Rioja (cidade da Argentina) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Rioja
Nome oficial
(es) La Rioja
Nome local
(es) La Rioja
Geografia
País
Província
Departamento
Capital de
Área
13,64 km2
Altitude
498 m
Coordenadas
Demografia
População
180 995 hab. ()
Densidade
13 271,4 hab./km2 ()
Gentílico
riojano
Funcionamento
Geminações
História
Fundação
Identificadores
Código postal
F5300
TGN
Prefixo telefônico
3804
Website
Mapa

Rioja ou La Rioja (em castelhano: La Rioja) é uma cidade da Argentina e capital da província de Rioja. Está localizada na porção centro-oriental da província, no departamento capital. É servida pelo aeroporto Capitão Vicente Almandos Amonacide (cód. IRJ), com voos semanais para Buenos Aires.

Rua do centro da cidade

O clima de La Rioja possui característica continental. Os invernos são amenos (para os padrões argentinos) e secos, com temperatura média ao redor dos 10°C. Os verões são chuvosos e quentes, com temperatura média na casa dos 28°C, podendo atingir os 40°C, sendo assim um dos lugares mais quentes da Argentina.

A Capital La Rioja, esta no meio do deserto, ainda sim com um lago represado em seu território. A temperatura oscila muito, no inverno existem temperaturas que chegam a -3°C. Mais recentemente, no ano de 2010 chegou a nevar nesta cidade. Em contrapartida o clima frio somente existe no inverno, no verão, e em todas as outras estações, não é possível encontrar temperaturas menores que 15°C na madrugada. Os dias do verão são castigados com temperaturas a cerca de 48°C nos dias mais quentes. No ano de 2012, houve registro de 52°C com sensação térmica de 54°.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]