Robert Gerwig – Wikipédia, a enciclopédia livre

Robert Gerwig
Robert Gerwig
Nascimento 2 de maio de 1820
Karlsruhe
Morte 6 de dezembro de 1885 (65 anos)
Karlsruhe
Nacionalidade Alemanha Alemão
Ocupação Engenheiro civil, político

Robert Gerwig (Karlsruhe, 2 de maio de 1820 — Karlsruhe, 6 de dezembro de 1885) foi um engenheiro civil e político alemão do estado de Baden.

Vida[editar | editar código-fonte]

Após estudar na Großherzogliche Polytechnische Schule Karlsruhe trabalhou inicialmente na construção de estradas. Projetou estradas em locais difíceis, como por exemplo de Gütenbach para Furtwangen ou de Vöhrenbach para Unterkirnach. Em 1850 fundou a primeira escola de fabricação de relógios da Alemanha, em Furtwangen. Em 1852 começou a reunir uma coleção de relógios,[1] da qual resultou o Deutsches Uhrenmuseum. Foi diretor da escola até 1857.

Depois envolveu-se principalmente com a construção de ferrovias. Foram construídos de acordo com seus projetos a Badische Hauptbahn no trecho Waldshut-Schaffhausen-Singen-Constança, o trecho Waldshut–Coblença (Suíça), a Schwarzwaldbahn (OffenburgHausach-Singen), a Höllentalbahn (Freiburg im BreisgauNeustadt) e a rampa norte da Linha do Gotardo. Sua especialidade foi evitar grandes inclinações construindo grandes laços e túneis.

Gerwig foi deputado do Partido Nacional Liberal na Badische Ständeversammlung (parlamento do Grão-ducado de Baden) e depois no Reichstag, onde auxiliou na construção do Palácio do Reichstag em Berlim. Gerwig foi eleito para o Reichstag a primeira vez em 5 de novembro de 1875 em uma eleição substitutiva, e sendo reeleito nas eleições de 1877, 1878 e 1881, foi deputado até 1884. Representou como deputado o distrito eleitoral Baden 2 (Donaueschingen - Villingen).[2]

Robert Gerwig morreu em 6 de dezembro de 1885 em Karlsruhe, vitimado por um derrame cerebral.[3]

Obras[editar | editar código-fonte]

Viaduto sobre a Ravennaschlucht, ca. 1900

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Deutsches Uhrenmuseum» (em alemão) 
  2. Specht, Fritz / Schwabe, Paul: Die Reichstagswahlen von 1867 bis 1903. Eine Statistik der Reichstagswahlen nebst den Programmen der Parteien und einem Verzeichnis der gewählten Abgeordneten. 2. Aufl. Berlim: Verlag Carl Heymann, 1904, p. 250
  3. schwarzwaldmuseum.com: Schwarzwaldbahn Musical, Zugriff am 16. Dezember 2010

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Robert Gerwig
Ícone de esboço Este artigo sobre engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.