Richard C. Tolman – Wikipédia, a enciclopédia livre

Richard Chace Tolman
Richard C. Tolman
Richard C. Tolman e Albert Einstein em frente a um quadro-negro no Instituto de Tecnologia da Califórnia, 1932.
Nascimento 4 de março de 1881
West Newton
Morte 5 de setembro de 1948 (67 anos)
Pasadena
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Prêmios Gibbs Lecture (1932)
Instituições Instituto de Tecnologia da Califórnia
Campo(s) Física matemática

Richard Chace Tolman (West Newton, 4 de março de 1881Pasadena, 5 de setembro de 1948) foi um físico-matemático e físico-químico americano. Foi uma autoridade em mecânica estatística e fez contribuições fundamentais ao recente desenvolvimento da cosmologia, incluindo a teoria do universo oscilante. Foi professor de físico-química e física matemática no Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Em sua honra, a seção do sul da California da Sociedade Química estadunidense entrega cada ano, desde 1960, a Medalha Tolman como reconhecimento a excepcionais contribuições no âmbito da química.

Trabalhos de destaque[editar | editar código-fonte]

Tolman realizou em 1916, um experimento denominado “The Electromotive Force Produced by the Acceleration of Metals”, publicado na The Physical Review, Second Series, August, 1916 Vol. VIII., No. 2.[1][2] Se experimento pode ser descrito da seguinte maneira, de acordo com Tolman: a passagem de uma corrente elétrica através de um metal consiste no progressivo movimento de elétrons livres contidos no corpo do metal. Se isto é verdade, se pode esperar um número de efeitos, devido à massa destes elétrons, como exemplo de tais efeitos, se poderia esperar que a parte traseira de um corpo metálico acelerado se faça mais negativa devido aos elétrons que se acumulam devido a esta aceleração e este efeito se deve apresentar em um disco metálico que gire e pela força centrífuga a periferia do disco se faça mais negativa. Este trabalho teve um antecedente nos experimentos de Colley em 1882 utilizando um eletrólito. De acordo a estes resultados se poderia perguntar ao leitor se fosse realizado o experimento na forma inversa, quer dizer, se fosse aplicado um pulso de energia elétrica ao corpo metálico se observariam efeitos devido à massa dos elétrons, traduzidos como uma força no corpo metálico.

Referências

Fontes[editar | editar código-fonte]
  • Tolman, Richard C., The Principles of Statistical Mechanics, New York: Dover, 1979, orig, 1938, ISBN 0-486-63896-0
  • Tolman, Richard C., Relativity, Thermodynamics and Cosmology, Oxford: Clarendon Press, 1934

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) físico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.