Robert Cailliau – Wikipédia, a enciclopédia livre

Robert Cailliau
Robert Cailliau
Nascimento 26 de janeiro de 1947 (77 anos)
Tongeren
Nacionalidade Bélgica Belga
Alma mater Universidade de Ghent, Universidade de Michigan
Prêmios Internet Hall of Fame (2012)
Instituições CERN
Campo(s) Ciência da computação
Notas «Página pessoal» (em inglês) 

Robert Cailliau (Tongeren, 26 de janeiro de 1947) é um informático belga. Foi um dos pesquisadores do CERN que desenvolveu o conceito da World Wide Web, juntamente com Tim Berners-Lee.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Logo histórico desenvolvido por Robert Cailliau

Robert Cailliau nasceu na Bélgica. Graduou-se na Universidade de Ghent em 1969, como engenheiro, e depois estudou computação na Universidade de Michigan, em 1971.

Começou a trabalhar no CERN em fins de 1974. Tornou-se líder do grupo de sistemas de computação em 1987. Em 1989, ele e Berners-Lee propuseram, independentemente, sistemas de hipertexto para acesso à documentação do CERN, que depois se tornou uma proposta conjunta em 1990. Esta proposta se tornou a WWW.

Como resultado de seu trabalho com o jurídico do CERN, a tecnologia foi colocada em domínio público em 30 de abril de 1993. Em 1994 começou a desenvolver um projeto com a Comissão Europeia para introduzir a web como um recurso para a educação. Após ajudar a transferir o desenvolvimento da web para o W3C, devotou seu tempo para divulgação da WWW e do CERN, se aposentando em 2007.

Em entrevista (2007), Cailliau declarou: "Há muitos aspectos <da WWW> sobre os quais estou contente: a Wikipedia, os blogs, os círculos de pessoas que têm coisas raras a compartilhar".[1]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • How the Web Was Born: The Story of the World Wide Web (Como a Web Nasceu: A História da Rede Mundial de Computadores), James Gillies, Robert Cailliau (Oxford Paperbacks, 2000) ISBN 0-19-286207-3

Referências

  1. Entrevista ao jornalista Andrei Neto, O Estado de S. Paulo, pg B34, 29 de setembro de 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.