Rio Köprüçay – Wikipédia, a enciclopédia livre

O vale do Eurimedonte próximo à Selge, onde é cruzado por uma ponte romana praticamente intacta.

O rio Köprüçay, antigo Eurimedonte (em grego antigo: Εὐρυμέδων) é um rio situado na província de Antalya, na Turquia, que deságua no mar Mediterrâneo.

Em sua foz, durante a década de 460 a.C. (a data de fato é muito contestada), o general ateniense Címon, da Liga de Delos, derrotou uma grande frota de navios e soldados persas que se deslocavam para oeste (na chamada Batalha do Eurimedonte). As batalhas terrestre e marítima duraram um dia, e em seu decorrer Címon capturou ou destruiu uma fronta inteira de 200 trirremes fenícios.

Em 190 a.C. uma frota romana liderada por Lúcio Emílio Regilo derrotou a frota selêucida de Antíoco III, o Grande, liderada por Aníbal, próximo ao rio.

Estrabão registrou a existência de um lago, que ele deu o nome de Caprias, próximo à foz do rio, numa área que atualmente é ocupada por um pântano de água salgada. A ponte do Eurimedonte, que data do período seljúcida, foi construída sobre os alicerces de uma antiga ponte romana, e cruza o rio pouco a jusante da cidade de Aspendos.[1] Num troço a montante, próximo da antiga cidade de Selge, existe outra ponte romana que cruza o Eurimedonte, numa zona que atualmente faz parte do Parque Nacional de Köprülü Kanyon. O nome do rio em turco deve-se a essas pontes, já que Köprüçay significa "rio ou ribeira da ponte".

Referências

  1. Stierlin, Anne e Stierlin, Henri. Turkey, from the Selçuks to the Ottomans. Taschen, 1998. ISBN 3822877670, 9783822877678. p. 57.
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.