Rio Bièvre – Wikipédia, a enciclopédia livre

O Bièvre é um rio que tem origem em Guyancourt e que flui para o coletor principal dos esgotos de Paris.

O Bièvre uma vez fluía para o Sena em Paris (ao nível da Gare d'Austerlitz) depois de um percurso de 35 km nos departamentos de Yvelines, Essonne, Altos do Sena, Vale do Marne e Paris.

O Bièvre, que foi o segundo rio parisiense e corria através do 13.º e do 5.º arrondissements, é totalmente coberto, em Paris desde 1912, no subúrbio de Antony a Gentilly desde o início da década de 1950, com a exceção de curtas seções recentemente entregues no dia. Seu curso a montante da fonte para a Reserva natural regional da bassin de la Bièvre em Antony é, na maior parte, ao ar livre.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Este curso de água tira talvez seu nome do latim biber, designando o castor, desaparecido no século XIII neste setor, mas beber também significa: de cor marrom, como suas águas. Em 1787, a denominação deste rio era "ruisseau des Gobelins" (ribeirão dos Goblins). Os goblins eram criaturas lendárias, antropomórficas et e de pequeno tamanho, vindas do folclore medieval europeu. O Bièvre é indicado sob este nome no mapa do Plano de Intendência de Guyancourt[1]. No entanto, ao invés desses seres lendários, o rio deve seu apelido a Jean Gobelin, um flamengo que se estabeleceu nas margens do Bièvre em 1443 e foi o primeiro de uma longa dinastia de tintureiros na origem do bairro da Manufacture des Gobelins[2][3].

Geografia[editar | editar código-fonte]

Com 34,6 km de comprimento[4], o rio Bièvre tem origem em Guyancourt a 150 m de altitude. Ele se junta ao Rio Sena em Paris no limite do 5.º e do 13.º arrondissements, a 37 m de altitude.

Território[editar | editar código-fonte]

A navegação através de cinco departamentos (Paris, Yvelines, Essonne, Altos do Sena e Vale do Marne), o Bièvre passa — de montante a jusante — dezoito comunas seguintes: Guyancourt (fonte), Buc, Les Loges-en-Josas, Jouy-en-Josas, Bièvres, Igny, Verrières-le-Buisson, Massy, Antony, Fresnes, L'Haÿ-les-Roses, Cachan, Arcueil, Gentilly, 14.º, 5.º e 13.º (confluência).

O Bièvre cruza o seu vale em vários planaltos.

  • Em sua origem, o planalto de Trappes a uma altitude de 165 metros ao redor da lagoa de St-Quentin,
  • O alto vale, a uma profundidade de 80 metros uma largura de um quilômetro é ladeado por encostas com declividade de 15% a 25% entre o planalto de Villacoublay ao norte a 170 metros e o planalto de Saclay ao sul a 155 metros.
  • Seu curso a jusante no subúrbio é margeado a leste pelo planalto de Rungis a uma altitude de cerca de 95 metros, com um relevo menos marcado.

68 % do território do Bièvre está em área urbana, das quais 54% construídos. As áreas rurais menos representado (32 %) se situam na sua parte jusante. A proporção de áreas urbanas abertas e áreas rurais diminui, particularmente aqueles das terras agrícolas. Essa evolução aumenta a contribuição das águas de escoamento e das poluições[5].

História[editar | editar código-fonte]

Curso do rio Sena e do rio Bièvre no neolítico

No Neolítico, o curso de Bièvre, em Paris, entre a ponte d'Austerlitz e a ponte de l'Alma, o Sena atual. Neste momento, o rio Sena, formando um arco de um círculo para o norte, nas proximidades da atual Gare de Lyon e de la Bastille e a poucos passos da ponte da Alma seguindo a linha dos grands boulevards, da avenue Matignon e da avenida Montaigne. Durante a enchente, o rio Sena teria captado o antigo curso do rio Bièvre da Ponte d'Austerlitz para a Pont de l'Alma. Os dois rios têm varrido o lodo que a divisão entre as atuais estações de Lyon e de Austerlitz, e o braço do Sena, a leste do atual bairro do Marais, foi gradualmente preenchido. A confluência atual do Bièvre e o rio Sena foi formada a leste da montagne Sainte-Geneviève em um pântano, no delta entre os 2 braços do rio Bièvre, levando para o local das pontes atuais do Arcebispado e de Austerlitz. Depois de divagada, a confluência seria estabelecida a montante da ponte de Austerlitz[6].

O Bièvre ao lado de Saint-Médard em 1550 (Plan de Truschet et Hoyau).

No século XII, vindo de Saint-Médard, o Bièvre atravessava o Faubourg Saint-Marcel e as terras da Abadia de Sainte-Geneviève, acabando no meio do marisma (entre a rue Poliveau e a rue Buffon atuais) e se juntava no Sena ao nível da Pont d'Austerlitz.

O arco que permitia ao rio de atravessar o Muro de Filipe Augusto

Em 1356, Etienne Marcel cavou uma fossa ao longo do Muro de Filipe Augusto até o Sena que foi duplicado alguns anos mais tarde por uma segunda fossa maior no contexto das obras ordenadas por Carlos V para as fortificações de Paris. Estas fossas absorviam a água do canal des Victorins intra muros, os religiosos foram autorizados a construir um novo canal paralelo a estes até a proximidade da porte Saint-Bernard. Seu curso era situado a leste da rue des Fossés-Saint-Bernard, a embocadura onde foi instalado o moulin d'Aletz na proximidade da porte Saint-Bernard, atualmente no local do Instituto do mundo árabe.

No final do século XIV, o Bièvre tinha cerca de 3 confluentes, a saída primitiva do local da atual Gare d'Austerlitz que não foi completamente seca, o intra muros perto de rue de Bièvre que não estava mais alimentado e o perto da porte Saint-Bernard[7]

Curso do rio Bièvre em 1790.
A parte traseira da Manufacture des Gobelins no Bièvre (1823)

A canalização não melhorou muito a situação, os estabelecimentos ribeirinhos continuavam a despejar seus resíduos se juntando às águas residuais das ruas vizinhas. Em seu Grand Dictionnaire universel du XIXe siècle, Pierre Larousse indica: "O Bievre penetra em Paris entre as portes d'Italie e Gentilly através de vários braços, que são apenas riachos infectos, os faubourgs Saint-Marcel e Saint-Victor, e termina na forma de um esgoto coberto no quai quai de l'Hôpital. Este rio alimenta muitos curtumes, lavanderias, tinturarias e, entre outros, a famosa Manufacture des Gobelins. Embora a largura do Bièvre não exceda 3 m, este rio foi formidável por suas inundações." Haussmann e Belgrand constatavam já em 1860 que a única solução possível era a supressão do Bièvre ao ar livre. As obras de cobertura duraram cerca de cinquenta anos, com muitas oposições e necessitando de custosas expropriações. As últimas partes ainda ao ar livre em Paris intra-muros, Croulebarde, Glacière e Valence sob as ruas homônimas foram cobertas em 1912. A maioria das partes suprimidas foram enterradas.

A topografia de uma parte dos 5o e 13o arrondissements de Paris tem sido totalmente virada de cabeça para baixo por um grande canteiro de obras de enchimento do vale do boulevard Blanqui e mais ao norte e até o sul da cidade da place de Rungis na porte des Peupliers. Assim, a rue de Tolbiac aberta de 1863 a 1892 foi originalmente estabelecida em um barranco com vista para os bairros vizinhos e a igreja de Sainte-Anne de la Butte-aux-Cailles foi construída a 18 metros acima do nível original[8]. É portanto difícil de seguir hoje o mesmo vale em Paris.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Le Neveu de l'abbé Morel, Roman de la Toile de Jouy - L'Harmattan ISBN 2-7475-5116-4
  • [S.l.: s.n.] 2002. ISBN 2-84096-238-1. sur les traces de la Bièvre parisienne  Em falta ou vazio |título= (ajuda)Em falta ou vazio |título= (ajuda)

Obra usada como fonte para a redação do artigo

  • Atlas du Paris souterrain, Alain Clément, Gilles Thomas; 2002
  • La Bièvre de Patrick Fournier, Claire Gauge e Élisabeth Grech, éd. Alan Sutton:
  • [S.l.: s.n.] 2003. ISBN 2 84253 858 7. la Haute Vallée  Em falta ou vazio |título= (ajuda)Obra usada como fonte para a redação do artigo
  • [S.l.: s.n.] 2003. ISBN 2 84253 946 X. la Bièvre en banlieue  Em falta ou vazio |título= (ajuda)Obra usada como fonte para a redação do artigo
  • Une rivière dans Paris, 2004, ISBN 2-84910-129-X
  • Mapas geológicos IGC (Inspection générale des carrières), do Sudeste Parisiense
  • La rivière des Gobelins, Annie Cohen, éditions Verdier, 2001

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Plan d'Intendance : ruisseau des Gobelins.». Consultado em 8 de dezembro de 2018. Arquivado do original em 20 de abril de 2008 
  2. Sur les traces de la Bièvre parisienne, p. 36.
  3. https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k96481911/f205.item.r=Gilles%20Gobelin.zoom
  4. Sandre. «Info/Rio - La Bièvre (F70-0400)». Consultado em 2 de junho de 2016 , consultado em 2 de junho de 2016
  5. «Paysage et occupations des sols». www.smbvb.f. 5 de abril de 2018. Consultado em 5 de abril de 2018 
  6. Renaud Gagneux, Jean Anckaert, Sur les traces de la Bièvre parisienne, livre, p. 11
  7. Sur les traces de la Bièvre parisienne, p. 20.
  8. Sur les traces de la Bièvre parisienne, p. 65 à 66.