Robert William Fisher – Wikipédia, a enciclopédia livre

Robert William Fisher
Robert William Fisher
Nascimento 13 de abril de 1961
Nova Iorque
Cidadania Estados Unidos
Estatura 183 cm
Cônjuge † Mary Fisher 1987–2001 (sua morte)
Filho(a)(s) † Brittney Fisher
† Robert William Fisher Jr.
Alma mater
  • Sahuaro High School
Ocupação instrumentador cirúrgico, fugitivo, militar
Religião Igreja Batista

Robert William Fisher (Brooklyn, Nova Iorque, 13 de abril de 1961) é um assassino em fuga dos Estados Unidos. Encontra-se desde 2002 na lista dos 10 foragidos mais procurados pelo FBI. É acusado de voo ilegal para evitar processos, assassinatos de primeiro grau e incêndio ilegal.

Seus pais se divorciaram em 1976, quando Fisher tinha 15 anos. Segundo amigos e familiares, o divórcio foi muito turbulento e perturbador, deixando efeitos duradouros no jovem Fisher. Ele teria discutido o assunto com seus colegas de trabalho no Mayo Clinic Hospital e uma vez confessou a um associado que sua vida teria sido diferente se sua mãe não tivesse abandonado a família.

Fisher tem cicatrizes cirúrgicas na parte inferior de suas costas. Fisher encontra-se fisicamente apto e é um ávido pintor de outdoors, caçador e pescador. Ele tem uma coroa dentária de ouro perceptível no primeiro dente pré-molar. Ele pode andar com uma postura exageradamente ereta, além de ter o peito empurrado para fora, devido a uma lesão na lombar. Fisher é conhecido por mastigar tabaco intensamente. Ele tem ligações com criminosos do Novo México e da Flórida. Acredita-se que Fisher tem em sua posse várias armas, incluindo um fuzil de grosso calibre.

É procurado por acusações de ter matado a mulher e dois filhos pequenos e depois incendiado a casa em que moravam em Scottsdale, Arizona, em abril de 2001. Fisher deu um tiro na cabeça de sua esposa e logo em seguida cortou a garganta de seus dois filhos com uma faca.

Logo após os assassinatos, Fisher então incendiou a casa, tomada por um gás que ele havia liberado horas antes no recinto. Os bombeiros que chegaram então a residência presenciaram labaredas de fogo de até seis metros de altura; todos os corpos estavam no quarto onde ele dormia com sua esposa, carbonizados.[1]

O último sinal de vida de Fisher foi em 20 de abril de 2001, quando as autoridades encontraram seu carro e o cachorro da família.

Em abril de 2016, funcionários do FBI e a polícia de Scottsdale divulgaram novas fotos de Fisher, com uma idade maior, durante uma conferência de imprensa no décimo quinto aniversário dos assassinatos[2] que até hoje seguem sendo um mistério sobre o paradeiro de Fisher.

Em 3 de novembro de 2021, Fisher foi removido da lista dos 10 mais procurados do FBI. Ele foi substituído por Yulan Adonay Archaga Carias, o suposto líder do MS-13 em Honduras, e a 526ª adição à lista dos dez principais.[3][4][5]

Referências

  1. https://web.archive.org/web/20100411084825/http://www.fbi.gov/pressrel/pressrel02/fisher.htm
  2. https://ktar.com/story/1006656/fbi-to-show-new-images-of-arizona-most-wanted-fugitive-robert-william-fisher/
  3. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome AZREP1132021
  4. «Yulan Adonay Archaga Carias». fbi.gov. Federal Bureau of Investigation, US Department of Justice. Consultado em 3 de novembro de 2021 
  5. «Leader of MS-13 in Honduras Added to the FBI's List of Ten Most Wanted Fugitives». fbi.gov. Federal Bureau of Investigation, US Department of Justice. Consultado em 3 de novembro de 2021