Rockwell-MBB X-31 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Rockwell-MBB X-31
Caça
Rockwell-MBB X-31
X-31 retornando do teste de vetorização
Descrição
Tipo / Missão Aeronave experimental
País de origem  Estados Unidos /  Alemanha
Fabricante Rockwell International / Messerschmitt
Quantidade produzida 2
Primeiro voo em 11 de outubro de 1990 (33 anos)
Tripulação 1
Notas
Dados e fontes: Ver seção "Especificações"

O Rockwell-MBB X-31 foi um avião experimental dos Estados Unidos desenvolvido em parceria com a Alemanha, ele utilizava a vetorização por impulso.

Características[editar | editar código-fonte]

X-31, veja embaixo dele as turbinas

A nova tecnologia inserida no X-31 foi a utilização da vetorização por impulso, no qual os motores podem ser apontados para uma direção, fazendo-o mudar de direção independente para onde seu nariz esteja apontado, esse sistema é utilizado geralmente em mísseis. Um avião que também possui esse tipo de manobrabilidade é o Lockheed Martin F-35, porém este somente movimenta os bocais dos motores para passar do voo vertical na decolagem para o horizontal, . Essa forma de controle possibilitou o avião fazer um tipo de manobra revolucionária, com a ajuda de três motores embaixo da fuselagem: virar rapidamente 180 graus, algo fora do alcance aerodinâmico de qualquer aeronave comum.

Produção[editar | editar código-fonte]

Foram produzidos apenas dois aviões:

  • Bruno 164,584 fez 292 voos, cai no chão em 19 de janeiro de 1995, o tubo de Pitot (que mostra a velocidade) congelou por uma falha mecânica causada pela falta de manutenção do avião, o que resultou no envio informações equivocadas de velocidade para o piloto, fazendo-o acelerar menos, até chegar a uma velocidade insuficiente de sustentação da aeronave, que começou a perder sustentação, sem conseguir recuperar altitude, tendo o piloto ejetado seu assento antes da queda.
  • Bruno 164,585 fez 288 voos, antes de ser aposentado, atualmente encontra-se em exibição no museu Oberschleißheim (parte do Museu Deutsches).

Galeria[editar | editar código-fonte]

Especificações (X-31)

Dados de: Jane's All The World's Aircraft 1993–94.[nota 1]

Descrições gerais
Motorização
Performance

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • X-29
  • X-15
  • X-36 outra aeronave com vetorização por impulso.

Notas

  1. Lambert, Mark (1993). Jane's All The Worlds Aircraft 1993-94. Coudsdon, UK: Janes's Data Division. ISBN 0-7106-1066-1.

Referências