
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.