Riviera Italiana – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ligúria e a Riviera Italiana
Vernazza, Cinque Terre
O porto de Portofino
La Riviera italienne, poster de viagens da ENIT, ca. 1920.

A Riviera Italiana, ou Riviera Lígure em italiano: Riviera ligure é uma estreita faixa costeira que se estende entre o mar Lígure e a cadeia montanhosa formada pelos Alpes Marítimos e os Apeninos. Longitudinalmente estende-se desde a fronteira França-Itália e a Riviera Francesa (ou Côte d'Azur), perto de Ventimiglia (antigo posto postal) até ao cabo Corvo (também conhecido como Punta Bianca) que marca o extremo oriental do golfo de La Spezia e está perto da fronteira com a Toscana. A Riviera Italiana inclui quase toda a costa da Ligúria. (Historicamente estendia-se mais para oeste, através do que é hoje território francês, até ao Mónaco.)

A Riviera Italiana compreende território das quatro províncias da Ligúria — Savona, Imperia, Génova e La Spezia, com um comprimento total de cerca de 330 km.

Há uma indicação geográfica com denominação de origem protegida para os azeites extra virgens produzidos nesta costa que se chama "Riviera Ligure".

Descrição[editar | editar código-fonte]

O centro da Riviera é Génova, o porto mais importante do Mediterrâneo, que a divide em duas secções principais: a Riviera de Poente (Riviera di Ponente), que se estende até oeste desde Génova-Voltri até à fronteira francesa e o Principado do Mónaco; e a Riviera de Levante (Riviera di Levante), a leste de Génova-Voltrie até Capo Corvo, com os portos de Savona-Vado e La Spezia.

É famosa pelo seu clima particularmente suave e pelo seu calmo estilo de vida que, juntamente com o encanto dos velhos portos pesqueiros e a beleza da paisagem, a convertem em popular destino de turistas desde a época de Lord Byron e Shelley.

Muitas aldeias e cidades da região são conhecidas internacionalmente, como Portofino, Bordighera, Lerici e as Cinque Terre..

A parte da Riviera de Poente centrada em Savona chama-se Riviera das Palmas (Riviera delle Palme); a parte centrada em Sanremo é a Riviera das Flores (Riviera dei Fiori), em reconhecimento de uma crescente indústria de longa tradição relacionada com as flores.

Alguns lugares na Riviera Italiana ou muito próximos são:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Italian Riviera».

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Italian Riviera