Rodolfo Garcia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Rodolfo Garcia
Nome completo Rodolfo Augusto de Amorim Garcia
Nascimento 25 de maio de 1873
Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte
Morte 14 de novembro de 1949 (76 anos)
Rio de Janeiro, Distrito Federal
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Historiador

Rodolfo Augusto de Amorim Garcia (Ceará-Mirim, 25 de maio de 1873Rio de Janeiro, 14 de novembro de 1949) foi um historiador e intelectual brasileiro, filho de Augusto Carlos de Amorim Garcia e de Maria Augusta de Amorim Garcia.

Bacharel em direito, pela Faculdade de Direito de Recife, dedicou-se ao ensino de história, geografia, francês e português ainda nessa cidade. Radicando-se no Rio de Janeiro em 1910 tornou-se amigo e discípulo de Capistrano de Abreu, tendo sido responsável pela atualização e notas da História Geral do Brasil de Francisco Adolfo de Varnhagen, dedicando-se também a estudos linguísticos, como o Dicionário de brasileirismos, Nomes das aves em língua tupi, Glossário das palavras e frases da língua tupi; antropológicos, como Catecismo da doutrina cristã na língua brasílica da nação kariri; e geográficos, como Nomes geográficos peculiares ao Brasil e Bibliografia de geografia do Brasil. Também escreveu notas para a publicação de 1930 do livro "Diálogos das grandezas do Brasil" [1], obra escrita por volta do início do século XVII.

Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Academia Brasileira de Letras, eleito em 2 de agosto de 1934 e empossado em 13 de abril de 1935. Diretor do Museu Histórico Nacional e da Biblioteca Nacional.

Referências

  1. MONTEIRO, Clóvis - Esboços de história literária - Livraria Acadêmica - 1961 - Rio de Janeiro - pg. 83
Bibliografia
  • RODRIGUES, José Honório. História e historiografia. Petrópolis : Editora Vozes, 1970, pp. 155–162.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Rocha Pombo
ABL - quarto acadêmico da cadeira 39
1935 — 1949
Sucedido por
Elmano Cardim


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.